Soma de vetores

Boa noite pessoal, nesse meu código como eu posso efetuar a soma dos valores digitados em cada um dos vetores? Estou iniciando a programar

import java.util.Scanner;

public class EstruturasHomogeneas1 {

public static void main(String[] args) {
	Scanner scan = new Scanner(System.in);
	int[] vet = new int[10];
	for (int i = 0; i < 10; i++) {
		System.out.print("Digite um valor para vetor ["+ i +"]: ");
		vet[i] = scan.nextInt();
	}
}

}

Ai você tem um vetor apenas, um vetor que possui varios índices/valores

Int somaVetor;

for(int i = 0; i < vet.length; i++)
{
somaVetor = somaVetor + vet[i];
}

Voce pode fazer a soma dentro desse seu for mesmo, assim que for dando valor para uma posição do vetor, você ja faz a soma.

Só não esquece de declarar a variavel fora do for, pq se não, vai ficar resetando a cada iteração

eu gostaria de uma forma que podesse declarar todas e somar apenas no final :grinning:

O código que eu mandei aqui faz exatamente isso

mais valeu @Mike acho que o problema não é o programa mais sim o programador kkkk. A verdade é que eu realmente queria aprender a programar mais acho que isso nunca sera a minha praia. Vou ter que me dedicar muito mais. Valeu pela força

calma parsa… é complicado mesmo no inicio.
não sei se entendi direito a ideia mais aproveitando seu código poderia fazer da seguinte maneira

public static void main(String[] args) {
Scanner scan = new Scanner(System.in);
int[] vet = new int[10];
int somavetor = 0;
for (int i = 0; i < 10; i++) {
System.out.print(“Digite um valor para vetor [”+ i +"]: ");
vet[i] = scan.nextInt();
somavetor = somavetor + vet[i];
}
}
}
deve jeito a variavel somavetor irá receber o valor inserido pelo teclado e efetuar a soma do valor atual com o acumulo dos anteriores

Eu consegui entender @re.erick deu certo da forma que o @Mike me ensinou é por que na hora de imprimir eu tenho que estar fora do loop. Pequenos detalhes que se não for feito da maneira correta acabam atrapalhando.

Deu certo então?

:+1:

sim sim valeu @Mike e @re.erick agora eu consigo chegar a outros resultados.

teste a teste a gente vai construindo conhecimento