SCEA terá cursos da Oracle como pré-requisitos a partir de 01 agosto de 2011

Oh, não! Vai começar tudo de novo!

Corram para as colinas!!! :lol: :lol:

Bom, achei sacanagem pra SCEA, apesar dos cursos da Oracle serem bons, não deveriam ser vinculados à certificação.

O lado bom (lado menos mal nesse caso) é que mesmo se você não passar na prova, o curso fica válido do mesmo jeito. É como se assistir o curso já fosse uma etapa concluída.

O maior problema que eu acho é que com os cursos aumenta o tempo que demorará para tirar uma certificação. Quanto ao custo dá-se um jeito. Quem quer corre atrás.

balela… isso vai perdurar por algum tempo, depois que a Oracle bater o martelo obrigando a fazer todos esses cursos, gastar todo esse dinheiro, eles irão ver que o pessoal nao está fazendo os cursos e que ninguém está tirando as certificaçoes. quem vai investir 10 mil dólares e no mínimo uns 2 a 3 anos nesses cursos? MINORIA! dai a Oracle nao vai ter retorno e vai retirar esses cursos como requisitos e irão rever suas decisões.

além do que, a maioria do pessoal que tem experiencia de java suficiente pra encarar uma prova de arquiteto normalmente é gente já acima dos seus 40-45 anos, o pessoal cabeça branca nao programa mais, eles mechem com BPM, ITIL, CMMI, SAP…

As provas ainda existirão. O Candidato apenas deverá fazer o curso para poder fazer a prova.

[/quote]

Acho que você não entendeu o que eu disse…

A minha pergunta foi irônica, só porque agora será requerido o curso quer dizer que a certificação terá um valor maior? Entendeu?

É óbvio que não, nessa nova etapa apenas restringe mais ainda, e isso não quer dizer necessariamente que os profissionais se tornaram melhores ou a prova será melhor, é uma falácia, e mesmo que eles digam que sim, continua sendo uma falácia.

Resumindo… tire a certificação e não consiga emprego em empresa nenhuma no Brasil, ou aceite ganhar o mesmo de quem não tem certificação.
Tremendo tiro no pé.

Há controvérsias… :slight_smile:

Eu tirei a SCEA com 22 anos. E conheço mais um monte de gente “nova” com várias certificações também, inclusive SCEA.

[quote=Sergio Lopes]

Eu tirei a SCEA com 22 anos. E conheço mais um monte de gente “nova” com várias certificações também, inclusive SCEA.[/quote]

Curioso, nao conheço ninguem “novo” com SCEA, conheço tres caras que tem SCEA mas todos os tres ja tem mais de 30 anos hahaha

[quote=Der Meister][quote=Sergio Lopes]

Eu tirei a SCEA com 22 anos. E conheço mais um monte de gente “nova” com várias certificações também, inclusive SCEA.[/quote]

Curioso, nao conheço ninguem “novo” com SCEA, conheço tres caras que tem SCEA mas todos os tres ja tem mais de 30 anos hahaha[/quote]

Opa! eu tirei o da primeira fase com 22 tb, soh que por relaxo, não tirei o da 2 fase ainda, vou ver se faço isso agora antes que seja tarde demais.

As provas ainda existirão. O Candidato apenas deverá fazer o curso para poder fazer a prova.

[/quote]

Acho que você não entendeu o que eu disse…

A minha pergunta foi irônica, só porque agora será requerido o curso quer dizer que a certificação terá um valor maior? Entendeu?

É óbvio que não, nessa nova etapa apenas restringe mais ainda, e isso não quer dizer necessariamente que os profissionais se tornaram melhores ou a prova será melhor, é uma falácia, e mesmo que eles digam que sim, continua sendo uma falácia.[/quote]
Hmmm… :wink:

Afff!!! Realmente… uma lástima!

Já começaram os “efeitos Oracle” no Java e relativos…

Eu até que acho a Oracle uma boa empresa, um ótimo SGBD e etc… mas convenhamos… exigir curso “deles” para uma certificação que sabemos que a maioria consegue estudar sozinho me faz deduzir que a finalidade é apenas ganhar nosso dinheiro através da nossa vontade de obter as certificações… e esta finalidade não julgo um bom argumento…

Repito, AFFFF!!!

Bom dia!

Quero comentar duas coisas.
A primeira é que pelo o que eu entendi, é somente a certificação para arquiteto, as outras não tem como “pré-requisito” o curso da Oracle.
A segunda, duvido e muito que haja melhores salários simplesmente por ter uma SCJP, não confundam experiência teórica com prática, é lógico que uma base teórica muito bem fundamentada lhe facilita a vida e muito. Se tiveres SCJP e não render no emprego, sua conta está em risco da mesma forma.

Vejo certificação desse nível como um bom diferencial para análise de CV, somente isso.
Agora, SCEA, já estamos falando em outro nível de certificação e etc, ai a conversa muda.

Sobre cobrar ou não um curso, é complicado, não vejo como uma forma de a Oracle enriquecer com isso ou algo do tipo, simplesmente querem ter absoluta certeza de quem leva o seu nome como Arquiteto, realmente mereça aquela título. Mas enfim, é algo a ser discutido e pensando com MUITA calma.

Abraços!

Dá pra fazer a SCJP sem ter a SCJA?
vale mais a pena a JP ou a JA como primeira certificaçao? qual é mais fácil?
Apesar deu nao querer ficar no meio privado e estar estudando firme mesmo pra concurso publico, eu acho que vou ter que tirar uma certificaçao pra concorrer no mercado privado enquanto nao entro no meio publico … =/

vai valer para a OCJP?

http://education.oracle.com/pls/web_prod-plq-dad/db_pages.getpage?page_id=449&p_org_id=378219&lang=PTB

Não sei se isso vai funcionar com o java, mas é politica da oracle fazer isso. Ela trabalha assim a muito tempo. Não é bom, não é barato, mas é real e vai se extender a todas as certificações. O grande problema que eu vejo é que nem sempre os pareceiros da oracle, licenciados a ministrar o curso são bons. Conheço gente que trabalhou em uma, e me disse que tem cursos pré requisitos (xml por exemplo), que os ministrandos leem os documentos em 1 ou 2 dias antes de ministrar o curso. Não é o caso do java claro, mas é um exemplo de como a coisa funciona.
Para banco de dados essa politica é bem aceita e quem paga a conta geralmente é a empresa que quer seus funcionarios certificados, geralmente para concorrer a licitações, porque sai bem mais barato com pacote fechado. Mas quem vai por conta própria realmente gasta muita grana. Se parar pra pensar o modelo hoje é mais justo ja que até quem não trabalha na área pode conseguir certificação. Mas oracle está moldando o java aos poucos ao seu esquema de negócios e é questão de tempo até ela começar a forçar os profisionais a entrarem tambem. Vamos ver como o mercado e os profissionais java se comportam.

A SCEA e a SCJD por enquanto. Mas parece ser um nítido movimento em direção de mudar todas as certificações…

[quote=Der Meister]Dá pra fazer a SCJP sem ter a SCJA?
vale mais a pena a JP ou a JA como primeira certificaçao? qual é mais fácil? [/quote]

Dá pra fazer direto a SCJP, o que, aliás, recomendo. O mercado não vê muito bem a SCJA.

As provas ainda existirão. O Candidato apenas deverá fazer o curso para poder fazer a prova.

[/quote]

Ridículo, será q vai tbm ter prazo de validade, após o curso vc tem 1 ano senão vai ter que fazer a porcaria do curso de novo? affff :roll: #OracleMasterFail

Ridículo…

Isso não aumenta em nada o valor da certificação. Qualquer playboy q tiver dinheiro tira a certificação. Já quem não tem, vai continuar pobre!

Há controvérsias… :slight_smile:
[/quote]

Você acha melhor que a certificação precise ser vinculada ao curso?

Há controvérsias… :slight_smile:
[/quote]

Você acha melhor que a certificação precise ser vinculada ao curso?
[/quote]

Ah não, quis falar da parte do “apesar” hehehe :smiley: