Tecnologo X Bacharelado!

Alguém sabe me informar se eu posso fazer uma pós ou mestrado ou doutorado se eu fizer um curso superior de tecnólogo?

Pode!

Será? EU acho que não.

Mestrado pode! Doutorado também deve poder se tiver o mestrado.

Pode!

Por exemplo:
http://www.ic.unicamp.br/cpg/faq.html#sel.tec

cláro que pode, é graduaçao da mesma forma… já vi pessoas q naum tinha nem superior fazer mestrado ( mas é claro elas eram únicas naquilo q faziam ), eu pessoalmente prefeiro muuuito mais técnólogo, uma pq vc tem muito mais prática e deixa de aprender muuuita coisa que dificilmente vai usar, e outra que você termina mais rápido, :stuck_out_tongue:

Ouvi dizer que o curso de Tecnico em Processamento de Dados estava sendo extinto…é verdade?

Do ponto de vista academico bacharelado é uma formaçao mais completa e ampla na minha opinião.

ate mais…

Na verdade estao reformulando todos os cursos na área de informática, muita gente q faz técnólogo está percebendo q estão padronizando os cursos agora, por exemplo o meu curso q era tecnólogo em sistemas da informaçao vai mudar para tecnólogo em análise de sistemas

entendi!!

eu estava com essa dúvida pq to pensando em migrar para técnologo e depois quero fazer uma pós

migrar? se vc já faz bacharelado, fica nesse mesmo. Tecnólogo é bom pra quem tá começando um curso e quer terminar logo pra partir pra pós. Mas se já está no bacharelado, dependendo do tempo que já cursou, acho melhor continuar

Com o Tecnologo você pode fazer a POS sim, aliás podemos dizer que você DEVE fazer a POS, para reforçar o seu histórico. (lembrando que todas as instituições exigem seu histórico, porém algumas analisam para te aceitar ou não em uma PÓS).

Se sua intenção é ser autônomo, tercerizado, ect… a questão de ser tecnologo ou bacharel não faz diferença. Você é visto como uma pessoa jurídica e apenas avaliado pela qualidade e agilidade do seu serviço.

Mas no caso de você estar em uma empresa de porte grande, seguindo uma carreira, há uma certa vantagem para quem possui um bacharel, esta vantagem é vista em casos de desempate para promoções, avaliações e etc… claro que estou propondo um desempate de indivíduos com o mesmo nível de qualidade perante ao avaliador.

A vantagem do Tecnologo é a duração do curso e o fato de ser um pouco mais prático. (mas pratica mesmo só existe no mercado, penso assim)
Por outro lado o bacharelado é mais completo, te abre um “leque” de opções para atuar em diversas áreas da informática (ex. DBA,Programação, Analise, REDE,Gerência de pessoas e projetos, ect… , são “conhecimentos” que dentro do bacharelado são vistas com mais ênfase.

Mas independente de Tecnologo ou Bacharel, uma POS e conhecimento de ingles são exigências padrões do mercado.

é, mas tive uns problemas e preciso fazer um curso superior logo pq não sei se posso perder 3 anos que é o tempo que falta…

eu pensei em fazer uma pós em algum lugar forte…ainda não me decidi!

Segundo o site da Unicamp:

mais em: http://www.convest.unicamp.br/vest2007/precisa_saber.html

Veja o risco dos cursos tecnológicos: mercado imediato!

Os cursos de bacharelado dão a você uma base mais sólida, são ideais para quem pensa a longo prazo.

t+

Cara, aí depende do que vc considera um “lugar forte”. UNICAMP, USP, UNESP são lugares fortes pra mim e pra fazer pós nesses lugares com um diploma de tecnólogo você vai precisar de muito mais do que seu diploma.

Vale a pena dar uma boa lida nesse FAQ da Unicamp!
http://www.ic.unicamp.br/cpg/faq.html#sel.tec

Não sei… acho que é mais viável fazer o bacharel e não ter que se preocupar tanto com essas questões depois. Mas aí varia muito de acordo com suas necessidades.
Em todo o caso, boa sorte! :slight_smile:

Acho que se você tem condições de cursar um bacharelado em uma instituição boa… vai fundo que como disse o bobmoe, o retorno é a longo prazo, e acredito ser melhor.

Esses caras que cursam 4 anos, ficam com dor de cotovelo pq da pra se formar e competir de igual pra igual com eles cursando apenas 3 que foi o que eu fiz.

Respondendo aos ignorantes que falam sem saber…quem faz curso de Tecnologo da sim para fazer pós-graduação, um exemplo sou eu que irei fazer pós graduação ano que vem na FIAP e fiz curso de Tecnologo na própria FIAP.

Nunca tive dificuldade nenhuma em trabalhos pela minha formação…pelo contrário, nunca foi um fator muito relevante se fiz 4 anos ou 3.

Enfim…escolha uma carreira e siga em frente, cuidado que tem muitos radicais por aqui que só enxergam apenas uma verdade…a deles próprios.

[quote=bobmoe]Veja o risco dos cursos tecnológicos: mercado imediato! [/b]

Os cursos de bacharelado dão a você uma base mais sólida, são ideais para quem pensa a longo prazo.

t+[/quote]

Base sólida é bem relativo, todo mundo sabe q na nossa área faculade é só por causa do canudo… pq onde se aprende de verdade ej no trabalho do dia a dia. E mesmo uma pessoa q tenha feito um curso de 5 anos pode nao saber nem ao menos UML

Olá Pessoal!

Me formei na FATEC SP e sempre houve esta discussão sobre cursos de bacharelado e tecnológicos. A minha faculdade forma tecnólogos, e, sim, os cursos são de três anos (para quem faz de tarde ou manhã) e quatro anos (para quem faz de noite).

Entretanto, tive uma formação sólida em diversos conceitos necessários para quem quer trabalhar rapidamente no mercado.

Minha namorada fez curso de Bacharelado em C. da Computação, e isso depois de ter feito 2 anos de PD na FATEC comigo, e a conclusão que ela chegou é que nos cursos de C. Computação que ela teve no Mack, o ensino era mais fraco, e o curso mais demorado (isso considerando a profundidade dos assuntos). Mas como o curso de C. Comp. é mais extenso, outros assuntos “menos relevantes” para se iniciar no mercado de desenvolvimento de software são abordados.

Realmente o foco do curso de PD é formar gente para o mercado.

Se o profissional quer se inserir no mercado rapidamente, ele pode optar por uma faculdade boa que ofereça um bom curso de Tecnologia em PD, por exemplo.

Posteriormente, quando ele quiser fazer uma Pós, Doutorado ou Mestrado, não há restrição nenhuma (eu mesmo estou pra prestar a prova do Mestrado no IME este ano).

Abraços

Carlos Eduardo

[quote=deniswsrosa]
Base sólida é bem relativo, todo mundo sabe q na nossa área faculade é só por causa do canudo… pq onde se aprende de verdade ej no trabalho do dia a dia. E mesmo uma pessoa q tenha feito um curso de 5 anos pode nao saber nem ao menos UML[/quote]

É e não é né. :wink: Na nossa área realmente se destacam as pessoas que tem uma boa lógica e fácil aprendizado, e realmente aprendemos muito no ambiente de trabalho. Mas a faculdade nos dá bases pra que possamos assimilar e relacionar os assuntos (pelo menos comigo foi assim). Ela nos dá conceitos que podem ser juntados com conceitos de negócio e técnicos que aprendemos no ambiente de trabalho para podermos dar melhores soluções no dia a dia. :lol:

Abraços

Carlos Eduardo

Hi!

Tem muita gente confundindo ciência com mercado.

t+