Selecionar apenas o menor valor de uma série de valores

Boa tarde a todos, gostaria de encarecidamente pedir um auxílio num método de um sistema que estou criando. Gostaria de um meio de buscar o menor de vários valores. para explicar melhor vou demonstrar mais ou menos o meu cenário atual: Possuo um cadastro de produtos no meu sistema, e esse cadastro de produtos tem a opção de cadastrar produtos simples e produtos compostos, esses produtos compostos basicamente são como “kits de produtos”, ou seja, são compostos por produtos simples, o problema é que eu faço o controle de estoque dos produtos e precisava controlar a quantidade de produtos compostos para venda, então criei uma tabela no banco de produto composto vinculado ao produto mestre e os produtos da composição. o sistema deveria retornar a quantidade disponível dos kits dependendo do estoque dos produtos de composição. Exemplo: possuo um produto composto chamado “combo” e ele é constituído dos seguintes produtos - 3 X produtos “A”, 2 X produtos “B” e 1 X produto “C”. Nessa situação eu teria por exemplo no estoque do produto “A” 24 unidades, do produto “B” eu teria 40 unidades e do produto “C” eu teria 15 unidades, o estoque do produto combo nesse caso iria analisar qual a menor quantidade possível que seria o quantas vezes conseguiria montar esse kit. no caso do produto “A”, para que eu possa formar um combo preciso de 3 produtos “A”, logo consigo 24/3 = 8 kits com o “A”, no caso do “B” preciso de 2 unidades, logo 40/2 = 20 kits, e “C” 15/1 = 15 kits, dos resultados 8,20 e 15 sei que tenho produtos suficientes apenas para 8 kits, já que acima disso faltará produto para compor o kit, então o estoque deve ser o menor desses valores.
Com o cenário explicado queria um meio de fazer com que meu sistema retornasse o menor dos valores sendo que, a tabela do banco produto_composição e produtos são diferentes, a tabela produtos é onde os produtos estão cadastrados e a composição faz apenas o vinculo do produto com a quantidade utilizada no multiplicador. Tenho um método que faz um SELECT no banco dentro de um DO WHILE para cada produto vinculado ao produto “pai” e retorna os valores de estoque de cada um dividindo pelo multiplicador utilizado, queria um meio de trazer apenas o menor valor, não se consigo fazer essa interação com um FOR, ou de outro meio, sei que ja consigo os valores de estoque só não consigo resgatar apenas o menor desses valores ainda. se alguém puder ajudar ficarei muito grato. Caso necessitem do código consigo postar mais tarde do meu computador pessoal.

Pelo que entendi, deve existir 3 tabelas no sistema:

  • Produto simples: nome e estoque
  • Produto composto: nome
  • Composicao : produto composto, produto simples e quantidade

Se for isso, você precisa:

  • Um join entre Composicao e Produto Simples
  • Agrupar por produto composto
  • Menor valor da divisao de estoque por quantidade (funçao MIN)

Isso deve te dar o estoque de cada kit.

Deu muito Certo! estava dificultando tentando criar meios via java sendo que dava pra facilitar no SQL. Sua resposta foi de grande ajuda! muito obrigado mesmo!