Sistemas de informação

Quando alguém se forma em Engenharia da Computação recebe o título de Engenheiro, mas quem se forma em Sistemas de Informação, qual o título conferido? Sistemista de Informação?

Bacharel (Acadêmico), Analista (Mercado), se bem que esse negócio de título é relativo, um engenheiro só é realmente engenheiro obtendo o CREA, um médico só é Dr de fato com o CRM na mão, um Advogado idem (OAB), logo sem isso não podem exercer a profissão (ou seja só o titulo não define nada), titulos servem muito para o meio acadêmico (Bacharel, Especialista, Mestre, Doutor, etc) como classificação em hierarquia na minha opinião…

O nome do curso inteiro é Bacharelado em Sistemas da Informação, tanto que a sigla do curso é BSI. Quando formado, você sai com o grau de bacharel - assim como em Direito, em Educação Física ou em Matemática. O @rodevops teve uma fala muito certeira quanto a isso - um advogado sem OAB é apenas um Bacharel em Direito.

Mas não precisa ficar na pira de conseguir uma carteirinha do CREA ou afins. Por agora, na nossa área não tem essa demanda.

Não é essa a pergunta, a questão é a seguinte, ex: você faz Direito, você se torna “advogado” quando você faz Ciência da computação se torna “Cientista” e quando se faz Sistemas de Informação?
Qual grau(título) conferido…

Não se torna nada, é só um título de bacharelado como explicaram.

Antes, de forma resumida, deixa eu explicar os 3 graus de licenciamento do ensino superior:

BASICAMENTE, existem 3 tipos de graduação: Licenciatura, Tecnólogo e Bacharel. O Grau Conferido, que você citou na imagem, deve ser o grau de Licenciado/Tecnólogo/Bacharelado. Afinal, o que torna uma pessoa “Engenheira” ou “Cientista”? É a faculdade? É a experiência? É algum filiamento (OAB, CRM, CREA)?

Posso ser registrado profissionalmente como Engenheiro de Software tendo feito ADS, que é um curso tecnólogo.

Então, não dá pra dizer que na faculdade você (como sua imagem tem a dizer) se forma “Engenheiro da Computação”, “Analista de Sistemas” ou então " ‘Sistemista’ (rs) da informação". Você se torna Licenciado/Tecnólogo/Bacharelado, e o mercado diz o que você vai ser.

Por mais que um cara seja Bacharel em Engenharia de Software, se ele trabalha de helpdesk ele não é engenheiro de software.

Não. Quando você faz Direito, você se torna Bacharel em Direito. Você não pode “advogar”, então, você não é “tal profissão” apenas por ser formado naquilo. É meio tenso de pensar, mas é a verdade.

1 curtida

Titulos só servem pra disseminar o mal entre as nações e a discórdia entre os amiguin… :joy:

Tem que se guiar pelos seus objetivos. Se for concurso público pra nível superior por exemplo, qualquer bacharelado na área está de bom tamanho. Se não me engano, hoje em dia até tecnologo.

Você se torna um bacharel em sistema da informação. Ou menino da informatica, como preferir.

1 curtida

Claro, o menino da informática.:joy::crazy_face:

1 curtida

Fico feliz que a explicação te ajudou (: