Salarios, Custo de Vida Curitiba

Realmente, existe um acordo entre as 3 letrinhas por ai e é verdade(Tanto que já gerou muita história).

Um acordo de cavalheiros para evitar briga entre as prestadoras de serviço para o HSBC, o próprio HSBC não recomenda e não gosta muito da idéia dessa troca de profissionais. Também não é bem visto que funcionários saiam do HSBC para se tornarem prestadores.

Existem algumas opções para trabalho além do HSBC, mas acho que não vai muito além disso como O Boticário, Kraft, Renault, Exxon, GVT, Siemens, Trombini e Positivo.

Boticário e Renault são em São José dos Pinhais, existem demandas lá para desenvolvedor, gerentes de projetos e são coisas mais focadas em SAP no caso do Boticário.

Tenho uma parente que trabalha na Exxon ela era desenvolvedora .NET e fluente em inglês, o Inglês lá é o grande diferencial, os salários lá normalmente são bem mais altos que a média do mercado.

GVT tinha um ambiente mais especialiazado com Demanda para SAP, Siebel, Plataforma BEA e profissionais experientes em sistemas de Billing. Andaram mudando algumas coisas por lá e as demandas estão mais focadas em BPM um tal de Savvion que não conheço e as demandas de integração de WLI estão migrando para outras tecnologias acho que alguma coisa usando Axis.

Não conheço nada sobre a Siemens, mas tem um outro cara do fórum que trabalha por lá.

Na Trombini e na Positivo, existe uma demanda para Oracle EBS o ERP e-Business Suite. Lá a demanda é grande por profissionais Oracle Forms, Reports e para Funcionais de EBS.

As Consultorias que estão por lá são a Cinq, BRQ, Conquest, Tivit, Intelly, DTS.

/invoke ViniGodoy

Bem em base em Curitiba á muita pouca oferta e muita procurá… só á apenas 3 grandes empresas no ramo de TI (HSBC,GVT,ALL) e algumas consultorias que trabalham para eles e alocam terceiros para os mesmos… fora estas 3 existe algumas outras pequenas empresas cujo a maioria pagam ainda menos, mas são bem poucas… 3 que eu conheço, e algumas outras em cidades próximas como São José dos Pinhais e Pinhas. Aqui a diversas faculdades e pós, algumas são sérias outras uma piada, tais soltam a piazada de TI todos os anos os quais se contentam com valores baixos… e ainda tem o pessoal de fora, no interior do Paraná tem muita faculdade de TI porem nenhuma empresa (ou quase nenhuma) o que obriga o pessoal vir td pra ctba… ou seja se pensa em vir pra ctba é um péssimo local, pois o mercado esta ficando estagnado a cada dia que passa… daqui alguns anos o salário tende a ficar mediocre e as oportunidades estarão próximas a zero, pois o mercado está acabando por aqui, e as empresas de TI de fora não tem interesse em trabalhar aqui…
sobre o custo de vida, ta cada dia pior, preços altos, imoveis caros, pra sequer almoçar vc gasta 20 conto brincando, tudo caro, está chegando perto dos preços de SP… e o transito logo logo acaba superando o de SP…

Eu pretendo voltar morar no sul até 2014 e uma coisa que já coloquei como meta fundamental para isso, é conseguir trabalhar 100% via internet, ou seja, ter TODOS os projetos (negociados, vendidos e desenvolvidos) online, pra ter 0% de dependência do mercado local, porque realmente sei que é bem complicado, mais pelo “cartel” do que pelos salários baixos mesmo.

[]s

eu também pretendo voltar pro sul =]

“eu sou do sul…”

Eu moro em Curitiba há 22 anos.

Gosto muito da cidade. É limpa, organizada e ainda é muito mais segura que boa parte das capitais. Tem um custo de vida relativamente baixo, e ótima infra-estrutura de shoppings, restaurantes, escolas, etc. O sistema público de saúde funciona relativamente bem, se comparado com outras capitais. Tenho parentes que só usam o SUS e, por incrível que pareça, estão satisfeitos.

Existem boas oportunidades de emprego, mas em grandes empresas, ou terceiras dessas empresas:
CITS, Siemens, Volvo, Bosh, HSBC, Positivo, EBTS.

Muitas dessas empresas envolvem ter um conhecimento um pouco mais profundo do que só fazer sistemas de cadastro e relatório na web. Afinal, ou são indústrias, ou são empresas para sistemas de tempo real. Entretanto, se você tiver esse conhecimento, essas empresas estão hoje sofrendo com carência de profissionais.

Também acho que a propaganda da cidade mais atrapalha do que ajuda. Curitiba ainda é uma boa cidade, mas está mesmo longe de ser um paraíso de primeiro mundo como a propaganda leva a crer. Aqui ainda é Brasil.

Alguns dados:

  • Cruzar a cidade de carro na hora do Rush aqui dificilmente leva mais de 1 hora;
  • Praticamente não existe home office aqui;
  • Há oportunidades também na área acadêmica. Afinal temos mais de 5 faculdades com cursos de TI na cidade (são mais de 30 cursos). Isso sem contar escolas de cursos específicos similares à Caelum;
  • O valor dos imóveis disparou nos últimos anos;
  • Tem na PUCPR os cursos de tecnologia e especialização em Jogos Digitais, onde, se alguém fizer, vai ser meu aluno. :slight_smile:
  • É a capital mais fria do país;

[quote=Luiz Aguiar]Eu pretendo voltar morar no sul até 2014 e uma coisa que já coloquei como meta fundamental para isso, é conseguir trabalhar 100% via internet, ou seja, ter TODOS os projetos (negociados, vendidos e desenvolvidos) online, pra ter 0% de dependência do mercado local, porque realmente sei que é bem complicado, mais pelo “cartel” do que pelos salários baixos mesmo.

[]s[/quote]

Eu já consegui trabalhar remoto em casa lá em Curitiba, mas não consegui dar a vazão que eu gostaria para o trabalho. Quem sabe em outra oportunidade.

Consegui ficar 5 meses lá e trabalhando com um projeto de São Paulo, tentei um de BH, mas foi uma catastrofe…

eu não entendo como tem pouca demanda, muitos profissionais e ainda sim há grande procura de cursos relacionados a técnologia,

a conversa que rola aqui em campinas é que curitiba é o centro de desenvolvimento técnológico do país, ou seja a pequena Índia “Brasileira”, que cria os
softwares que são comercializados em são paulo

pelo que vocês estão dizendo é pura mídia =/

Existe um polo técnológico na Cidade Industrial um bairro de Curitiba e há alguns anos atrás ouvi falar na criação de um segundo polo na região central da cidade(Campanha para Prefeito 2008 ), não sei se vingou.

Acho que a Visionnaire Virtus que por sinal era o Osvaldo Pinali um grande JavaMan trabalha desenvolvia softwares… (Achômetro), fora essas acho que a Perkons que estava envolvida com os problemas da Máfia de Radares também desenvolvia alguma coisa (Estou me referindo ao que foi reportado pelo Fantástico).

Fora isso a Wipro se instalou por lá e existem oportunidades em projetos em Offshoring como os da Cinq e da Ewave(Mais especializada).

Na minha opinião, o que aconteceu a um certo tempo atrás em Curitiba foi que as empresas de TI perceberam um bom mercado disponivel (Clientes sem muitas opções de fornecedores e programadores com mão de obra de qualidade e barata ) então, aproveitaram-se disso.

Hoje o cenário ja é um pouco diferente, muitas empresas de TI apareceram em Curitiba precisando contratar programadores e analistas para atender os clientes e esta havendo uma falta de profissionais no mercado local (pelo menos que aceitem os valores que as empresas querem pagar).

Isso obriga as empresas se readequarem, passando a procurar e a valorizar melhor os profissionais.

Então:

  1. Custo de vida da cidade = BOM.
  2. Media de Salarios. ( Desenvolvedor e Analista) = MELHOROU BASTANTE NOS ULTIMOS ANOS. ( Desenv 2k / 4k Analista 3k a 5k )
  3. Qualidade de vida = BOA.

O trânsito é um ponto que preocupa pois a cada dia fica mais próximo do caos.
Alimentação é boa, em méia entre R$ 10,00 e R$ 20,00, vai depender da regiao que se trabalha.
A cidade tem várias opçoes de lazer, diversos parques (Jd Botanico, Pq Barigui, Etc…)
Boa variedade de shoppings.
Ótimas casas noturnas.

Tem tbm mtas prostitutas, até panfletos delas tem espalhados aos montes pela cidade, tipo santinho de politico rsrs.

[quote=ViniGodoy]Eu moro em Curitiba há 22 anos.

  • Cruzar a cidade de carro na hora do Rush aqui dificilmente leva mais de 1 hora;
    [/quote]

Rapaz moro no Alto da Gloria e trabalho no CIC e dificilmente chego em casa em menos de 1:30 teve dia que demorei 2:30 pra fazer este percurso…
o transito e uma bosta!

[quote=DaviPiala]Existe um polo técnológico na Cidade Industrial um bairro de Curitiba e há alguns anos atrás ouvi falar na criação de um segundo polo na região central da cidade(Campanha para Prefeito 2008 ), não sei se vingou.

Acho que a Visionnaire Virtus que por sinal era o Osvaldo Pinali um grande JavaMan trabalha desenvolvia softwares… (Achômetro), fora essas acho que a Perkons que estava envolvida com os problemas da Máfia de Radares também desenvolvia alguma coisa (Estou me referindo ao que foi reportado pelo Fantástico).

Fora isso a Wipro se instalou por lá e existem oportunidades em projetos em Offshoring como os da Cinq e da Ewave(Mais especializada).
[/quote]

Esse Parque do Software é a pior cagada q foram fazer… aqui não pode comercio, banco ou coisa alguma… só empresas grandes de TI (não exatamente software) e é uma area industrial lonje da cidade, lonje de tudo e onde não se pode abrir nada… só empresas de TI, estes politicos burros acham que fabrica de software é q nem fabrica de sabão, de moveis, de carros… não a logica para ser tudo tão afastado da cidade como as industrias… são tudo umas antas, não sabem o que é software… software se vc quiser fazer pode fazer até no banheiro… tendo um bom computador, fim de papo…

Ao ver a Thread, notei que não sou o único que está com planos de sair de São Paulo em direção para o sul.
Mas no meu caso estou com planos para mudar para santa catarina. Os anos passam muito rápido e a qualidade
de vida começa a importar, não somente o dinheiro.

O que você quer dizer com conhecimento mais profundo ??
Como é a area de Desenvolvimento de jogos eletronicos ai em Curitiba, para empregos ?

Minha casa minha vida ta disparando o valor dos imóveis, aqui em londrina vi casas de 50m² por R$ 120K

Curitiba paga basicamente o mesmo salário daqui. Problema é que aqui gasta-se uns 50% a mais pra ter tudo pela metade.
Galera vem pra Floripa buscando qualidade de vida. Acho louvável, mas se você depende de salário local pra viver, tá lascado.
Floripa SE DIZ uma cidade turística, mas não é. Turismo é só a 8ª atividade em termos de faturamento por aqui; prefeitura e governo do estado não dão muito incentivo porquê turismo gera sub-emprego demais, é bem complicado. É uma fábrica de capital violenta.
Resumindo: Floripa é linda, tem 800 mil praias, mas é uma cidade ótima pra GASTAR dinheiro, não pra ganhar hehe
Abraço!

Amigos,

meu nome é Rodrigo, sou novo no fórum e encontrei esta discussão por acaso.
Gostaria de fazer algumas perguntas aos que puderem me responder.
Sou um desses estudantes de TI (mais especificamente Sistemas de Informação) do interior do Paraná, moro no litoral e faço graduação na ISULPAR de Paranaguá.
Pois bem, estou a cursar já o sexto período (de um total de oito) e tenho me deparado com situações que me levam a crer que deveria abandonar tudo e mudar de área. Aqui há muitas lojas de informática, grandes empresas multinacionais com rotinas operacionais e praticamente nada da área de desenvolvimento. Eu passei por alguns estágios sofríveis e sem perspectiva de crescimento (todos 350/mês 6h/dia sem VT) e cheguei a trabalhar como técnico nessas lojas (545/mês + VT). Nem preciso dizer que mal dá para pagar as contas, o custo de alimentação é altíssimo, os aluguéis são exorbitantes. Há pouco tempo comecei a procurar novas oportunidades em muitas dessas multinacionais, porém o que encontro são profissionais que recebem pouco para manter tudo funcionando e nenhum responsável pela área. O grande problema dessas empresas é que só vêm explorar a mão de obra (carregadores de sacos) e aqui nada deixam, os cargos que exigem um pouco mais de instrução são todos ocupados por profissionais de fora.
Tenho muitos conhecimentos técnicos, bastante bagagem teórica e sou muito interessado pela parte de projetos e suas metodologias, nas mais variadas áreas de atuação (infra, software, etc). No entanto, sinto que estou perdendo chances de obter experiência pois já tenho meus 21 anos, mas fica inviável sair daqui antes de estar formado.

Minhas perguntas são:
1 - Quais são os conhecimentos mínimos necessários para obter um salário de pelo menos R$850,00 em Curitiba? Proficiência em um idioma estrangeiro pode aumentar este valor?
2 - Qual seria a renda mínima para poder ‘sobreviver’ na capital?
3 - Devo optar por Curitiba ou procurar outros lugares? Neste caso, vale a pena gastar mais alguns anos (e muito dinheiro) para levar meus estudos a níveis mais altos e, quem sabe, sair do país?

Me desculpem pelo discurso e pelas perguntas, mas é uma curiosidade meio desesperada pois o futuro já está batendo à porta e eu ainda estou tentando avaliar minhas possibilidades.
Muito obrigado.

Oi Rodrigo, nas cidades pequenas, nossa área eh bem complicada realmente, dificilmente voce vai conseguir alguma coisa boa. Sair dessas cidades eh uma opcao que voce deve considerar sim.

Quanto a abandonar a area, não se deixe levar muito por choradeira nao, sempre alguem vai estar reclamando e se voce levar só isso em conta vai ver que nunca nada esta bom em area nenhuma.

Pra saber se voce deve ou nao mudar de area eh bem simples. Voce gosta de programar? Voce gosta de estudar? Voce sente satisfacao quando algo da certo?

1 - Quais são os conhecimentos mínimos necessários para obter um salário de pelo menos R$850,00 em Curitiba? Proficiência em um idioma estrangeiro pode aumentar este valor?
Pra voce conseguir um emprego que pague um pouco mais do que isso (este valor so para estagiarios) voce deve ter pelo menos boas nocoes de programacao, deve saber como desenvolver, pelo menos, um sistema de pequeno porte de “cabo a rabo”. É obvio que estes requisitos vao mudar de empresa para empresa e pelo ramo de atividades dela. Mas dá pra voce ter uma ideia do que voce precisa.
Proficiencia em um idioma estrangeiro pode ser muito importante em algumas empresas. Já ouvi historias de que empresas com clientes estrangeiros tem mais dificuldade de achar alguem que fale ingles do que alguem com capacidade tecnica.

2 - Qual seria a renda mínima para poder ‘sobreviver’ na capital?
Complicada essa pergunta. Isso depende muito do que voce chama de sobreviver. Voce vai gastar pelo menos de 800 a 1000 reais entre aluguel e condominio. Pode conseguir por menos, mas aí as coisas comecam a se complicar, e lembre-se de que Curitiba eh uma cidade violenta, e bastante.

3 - Devo optar por Curitiba ou procurar outros lugares? Neste caso, vale a pena gastar mais alguns anos (e muito dinheiro) para levar meus estudos a níveis mais altos e, quem sabe, sair do país?
Curitiba eh uma opcao, a mais proxima de voce, deve considerar sim. Se vale a pena gastar mais alguns anos para levar seus estudos a niveis mais altos, isso não esta nas sua opcoes de escolha, isso voce vai ter que obrigatoriamente fazer, de uma forma ou de outra. Mas voce precisa entrar no mercado, dedicar-se apenas ao estudos, sem por nada em pratica é péssimo na nossa área.

[quote=luistiagos][quote=ViniGodoy]Eu moro em Curitiba há 22 anos.

  • Cruzar a cidade de carro na hora do Rush aqui dificilmente leva mais de 1 hora;
    [/quote]

Rapaz moro no Alto da Gloria e trabalho no CIC e dificilmente chego em casa em menos de 1:30 teve dia que demorei 2:30 pra fazer este percurso…
o transito e uma bosta![/quote]

Não quer nada também né … :?


Bom pessoal, morro em Curitiba minha vida inteira, ou seja, 23 anos. Nunca tive problemas em Curitiba, concluí minha graduação e desde o primeiro período da faculdade nunca fiquei sem um emprego ou estágio, meú último estágio pagava R$ 1.200,00 por 6 horas trabalhadas, mais o VT e VR (R$ 14,90) que é de boa aqui.

Agora estou trabalhando em uma empresa muito boa ganhando bem mais e de programmer ainda, não tenho o que reclamar. Moro meu afastado da região central, mas não demoro mais que 20min para chegar ao trabalhado (condução própria), de ônibus também é muito susse, tem linhas que ligam todos os extremos da cidade e como possuim uma canaleta (tipo um rua só para eles) vão muito rápido.

Quando ao valor dos imóveis, realmente aumentaram muito nesses últimos anos, porém você pode morar na região metropolitana (cidades próximas a Curitiba) onde os imóveis são bem mais em conta, porém se você for vir sozinho pode ficar em pensões ou casas do gênero. Ou também ficar em imóveis mais afastados, para ter uma ideia no meu bairro chegueia encontrar um triplex para alugar no valor de R$ 500,00 olha que era TRIPLEX… para gastar R$ 1.000,00 como foi comentado tem que ser meio central…

Não estou mais procurando (pelo menos não por enquanto), mas vivia recebendo anúncios de vagas, parace que tem muito mais vagas do que profissionais qualificados, entenda qualificados != formados … acho que não terá problemas aqui, mas sair de onde você está e ir para outra cidade é uma importante decisão, que precisa ser tomada com cuidado, pesquise bem onde vai ficar, escolha com cuidado os bairros (tem bairros meio violentos aqui => www.paranaonline.com.br ).

Sei lá pra mim funciona, não trocaria aqui por nada, a não ser por uma boa proposta :wink:

Morei em Curitiba 11 anos, trabalhei em Curitiba por 4 anos. Digo que:

  • O mercado fora de Curitiba (interior) é muito pequeno.
  • A cidade esta ficando cada dia mais cara (ainda atingiremos São Paulo), teve uma pessoa que comentou que se pode viver com 1000, não sei onde, talvez nem em uma favela. Com um salário de 3k é possível apenas “sobreviver” em Curitiba. (para quem vai pagar aluguel, contas e etc, enfim, qqer adulto). Muitos problemas como o transito, está começando a ficar bem complicado.
  • O mercado se resume um um numero limitado de empresas com grande demananda por IT. (Umas 3 ou 4 no máximo), sendo que talvez 80% do mercado seja canibalizado pelo HSBC. (HSBC em si, GLT e consultorias de 3 letrinhas que prestam serviço para o banco, como, BRQ, DTS, Politec, Stephanini, DRM e etc). Isto dito, o HSBC faz o preço que quiser, não tem muito para onde correr.

É uma boa cidade até, mas com oportunidades um pouco limitadas. Eu se estivesse no Brasil hoje, teria grandes chances de estar em SP que é onde realmente as coisas acontecem, e estão as melhores oportunidades profissionais.

Também acho que se fosse querer mais qualidade de vida*, procuraria algo em SC talvez, existem bons empregos em Joinville (ja trabalhei aqui) ou Florianópolis por exemplo que pagam igual ou as vezes até mais que Curitiba. (Em termos salarias, curitiba esta meio que estagnada a anos).

Enfim, cada um que faça a sua escolha.

  • Tenho outro pensamento, não vou discutir aqui, mas basicamente diz que, qualidade de vida em boa parte pode ser atingida com dinheiro, portanto SP seria o melhor lugar (se vc pode ganhar mais, pode alugar algo até mais caro, morar perto do trabalho, frequentar bons lugares e consumir o que desejar (carro, viajens e etc)). Saudoso Macarrão** que dizia: “Com dinheiro qualquer cidade é boa”.

** Nome fictício.

Não diria oportunidades, talvez, empregos. Até, certa boa quantidade… ja qualidade… não acho que valha.

[]'s