Ser programador com 19 anos é uma boa?

Boa Tarde Galera, tenho 19 anos e uns 4 meses atrás não sabia o que fazer da vida (fiz técnico em Automação Industrial mas não era bem o que eu queria) até q me foi apresentado a programação, acabei me apaixonando por essa área e comecei a pesquisar tudo sobre ela.
Comecei a estudar lógica de programação e assim q terminei parti pro Java (Gosto de pegar algo mais dificil kkk) estou aprendendo java atualmente, pretendo aprender Android um pouco mais a frente.
Pesquisei sobre as faculdades, acabei me inscrevendo em uma onde ganhei uma bolsa pra fazer Ciencia da Computação. Mas me veio a cabeça se poderei competir no mercado de trabalho com 19 anos e não tendo cursos de programação ( tirando a lógica de programação que é a unica que possuo). Pretendo trabalhar na parte Mobile desenvolvendo aplicativos e jogos (possuo várias ideias pra isso).
Sei que ficou meio longo, mas poderiam responder a pergunta do tópico?
Agradeço desde já. :slight_smile:

Nunca é tarde pra aprender!!!
O importante é você aprender!
Sou nova também na programação, minha área mesmo é hardware.

Obrigado pelo incentivo, estou me esforçando pra aprender o que quero.
Boa sorte pra vc nessa jornada tbm. :smile:

Qdo fiz minha graduacao, nao sabia nem o que era linguagem de programacao direito, nao sabia nada de nada. Entrar na faculdade já com um técnico, é um plus, não é requisito. Nao se preocupe com isso não :slight_smile:

Claro que é. eu trabalho com várias pessoas que começaram a programar com 20, 21, 22 anos. Alguns até com mais de 30.

Muito Obrigado igor_ks, eu fiquei até com um pouco de medo em relação a isso. Mas se foi, te agradeço muito. :smiley:

Sério? Mas é possivel conseguir um emprego mesmo com essa idade né?

Se você for bom e esforçado, não vejo motivos para não arrumar um emprego. Eu conheci muita gente que começou depois dos 20, então, aquela história de que você precisa começar a programar com 7 anos de idade pra se tornar um programador é meio que uma “lenda”. Além disso, algumas empresas até evitam profissionais muito jovens pelos defeitos que muitos têm nessa fase (insubordinação, imaturidade, etc). Eu tenho 22 e mesmo tendo o cargo de outros colegas mais velhos vejo que ainda tenho muito o que aprender/amadurecer. E não estou me referindo ao conhecimento técnico, mas daquelas soft skills que a maioria de nós, programadores, deixamos de lado (capacidade de lidar com atritos, com o tempo, trabalhar sob pressão, trabalhar em equipe, etc…).

Certo, então continuarei esse caminho. Obrigado por tirar minha dúvida.

Claro que não, mas daqui 5-10 anos de dedicação, quem sabe?

ps: Se não estou enganado, você ainda não é programador, então tem que pegar o tempo que leva pra se tornar um e somar com sua idade atual. Ou seja: pra se tornar um programador com 19, devia ter começado aos 14, se levar em conta que o tempo mínimo necessário pra formar um programador é de 5 anos.

Eu acho soft skills importante pra quem vende sua própria mão de obra no mercado.
Quem quer vender apps e jogos, mais importante é marketing skills.

Não havia pensado nisso, já que sempre trabalhei em consultorias. Bom, obrigado pelo “incremento” na minha resposta :smiley:

Certo, eu já entendo um pouco da lógica só estou procurando adquirir conhecimento e habilidades em alguma linguagem.

Troll, nem liga :frowning:

Ue kkkkk

Aquela história de que você precisa programar durante cinco anos pra ser considerado programador é mentira ¬¬

Qualquer pessoa entende lógica porque é algo… lógico.
A questão é aprender a usar lógica pra resolver problemas do dia a dia (o que um programador faz).
Mas isso só depois de formado, que pode levar 5-10 anos.

Talvez não seja válido para consultores com especialização em soft skills…
Mas programador/engenheiro/medico/etc em geral leva tempo pra formar, e enquanto não se formam geralmente são chamados de estudantes de TI/engenharia/medicina.

Isso pode ser verdade, mas somente na sua cabeça. T.I nem regulamentado é. Não há nenhum órgão que diz que devemos ter X anos de experiência, ter tal faculdade e uma carteirinha que nos permita atuar em qualquer lugar do Brasil. Se o cara é bom ou ruim, isso é outra história. Mas não deixa de ser um programador. E não são leis que tirarão os caras “ruins” do mercado. Mas isso já é uma discussão beeeem diferente…

Só pra aprender OO e DDD vai levar no mínimo 5 anos.