GUJ Discuss√Ķes ¬† : ¬† √ļltimos t√≥picos ¬† | ¬† categorias ¬† | ¬† GUJ Respostas

Salarios, Custo de Vida Curitiba

Pessoa, estou com a oportunidade de ir trabalhar em Curitiba.

Gostaria de saber algumas coisas :

1. Custo de vida da cidade.
  2. Media de Salarios. ( Desenvolvedor e Analista)
  3. Qualidade de vida.

Valeu !

Opaa.. esterei observando aqui também.
Pois já tive algumas propostas e agora to pensando em sair desta Brasília que ninguém merece.

Depende da regi√£o.
Curitiba possui uma grande área urbana, por isto, o custo de vida é variável.
De locais onde você mal consegue viver com uma renda de R$ 5 mil a locais onde você paga aluguel e mantém as contas básicas do mês com menos de R$ 1000.
Depende da empresa. Há aquelas que pagam salário de jr para sênior e aquelas que pagam salários dignos. Depende da tua disponibilidade para esperar uma boa oportunidade.
Segundo o ranking da firjan - http://webmais.com/ranking-das-melhores-cidades-brasileiras-segundo-ifdm-indice-firjan-de-desenvolvimento-municipal/, com base na tabela de 2009, cujo ano base é 2005, Curitiba é a capital com melhor qualidade de vida.

Bom, sou curitibano, nascido e criado aqui. Com 27 anos, posso te dizer que não é aquela maravilha.
Digamos que seja uma S√£o Paulo em miniatura, cuja fama prejudica mais que ajuda.
Descaso pol√≠tico social, estrutura de sa√ļde, transporte, saneamento no limite.
Curitiba pode ter tido transporte modelo, mas isso h√° quase 20 anos. Hoje o sistema √© prec√°rio, as ruas n√£o comportam mais o n√ļmero de carros e o transporte coletivo se tornou uma piada.
Quanto à questão de empregos. Existem várias vagas, mas se você tiver conhecimento de sênior e ambicionar salário de jr e não se importar com CLT gambiarra e de trabalhar nas consultorias de 3 letras, é uma ótima cidade. Assim como todas as demais, os bons empregos são complicados.

O custo de vida é proporcional à fama, porém, não sei se é tudo isso.
Trabalho numa das regi√Ķes mais caras da capital, pr√≥ximo a shoppings e a v√°rios centros comerciais. A estrutura n√£o √© das mais adequadas.

Enfim, é uma aposta. Pode ser que vindo de fora as coisas pareçam e sejam diferentes.
Não sei como é em outras cidades, mas aqui há uma cultura de que os "imigrantes" são melhores que os nativos.

drsmachado...

Obrigado pelo seu post.

Faltou voce dizer qual a media salarial de desenvolvedor ai.

Jr, Pl e Sr.

Então, cara, é justamente esta a questão.
Tem jr ganhando R$ 900 (CLT) até R$ 3500 (PJ)...
Varia muito.
Tem mais gente de Curitiba aqui, eles podem dar uma posição, para situar melhor.

Ao autor do tópico, peço permissão para expandir o assunto. Pode ser ??? está dentro do tema principal, garanto, se você não concordar apago o que escrevi...

Pra não criar um novo, continuarei o tópico aqui mesmo...

Minha d√ļvida √© tamb√©m se o restante do Paran√° segue o mesmo estilo de Curitiba ?? Como anda o mercado em cidades pr√≥ximas da capital por a√≠ ??

Pergunto, pois recentemente recebí uma proposta do HSBC de Curitiba, mas na época não houve o interesse, porém agora, quero sair daqui de Belém de qualquer jeito, não pelo Local, mas sim por buscar novos horizontes mesmo, acho Curitiba um lugar legal e meu cunhado recentemente se mudou para Araucária se eu não me engano... Não estou lembrando o nome da cidade agora, sei que fica à 2 - 3 horas da capital... Enfim, meu CV está nas mãos de um avaliador de lá próximo.

Como √© a vida por perto de Curitiba ?? seguem os mesmos padr√Ķes tamb√©m ???

A vontade adriano !

Oi Adriano, sou de Londrina.

Se for vir para Parana, v√° para curitiba. Embora Londrina seja a 2¬ļ-maior em PR, o mercado aqui √© n√£o √© quente e nao paga tao bem comparando com Curitiba.

Só que o custo de vida é mais barato.

Abraço!

Adriano, nas cidades pr√≥ximas a Curitiba (ou RMC, Regi√£o Metropolitana de Curitiba, como chamam por aqui) o mercado de trabalho em tecnologia √© reduzid√≠ssimo. H√° poucas exce√ß√Ķes em alguns nichos de ind√ļstrias, como a automobil√≠stica e petrol√≠fera, mas √© pouca coisa.
Estas cidades, como em todas as capitais, acabam se tornando cidades "dormitório", ou seja, o pessoal mora nelas mas trabalha em Curitiba.
O que alías é uma boa pedida, os preços dos imóveis em Curitiba estão absurdos...
Minha opini√£o: Venha! √Č uma boa cidade, com muitas oportunidades.

A proposta é

3k CLT ou 25/h PJ.

[minhaOpinião]Como PJ a diferença é muito pouca, vale mais a pena o CLT se for Full com benefícios[/minhaOpinião]

Lucas e Pinto, valew por tirarem as d√ļvidas...

Estou aguardando o retorno da empresa com a proposta e verei se aceito ou não... Custo de vida por custo de vida, o daqui é um dos maiores do Brasil... Muito caro pra pouca opção aqui...

Aqui em Belém o povo vive de Statuis e acredite tem quem pague uma fortuna em casas e apartamentos que não valem nem um pouco a pena...

Enfim...

Se eu for entro em contato para marcarmos alguma coisa por aí.

Abs []

Que coincidência!

Estou indo para Curitiba na próxima semana para uma entrevista. E pelo que andei lendo, o custo de vida lá é relativamente menor ao lugar que eu vivo atualmente. Fora que há o aspecto da cidade ser estruturalmente mais bem organizada do que a maioria das grandes cidades brasileiras, acho que isso é um ponto que muita gente considera.

Com 3K vc vive relativamente bem em Curitiba se for solteiro. Vai gastar entre 800 e 1500 reais com alguel (dependendo do padrao que escolher).
O resto nao eh caro, alimentacao eh barata até se comparar com outras cidades, com 15 reais voce almoca bem tranquilo. Claro que nao eh dificil voce querer comer melhor e gastar mais, mas nas melhores churrascarias da cidade voce nao gasta mais que 45 por pessoa. No centro, por quilo o almoco custa em media 20 reais.

Agora se voce tem familia j√° fica complicado com esse salario aqui.

Concordo que "com dinheiro qualquer cidade é boa", mas no caso de cidades como São Paulo e Rio certamente não é o salário da categoria de IT que vai tornar isto realidade, a menos que vc seja um profissional "top", solteiro e sem filhos.
Do contr√°rio, sobra a l√≥gica simples do ganhar mais e gastar mais, e ent√£o passam a pesar muito mais os outros fatores que comp√Ķem a qualidade de vida, e a√≠ quase todas as cidades menores, inclusive as que vc citou, ganham f√°cil, f√°cil.

Você não pensa em outras cidades do Paraná, como Maringá?

Nossa Maracuja, tem certeza que floripa est√° pagando mais que Curitiba?

Em todas as oportunidades que recebi de Florianópolis, achei o valor lá o mais baixo das três capitais do sul. E o pior é que floripa é uma cidade turística, então te prepara pra ter um custo de vida bem alto.

Leo,
Acho que sobre o custo de vida, depende um pouco. Um apartamento lá, mobiliado, fica na mesma faixa de Maringá (650 reais, na beira da praia). O problema é que a partir de Novembro você tem que sair porque o valor aumenta (digamos que a diária fica a metade do valor do aluguel mensal). Isso acontece até o final de Fevereiro, começo de Março. Sacanagem, né?

bah acho Joinville uma das cidades mais legais de SC

O problema é que em Joinville a coisa é mais delicada.
Alguém comentou que Curitiba está fadada a oferecer salários regrados pelo HSBC. De certa forma, é verdade.
A questão é que Joinville está num patamar igual.
As empresas n√£o "disputam" profissionais.
O salário é quase equalitário e, dificilmente saindo de uma, irá ganhar mais em outra.

√Č o caso de Curitiba e BRQ, Cinq, Stefanini, Tivit e etc...
A questão é que várias delas contratam o sujeito como jr e o vendem para os clientes como senior.
Lucram mais de 100% em cima e ainda chiam de dar míseros R$ 15 de VR para o sujeito.

Sem contar que o sindpd-pr é uma piada, para eles. apenas quem trabalha na lactec merece ter os direitos reinvidicados.