Rodar Sistema de Internet Explore em Linux

Existe na intranet onde trabalho um sistema que só consigo ter acesso usando uma versão antiga de Java e no Internet Explorer.

Porém, a máquina que trabalho de verdade é Linux e não gostaria de criar uma VM do Windows (principalmente por não querer gastar uma licença para tal e aqui ter versão pirata não é uma opção), já tentei usar uma ferramenta que roda softwares exclusivos de Windows em Linux, mas sem sucesso.

Existe alguma forma de centralizar meu trabalho num Sistema Operacional só?

Bom não sei qual ferramenta vc utilizou, porém o wine (https://www.wine-staging.com/) deve poder fazer o que vc quer, se não conseguir é algum outro problema pois rodar o internet explorer ele roda.

Atente ao fato que o wine utiliza o java do linux, sendo assim atente ao jdk que tem instalado, confira com os comandos $ java -version e o $ echo $JAVA_HOME, o primeiro deve mostrar a versão e o segundo apontar para a pasta onde o jdk está instalado, caso não tenha este retorno pode ser este seu problema.

Opa, obrigado.
No caso tem como eu instalar uma versão diferente do jdk apenas no internet explorer?
Consegui abrir o IE, mas estou tendo incompatibilidade por conta do jdk.

Cara versão diferente do jdk no internet explorer sem vm não tem (pelo menos não que eu saiba), o que vc pode fazer e ter mais de um jdk instalado no linux e alternar entre eles a medida que precise.

Não sei qual linux vc utiliza porém segue um exemplo para ubuntu: http://jeveaux.com/2009/trabalhando-com-mais-de-um-jdk-no-ubuntu/

Mas basta jogas no google que tem muitos tutoriais.