Swift com Mac e sem iPhone ou Android com Mac?

Boa noite a todos!

Coloquei na cabeça que vou começar a estudar amanhã desenvolvimento mobile. Porém como tudo na vida, preciso fazer uma escolha pra começar. Java Android ou Swift iOS?

Vou dar algumas informações para ajudar vocês a me ajudarem:

  • Tenho um Macbook Pro.
  • Tenho um celular Android.
  • Não tenho um iPhone (mas poderia comprar um usado antigo, tipo iPhone 6 ou iPhone 5…).
  • Tenho umas 7 horas por dia pra fazer um intensivão.
  • Moro em São Paulo, mas tenho interesse em sair do Brasil.
  • Já trabalhei com Front-end (nível estágio), mas não gostei da pegada de design.
  • Tenho um bom conhecimento do inglês.
  • Tenho como meta aprender tanto Android quanto iOS num futuro próximo.

Com isso dito, o que fazer?

Por que não ambos? Precisa mesmo ser um ou outro, ainda mais que você tem a oportunidade de estudar os dois?

Você poderia, por exemplo, tentar criar um app nas duas plataformas cujas funcionalidades são iguais (o mesmo app). Isso te permitiria entender as semelhanças e diferenças das plataformas e ferramentas.

E gaste um tempo estudando a parte de design para os apps. A Apple e o Google fornecem bastante material pra estudar isso, e faz bastante diferença no resultado final.

Abraço.

Não precisa ter um iPhone para desenvolver pra iOS. Tem todos os simuladores dentro da IDE (Xcode, por exemplo).

Nem precisa ter um Mac, na verdade. O Mac só é necessário parar fazer o processo de publicação do aplicativo na App Store, e já existem serviços de cloud que disponibilizam máquinas pra você fazer isso (pagando, claro).

O melhor material que li até hoje sobre iOS foram os livros do Matt Neuburg. Todo ano ele atualiza, quando sai um iOS novo e uma versão nova do Swift. Os últimos que ele lançou foram um par de livros, onde o primeiro fala sobre a linguagem Swift e o segundo fala sobre os frameworks do iOS e como interagir com eles.

  1. iOS 11 Programming Fundalmentals with Swift
  2. Programming iOS 11

Saber inglês te dá uma vantagem legal, porque em português não tem material realmente bom, infelizmente.

Entre começar com Android ou Swift, vocês tem alguma sugestão?

Tava pensando em começar com Swift por parecer mais simples e regrado doque o Android.

Para Android a linguagem Kotlin é mais simples do que Java. A escolha depende dos seus próprios objetivos iniciais e preferencias.

Meu objetivo é apenas um. Entrar no mercado de trabalho o mais rápido possível e no final desse ou do próximo ano estar bom tanto em desenvolvimento iOS quanto Android.

Kotlin ta ainda no começo e tenho medo de a maioria das empresas aqui de São Paulo não usarem ainda, ou pedir conhecimento em Java e desejável Kotlin.

Se o objetivo é entrar rápido no mercado, a maioria das vagas são para desenvolvimento web.

Em relação a escolha inicial da plataforma mobile para o mercado, veja se nas vagas estão pedindo mais Android ou iOS, com isso terá sua resposta.