Software livre para Web Design

Pessoal, estou começando a desenvolver sites e pra montar meu portfólio da maneira que eu quero, com originalidade, recorri a programas de ilustração e manipulação de imagens. Mas fiquei na dúvida entre as opções. Particularmente acho um absurdo , principalmente para iniciantes e estudantes, terem que se sujeitar a mensalidades altas para utilizar os programas da Adobe (não está em questão o merecimento da empresa e tbm não pretendo crackear). Se sujeitar pq caso eu escolha os softwares livres para o mercado, para as empresas posso ter dificuldade em ser contratada ou dificuldade de adaptação caso eu não saiba Photoshop mas souber Gimp, por exemplo. Logo, minhas dúvidas são:

1.Eu poderia realmente ter dificuldade em ser prejudicada/contratada por esse fator?

  1. Haveria muita dificuldade de adaptação entre os softwares da Adobe e os Livres (Photoshop X Gimp ; Illustrator X Inkscape principalmente)?

Obs.: Estou começando como design e front-end, mas futuramente pretendo partir pra back-end pq não tenho muita paciência pra design, gosto do código, da lógica.

Se o seu objetivo é back-end, então essas ferramentas de design gráfico avançado não vão ter importância no seu futuro. De qualquer forma, tem 60% de desconto para estudantes e professores.

Como você está no momento mais nessa linha de web designer, a princípio se concentre mais HTML5 e CSS3. Após isso verá a necessidade de aprender JS, e dai pra frente você estuda de acordo com oportunidades.

Vc quer criar imagens/banners/logo ou quer ferramentas WYSIWYG?

imagens/banners/logo … o Que seria WYSIWYG ??

o Que seria WYSIWYG ??

WYSIWYG é um acrônimo para “What You See Is What You Get”, ou seja, “
O que você vê é o que você obtém” (Por uma tradução do Google Tradutor :joy: )

Basicamente, são softwares que permitem que você crie front-ends de forma visual, “arrastando e soltando” as partes que você quer adicionar no seu website.

Editores de site como o do WIX funcionam assim. Você adiciona as partes do seu site e consegue mudar e ver a mudança em tempo real.

O Mobirise e o Adobe DreamWeaver são ótimos exemplos de WYSIWYG.

Eu particularmente não gosto de utilizar os WYSIWYG porque, normalmente, eles não permitem uma personalização muito ampla. Mas isso é só uma opinião minha, e mesmo assim os utilizo para pequenas criações.

Espero ter ajudado :stuck_out_tongue_winking_eye:

Obrigada ! Eu realmente não quero fazer isso

Agora, respondendo à sua dúvida original, exporei minha opinião:

Acredito que a base de conhecimento é o mais importante, e não necessariamente a ferramenta com qual você trabalha.

No momento em que você sabe fazer algo em uma ferramenta, você pode usar ela como base em pesquisas para trabalhar em outras ferramentas, por exemplo:

Você sabe que o gimp tem uma função chamada “Align and Distribute”, que você usa para alinhar e distribuir formas no seu projeto.
Se você não souber como essa ferramenta se chama no Photoshop, você pode procurar por “Photoshop Align and Distribute” e, provavelmente, você encontrará uma resposta razoável para sua dúvida.

Acredito que você deve saber a base do uso da ferramenta e, assim, você consegue se adaptar facilmente para as outras.

Não sei se fui muito claro… Se não entender, posso tentar explicar de outra forma! :wink:

Minha dúvida era exatamente essa, se conseguiria me adaptar facilmente a outras ferramentas com a mesma finalidade , mesmo pq não quero fazer nada muito complexo e prefiro aprender inicialmente com software livre. Obrigada !!

Aconselho você a ir de cabeça e aprender, principalmente, o conceito da ferramenta!
Trocar de ferramenta é questão de se adaptar!

Boa Sorte! :wink:

Tem razão! Obrigada

Boas,
Tens que definir, se quer ser um designer ou font-end.
Aconselho estudar htm5 e css3.
Existe uma ferramenta para desenhar, pesquisa neste canal de youtube que muita bom.