Script para executar programa

cd /home
cd gabriel/Desktop/Códigos
cd sequencia 
python3 sequncia.py 

O script vai até a pasta desejada, mas o programa não é executado. Gostara de uma maneira de corrigir e se possível uma maneira de criar um executável em python para abrir ele com dois cliques.

obs: a ideia é fazer isso no Ubuntu (linux), mas dicas de como criar executável para windows também são bem vindas

Gabriel,

É meio difícil descobrir o motivo de não estar funcionando. Aparece alguma mensagem de erro? Na última linha, você escreveu python3 sequncia.py. Será que o nome do arquivo não é sequencia.py?

Sobre o windows, não posso te ajudar porque não entendo muito. Porém, acho que provavelmente envolve a criação de um .bat ou algo do gênero.

python3: can’t open file ‘sequencia.py’: [Errno 2] No such file or directory

Este é o erro que aparece. Eu acabei digitando o nome errado no post, mas no script está correto.

Então, ali no erro, ele diz que não achou o arquivo. Você tentou executar essa sequência de passos manualmente?

Experimenta apagar aquela última linha e colocar um pwd e um ls.

Faz assim:

cd ~/Desktop/Códigos/sequencia
pwd && ls

Lê a saída do script e vê se tá no diretório certo e se aparece o arquivo que vc quer executar.

Testei manualmente e depois fiz a substituição que você sugeriu, o console imprimiu justamente a pasta contendo o arquivo:

/home/gabriel/Desktop/Códigos/sequencia
coelho.py PA.py pycache verifica.py
formulas.py pega_sequencia.py sequecia.py

tenta isso aqui:

python3 ~/Desktop/Códigos/sequencia/sequencia.py

python3: can’t open file ‘/home/gabriel/Desktop/Códigos/sequencia/sequencia.py’: [Errno 2] No such file or directory

Também não funcionou, pode ter alguma relação com o fato de algumas funções estarem em outros arquivos de texto (na mesma pasta)?
Elas estão sendo importadas para o sequencia.py e quando eu executo ele dá tudo certo, mas como essa é a primeira vez que eu estou usando um script para rodar um programa acho bom perguntar.

Coloca isso aqui na primeira linha do script:

#!/bin/bash

Por algum motivo ele não tá encontrando o arquivo, mesmo ele existindo. Não é por isso que você falou, porque senão o erro seria do Python, e não do bash (o interpretador do script que você tá rodando).

Mais uma coisa, não custa tentar: Renomeia a pasta Códigos, tira esse acento.

Fiz as duas modificações e o problema ainda está persistindo, ele aparece na hora que eu uso o interpretador, porque todos os outros comandos são executados normalmente

Ali ele diz sequecia.py, sem o n. E se vc tentasse:

python3 ~/Desktop/Códigos/sequencia/sequecia.py

Cara, verdade! Não vi isso kkkkkkk

1 curtida

Funcionou aqui, muito obrigado pela ajuda