Sistema em java .exe em outra máquina não abre o sistema e sim o Winrar!

Bom Dia! Desenvolvi um sistema em Java usando a IDE NetBeans 8.2 , MySql WorkBench e o Xampp, depois limpei e
construir normal pra .jar

e finalmente pro .exe, no meu notebook
funciona normal, mas em outa máquina
faço a instalação normal do programa
mais o MySql WorkBench e o Xampp,
gera o ícone do sistema na área de trabalho clico nele, mas ao invés de abrir o sistema abre a janela do Winrar.

Sistema em java .exe em outra máquina não abre o sistema e sim o Winrar!

1 - Como gerou o .exe do teu sistema?:
2 - O SO da outra máquina está configurado para abrir arquivos .jar no winrar.
Arquivos .jar são, simplesmente, arquivo .zip com alguns detalhes diferentes. Logo, são arquivos compactados, nada mais que isso. Por isso é que são abertos no winrar.
Das duas uma: você precisa criar um arquivo .bat contendo instruções para rodar tua aplicação. Algo com um comando como

java -jar NomeDaAplicacao.jar

Ou você reconfigura o programa padrão para abrir os arquivos .jar para o java

Bom dia! Usei o programa install Creator!
Uma dúvida! Porque não ocorre esse problema na minha máquina?

Se já tiver o java previamente instalado ele reconhece que é pra abrir com o Java. Do contrário, ou seja, se tiver só o winrar ele vai escolher o winrar como padrão.

Não. Você pode ter o java instalado, mas configurar para abrir com o winrar.

1 curtida

Você precisa ver qual é o programa padrão definido para executar os aplicativos com a extensão que criou. É isso.
Por exemplo, se você configurar que sempre vai abrir arquivos .docx com o wordpad, a não ser que você clique com o botão direito do mouse, selecione abrir com e opte por outra ferramenta, sempre abrirá docx. no wordpad.

1 curtida

É mesmo, kkk. Eu não tinha pensado assim. Falha minha.

Já criei o arquivo .bat, e testei a execução no meu notebook, mas não abre o sistema.
Obs.: Como gerei o arquivo .bat
bloco de nota digitei o caminho com o nome do arquivo que está na pasta dist
e salvei com nome " nome do arquivo.bat"

Isso resolveria caso estivesse executando diretamente o .jar.
Como transformou o mesmo em um .exe, precisa mudar isso.
De qualquer maneira, há um problema com a configuração da tua máquina ou com a geração do .exe,

Como ficaria então?
poderia exemplificar?
Eu só percebi o problema ou seja que não abria o sistema e sim o winrar, quando fui executar em outra máquina pois no meu notebook funciona normal, tanto no .jar como .exe

Veja, você precisa definir o que está fazendo. Se vai rodar como jar, o .bat deve resolver, desde que você tenha uma versão do Java compatível instalada na máquina.
Caso seja o .exe, creio que ele seja, apenas, um instalador, certo?

Sim, é só o instalador

E o problema ocorre ao instalar ou após instalado?
De qualquer forma, clica com o botão direito do mouse sobre o ícone do aplicativo e seleciona abrir com… Aí altera para java. E resolve isso.

Depois de instalado em uma outra máquina, gera o ícone do programa, aí clico pra abrir, mas abre o Winrar com as pastas do sistemas lá dentro.

Cara, na boa, de novo vou repetir, pois parece que você não entendeu.
Clica com o botão direito do mouse, seleciona a opção “abrir com” e, então, java ou javaw.
Creio que abrindo o painel de controle, tem uma opção para definir programas padrão. Lá você consegue definir o java para abrir arquivos .jar ao invés do winrar.

Entendeu ou quer que desenhe?

Brother! Eu entendi perfeitamente, apenas respondi mais uma vez a pergunta que foi feita por você.
(E o problema ocorre ao instalar ou após instalado?)
mas muito obrigado pelo conhecimento passado a minha pessoa.
Boa tarde!