[Resolvido] - Dúvida: O que fazer com tabela N:M

Galera, boa noite.

Sou novo em programação, e gostaria de um esclarecimento sobre normalização no banco de dados: Estou tentando fazer meu TCC em Java Swing, porém a parte mais complicado é o banco de dados. Me deram um conselho sobre seguir a 3FN, então estou tentando separar as coisas, veja essas imagens:

Eu tenho os atributos: Celular1, Celular2, Telefone, Email…

2

Depois removi e deixei dessa forma, agora vem a dúvida:

Como vou fazer dentro da minha aplicação para conseguir gravar nessa tabela ContatoPessoa os números de celular, email e telefone fixo?

Antes de pensar na aplicação, mostre o modelo correto com esses campos.

Você quer dizer, mostrar o modelo do meu banco?

Voce falou dos campos Celular, Email, Fixo que estariam na ContatoPessoa, mas na imagem que voce mostrou nao tem isso.

O meu amigo, desculpa.Realmente não tem, quero só saber como vou inserir na tabela ContatoPessoa, o código da pessoa e o contato.

Sua dúvida não ficou clara. Basicamente seria um INSERT passando o código do contato e o código da pessoa. Esqueceu de falar o que esta usando para a aplicação. Se for Java segue exemplo:

    INSERT INTO ContatoPessoa (CodContato, CodPessoa)
    VALUES (?, ?)

https://www.mkyong.com/jdbc/jdbc-preparestatement-example-insert-a-record/

1 curtida

Eu também não entendi muito bem, mas se sua dúvida é em relação a tabela N:N, você primeiro vai inserir o contato e depois inserir na tabela N:N para fazer o mapeamento entre o contato e a pessoa, pois dessa forma você terá os dois códigos necessários.

Entendi, queria arrumar uma forma de inserir tudo de uma vez, mais não é possivel pois não terei o valor da chave estrangeira.

Dá uma estudada em lógica de programação, antes de pular para banco de dados.

Quando falamos em criação de tabelas, existem várias regras e boas práticas que, nem sempre, são utilizadas (como na programação e no mundo, em geral).