SQL sofre alterações durante os tempos(mudança de sintaxe)?

Só uma dúvida pertinente:
A linguagem SQL, assim como algumas linguagens e bibliotecas, alteram alguma coisa durante os tempos? Tipo, atributos, a maneira de encapsular (se é que existe isso), etc…

Nunca estudei a fundo, só sei que é fundamental…

Outra coisa, me recomendam comprar esse livro ???

Amigo, ao longo dos anos a linguagem sofreu poucas alterações na base, ela teve muitas adições e esta muito mais robusta, porém existem algumas variações que vale a pena estudar como HQL (Hibernate/JPA) e PL/SQL (Oracle), mas mesmo assim todas as variações geram SQL.

Sobre o livro, ele parece bem básico, mas eu sempre recomendo leitura de livros técnicos é muito bom para aperfeiçoar o que você já sabe e ter algo que possa consultar sempre a mão.

1 curtida

HQL não é variação de SQL, é uma linguagem criada pela equipe da Red Hat (que criou e mantém o Hibernate) para construção de queries que envolvem objetos.
No caso do JPA, ocorre o mesmo, mas não há ligação com o HQL. o JPQL está presente na especificação JPA e pode ser implementado por qualquer API que suporte a especificação em questão.
PL/SQL e PG/SQL (oracle e postgres, respectivamente) são linguagens derivadas do SQL e criadas pelo pessoal da Oracle e pela comunidade que mantém o Postgres a fim de oferecer melhores ferramentas para desenvolvimento de queries e afins.