SqlServer Error 26

Bom dia pessoal, eu não viria aqui se não fosse realmente necessário, mas estou enfrentando um problema que não estou conseguindo resolver. Ontem eu estava usando meu banco de dados normalmente, mas hoje ele não conecta. Ele me retorna o Erro 26 que diz que não encontrou o servidor ou que ele não está acessível, entretanto o nome da instancia está correto. Ele simplesmente parou de um dia para o outro. Alguém já passou por um caso semelhante e conseguiu resolver?

Mensagem do Erro:

A network-related or instance-specific error occurred while establishing a connection to SQL Server. The server was not found or was not accessible. Verify that the instance name is correct and that SQL Server is configured to allow remote connections. (provider: SQL Network Interfaces, error: 26 - Error Locating Server/Instance Specified)

Boa tarde Vinum,

para evitar eventualidades de processos travados, serviços desligados, reinicie a máquina que possui o Sql-Server instalado, após a máquina ligar por completo, tente conectar novamente ao seu banco de dados, caso ainda encontre o mesmo erro,

aperte o atalho: windows + r, digite services.msc, aperte enter, irá abrir o gerenciador de serviços do windows,
em name procure por Sql-Server e clique com botão direito no nome, clique em propriedades, na opção tipo de inicialização, coloque automático caso queira que o seu banco de dados ative o serviço toda vez que máquina ligar, caso contrário deixe manual, clique em start, depois em ok, e teste novamente a conexão com o banco de dados.

1 curtida