Software livre para Web Design

Pessoal, estou começando a desenvolver sites e pra montar meu portfólio da maneira que eu quero, com originalidade, recorri a programas de ilustração e manipulação de imagens. Mas fiquei na dúvida entre as opções. Particularmente acho um absurdo , principalmente para iniciantes e estudantes, terem que se sujeitar a mensalidades altas para utilizar os programas da Adobe (não está em questão o merecimento da empresa e tbm não pretendo crackear). Se sujeitar pq caso eu escolha os softwares livres para o mercado, para as empresas posso ter dificuldade em ser contratada ou dificuldade de adaptação caso eu não saiba Photoshop mas souber Gimp, por exemplo. Logo, minhas dúvidas são:

1.Eu poderia realmente ter dificuldade em ser prejudicada/contratada por esse fator?

  1. Haveria muita dificuldade de adaptação entre os softwares da Adobe e os Livres (Photoshop X Gimp ; Illustrator X Inkscape principalmente)?

Obs.: Estou começando como design e front-end, mas futuramente pretendo partir pra back-end pq não tenho muita paciência pra design, gosto do código, da lógica.

Se o seu objetivo é back-end, então essas ferramentas de design gráfico avançado não vão ter importância no seu futuro. De qualquer forma, tem 60% de desconto para estudantes e professores.

Como você está no momento mais nessa linha de web designer, a princípio se concentre mais HTML5 e CSS3. Após isso verá a necessidade de aprender JS, e dai pra frente você estuda de acordo com oportunidades.

Vc quer criar imagens/banners/logo ou quer ferramentas WYSIWYG?

imagens/banners/logo … o Que seria WYSIWYG ??

o Que seria WYSIWYG ??

WYSIWYG é um acrônimo para “What You See Is What You Get”, ou seja, “
O que você vê é o que você obtém” (Por uma tradução do Google Tradutor :joy: )

Basicamente, são softwares que permitem que você crie front-ends de forma visual, “arrastando e soltando” as partes que você quer adicionar no seu website.