Sai mais em conta ter um servidor próprio ou pagar um plano de hospedagem?

Olá. Recentemente me surgiu uma dúvida. Mas desde já digo que é só uma suposição. Eu ainda não tenho nenhuma aplicação do tamanho que eu vou citar. A minha dúvida é a seguinte:

Se eu tiver uma aplicação com um banco de dados MUITO grande. O que sai mais em conta: Eu pagar um plano de hospedagem e ter meu banco de dados lá? Ou eu ter um próprio servidor?

O tamanho do banco de dados diz pouco sobre a sua real necessidade. Se é um banco imenso (de quanto estamos falando aqui? 50TB?) mas com acessos esporádicos e baixa transmissão, então a situação é uma. Se o acesso é constante (uma base de dados da Uber, por exemplo), a situação é outra.

Talvez você esteja abordando a situação sobre uma ótica errada. Ter um servidor não é só conectar o computador na internet e tá tudo pronto. Você precisa considerar, por exemplo, a segurança (firewall, regras de acesso), disponibilidade (será 24/h, com uptime de 99,99995? ), consumo elétrico, refrigeração (dependendo do servidor), link de internet (o upload deve ser decente pra permitir ser realmente usado como servidor).

Acredito que só um link de internet esteja na faixa de uns 1000 reais/mês (não tenho números atualizados). Comece as contas por aí e veja se vale a pena.

A necessidade de um servidor próprio (ou mais de um) deve partir do negócio, não simplesmente pela busca do menor custo.

Abraço.

1 curtida

Considerando tudo que é necessário para manter a disponibilidade de servidores na nuvem para uma aplicação crítica via internet, sai mais caro a empresa manter funcionários e infraestrutura própria. Muitas vezes é necessário manter infraestrutura própria, mesmo o custo sendo maior.

É, realmente uma grande estrutura e muitos gastos. Quando eu disse um banco de dados MUITO grande, eu não digo só de tamanho, mas também de acessos. Creio eu que um banco de dados do tipo exige de mais do servidor, e um plano de hospedagem cobraria uma fortuna em um caso do tipo. Só que eu não sei o que seria melhor nesse caso, já que ter um servidor próprio também gasta uma fortuna.

Mas sabe me dizer quando é necessário ter uma infraestrutura própria? Motivos de segurança?

Pode ser um dos motivos sim, para se enquadrar numa política de segurança particular, ter sigilosidade, etc. O que exatamente você precisa atender?

Como eu já disse é uma suposição. Eu tenho sim um projeto de uma aplicação que teria um banco de dados enorme para cada usuário, e seria acessada constantemente. Porém ela não existe ainda. E eu gostaria de esclarecer esta dúvida para já ter conhecimento do que fazer.

Olá amigo, segurança física / lógica, redundância de hardware e links fortes devem ser suas prioridades, o custo benefício disso tudo será bem melhor contratando uma empresa especializada.

Abraço.

1 curtida

Pensando desse jeito, é, se eu fosse ter meu próprio servidor com certeza eu não manteria a mesma segurança e hardware de uma empresa especializada.