Sou jovem, vale a pena cursar ciências da computação?

Já li comentários extremamente exagerados de pessoas que detestam o seu salário em alguma área de tecnologia, como também já vi pessoas muito felizes com sua profissão. Moro em brasília e pretendo entrar em alguma universidade pública como por exemplo a UNB. Não sou rico para pagar cursinho mas sou consciente de que dar para passar estudando na internet, inclusive reunir materiais vi a matriz do vestibular da unb (PAS).

Acontece que me sinto muita falta de motivação. Não pretendo ter uma profissão em que receba um salário na média e morrer trabalhando para 3 mil ou 5 mil. Muito, muito menos ter estabilidade. Gosto de aventuras, ter um emprego público vai me fazer sentir pequeno. como uma formiga no meio de tantas outras.

Gostaria muito, muito mesmo abrir alguma startup, criar a minha própria empresa, gosto muito de programar como também sonho em fazer parte de alguma equipe e não trabalhar para uma empresa e ser o funcionário que formata computador. O problema é que não sei por onde começar ou se isso vai acontecer de forma espontânea conforme o tempo passa.

Não faço ideia como vou abrir uma empresa e com que dinheiro, já que minha família sobrevive com 3 salários mínimos.

Atualmente tenho 15 anos de idade, estudo em uma escola estadual. Moro em uma pequena cidade de Goiás que é 30-25 minutos de Brasília. Já li livros como:

  • Pai rico, Pai pobre
  • O poder do hábito

E aprendi android básico, java intermediário e por fim inglês básico.

Tenho pretensões de com 16 anos ou ainda com 15 de investir 100 reais para o tesouro direto, para colocar o dinheiro por lá por um tempo de 30 anos. Percebi que sofro com ansiedade, e digo que cheguei a tanta conclusões por medo do futuro.

Calma jovem, tente achar um meio termo. É bom que voce já esteja preocupado com seu futuro nessa idade, eu com essa idade só queria saber de jogar bola, rs. Mas também não fique desesperado quanto aparenta estar.

Se quiser seguir na área de programação, invista no inglês, faça um curso técnico. Já que quer criar sua própria empresa, comece já indo atrás de projetos para criar seus softwares, seja pra um cliente específico, seja um produto que deseja vender.

Não vá pensando que voce vai ganhar 10k facilmente, se quiser dinheiro vire médico, rs. A nossa área não é ruim, da pra ter um salário inicial maior que muitas áreas por aí (enfermagem, direito, odontologia, administração). Acho que a média de salário de desenvolvedores deve ser maior que a média de salário de advogados, rs. Mas também não é uma área que vai te deixar rico, ao menos que você corra atrás disso e se destaque dos demais.

Uma outra vantagem da área de desenvolvimento de software, é que podemos trabalhar facilmente no exterior, há muita demanda lá fora, e até mesmo remotamente. Há muitos serviços por fora também que você pode fazer para complementar a renda.