[RESOLVIDO]Quais passos para retornar a TI?

Bom dia galera, estou pensando em retornar a area de TI, pois estou insatisfeito com meu trabalho atual.
Possuo um bacharel (C/C) e uma pos graduação(E/S) …
Devido a idade eu deveria começar por onde?
Pretendo fazer uma boa reciclagem, mais começo por onde?
Esquecer a ideia ?
outra pos?
Cursos?
???

Primeiro, faça uma avaliação. Você tem graduação, ok! Porém em que você tem habilidade de fato? Sabe criar um sistemas ou App ou montar um servidor, o que você se sente a vontade pra fazer?

Boa tarde @Andre.
Assim que terminei a faculdade fiz a Pos graduação, porem devido ter filho e uma casa para manter
fiquei com receio de largar o certo pelo duvidoso, não programo a uns dois anos, na época havia feito vários cursos na impacta e uns na caelum, sempre gostei de java, html, css, javaScript, mySql etc, porem hoje ja não sei como estão as novas ferramentas.
Fiz alguns estágios mais nunca fui efetivado por falta de experiência ou porque a grana não me ajudava, quase passei na certificação java 6.
Sendo honesto com você não me sinto seguro em fazer nenhuma das suas opções hoje…
Não sei se seria capaz…

Alias @andrebmarinho estou pensando em rever alguns livros sobre desenvolvimento como java, jsp, front-end, back-end, php, mysql,etc…
Ate mesmo como vc citou criar um sistema, um site, etc…
Voce acha interessante eu fazer uns cursos para me atualizar?
Ficarei muito grato pela ajuda mesmo.

Se vc já tem a experiência cursos num primeiro momento não interessam, o que vc precisa é “tirar a poeira” por assim dizer.

Pegue e crie um projeto pessoal, como se fosse para um cliente, não aceite resultados meia boca! Crie tudo, modelagem, documentação, etc, etc.

Algo como, sei lá, um sistema para caixas de loja, mas completo mesmo, painel administrativo, relatórios, níveis de acesso (opcional mais eu iria de um sistema web), ai crie um site como se fosse para está mesma loja, o mesmo de antes, nada de meia boca (um e-commerce seria show)!

Garanto que ao final estará mais preparado que muitos que estão ai no mercado, e apresentando este projeto pronto com certeza conseguirá uma vaga no mercado.

1 curtida

Boa tarde @mate , grato pela ajuda, estou pensando nisso mesmo, quero sentir o quanto estou enferrujado, estou pensando em criar um sistema, porem estou um pouco confuso pois não estou conseguindo ter um ponto de partida.
Vou relembrar a UML e fazer um sistema web e veremos o quanto estou cru…
valeu e grato pela dica…

Ponto de partida é simples, escolhe oq vai fazer, o resto da sequencia a engenharia do software já determina por vc.

Grato novamente. @mate
Darei inicio e depois te falo como vão as coisas…

Entendo o que você quer dizer, realmente a engenharia de software tem tudo, mas muitas vezes é tanta informação que acabamos nos perdendo e não conseguindo de fato colocar nada pra funcionar.

Tente colocar pra funcionar pequenos projetos, nada muito complexo (pois um sistema com muitas telas e funcionalidades é um bom começo pra você começar e se perder e nunca terminar), portanto um sistema simples e funcional, e após concluído vá pra outro sistema e aumente o grau de dificuldade de forma gradativa.

Com o tempo você vai se sentir confiante pra trabalhar como freelancer. Como ponto de partida te indico um curso do Sergio Delfino no youtube, ele vai ensinar a criar um sistema de drogaria em java web.

2 curtidas

@andrebmarinho muito obrigado pela ajuda … vou dar ênfase ao estudos e tirar as poeiras das mangas … grato pra dica do vídeo …

Apenas mais uma coisa, tenha em mente um objetivo de sistema pra construir. Para que você possa direcionar seus estudos e evitar ficar estudando a esmo.

1 curtida

Será que esta com toda razão?
Agradeço muito pela honestidade, mais sera que uma certificacao não ajudaria?
Uma boa reciclagem?
Ou sera que preciso me conformar que estou acima da idade e o melhor e me manter no meu trabalho e ficar feliz se eu conseguir um freela?
Não me interprete mal, fico feliz com a ajuda de todos, mais não pode ser que podemos ser a exceção kkkkkk

Já trabalhei em uma empresa ao qual eu participava na seleção de candidatos, vou ser bem sincero, o mercado não tem preconceito com IDADE, mas tem preconceito sim, sabe com que? Tem preconceito com incompetência.
O mercado tem um enorme preconceito com portador de diploma de curso superior, que quando confrontado com um projeto pra colocar pra funcionar pra “ontem” se enrola todo e não consegue evoluir.
Tenha você 8 ou 80 anos, mostre sua competência através de projetos, de um bom portfólio, tenho certeza que de alguma forma vai conseguir espaço no mercado.

2 curtidas

Ser satisfeito com seu trabalho atual. Imagina se estivesse sem nenhum como muitos? Aposto que ia querer esse emprego.

Isso não impede de tentar outras coisas nas horas vagas.

1 curtida

Nas horas vagas, faz um freela por diversão.

Seu problema não é dinheiro, é satisfação.

Esqueça a idade, quem vê cara não ve coração.

Se você ver que não dá sai fora.

Só não largue seu emprego por uma incerteza, não faz sentido.

Reciclar, conciliar, conciliar, conciliar…

Além disso, você vai fazer aquele extra pra passear.

Quando eu tiver um tempo, acho que vou fazer o mesmo.

Acho que é o que as pessoas chamam de o unir o útil, ao agradável.

Se decolar é outra história, dentro de uma certeza a ser construída com o tempo e experiência.

http://programador.workana.com/ub/programador-01-pt.html?locale=pt_BR&utm_source=google&utm_medium=cpc&utm_term=Freelancer%20programação&utm_content=programador-phrase&utm_device=c&utm_category=it-programming&utm_campaign=br-programador&gclid=EAIaIQobChMIr-uR8MSK1wIVFgSRCh3uegLCEAAYAiAAEgLHG_D_BwE

1 curtida

@addller bom dia, na verdade trabalho em uma empresa que está complicado a promoção, motivação e vontade de trabalhar, porque vc faz e faz e nada, então por este motivo eu gostaria de tentar coisas novas, desbravar novos horizontes até uma carreira nova, mais sem trocar o certo pelo duvidoso, uma questão de focar em algo e ir até o final …
Grato pela ajuda, estou analisando os prós e contras …
Apenas estou buscando novos desafios, tanto financeiro como na carreira mesmo…

@javaflex bom dia espero que não tenha me interpretado mal, quero dizer que estou precisando de novos horizontes, fazer algo que me de paixão teste meus conhecimentos ou que me obrigue a buscar soluções, sendo que atualmente nada disse tem acontecido.
Obrigado pela dica é ajuda, não quis desmerecer seu conselho, apenas desejo um trabalho mais interessante e quem sabe rentável…

Tem preconceito com idade, sim. Leia o artigo que saiu no EXAME com o título “O desafio de conseguir emprego em tecnologia depois dos 40”.

Entendo, mas valorize o que você tem hoje. A realidade é dura. Pode buscar seus sonhos, mas enquanto isso poderia melhorar sua remuneração tentando uma empresa melhor que busque grande experiencia no que você já trabalha. Uma coisa ajuda outra, vai ter mais $ pra investir nos seus novos objetivos. Nunca espere promoção no mercado privado, a promoção é sempre mudar para uma empresa que te pague mais, daí você sai ou fazem contra proposta. Em TI vai ser a mesma coisa.

1 curtida

Se saiu na revista deve ser verdade.

Concordo. No ambiente corporativo você só vai testar sua paciência. rs
E não existe processo criativo porque as soluções vem prontas, você só vai buscar como implementar.