Tecnologo X Bacharelado!

[quote=bobmoe]
Tem muita gente confundindo ciência com mercado.

t+[/quote]

Bom, acho que a maioria aqui, estuda para entrar no mercado de trabalho não? Aliás, se isso não fosse importante, não estaríamos aqui…ou você está aqui simplesmente porque ama a ciência? Temos paixão pelo que fazemos, mas paixão não enche barriga de ninguem

kissdemon eu acho que o q o Bobmoe quis dizer é que para entrar no mercado realmente apenas um curso tecnologo de 2,5 anos por exemplo é suficiente, agora se além disso o cara quiser se aprofundar na parte cientifica da computação, as coisas serão mais complicadas(mas não impossíveis) para quem fez um curso desses. Se o cara se esforçar chega lah tbm

Agora, uma coisa é fato, eu sou muito feliz em fazer Ciência da Computação e não tenho nenhum pingo de dor de cotevelo de quem terminou o curso em 3 anos…heheh

Sim, entendi o que ele quis dizer. Sou formado pela FATEC, como nosso amigo Carlos (meu xará por sinal) e como ele estou muito satisfeito. Levei meu curso em 4 anos e hj me sinto apto a concluir minha Pós, e ainda ter as certificações tão desejadas no mercado. Sempre tive ótimos empregos em decorrência de muito esforço, e não pelo fato de estudar em X ou Y ou Z.

Título realmente é importante, mas você pode ser um perfeito idiota fazendo um curso de Engenharia, Ciencia da Computação e afins, como pode ser extremamente competente fazendo um curso de tecnologia (e vice-versa). O diferencial está em quem faz. Se souber aproveitar, seja lá o curso que fizer, vai se dar bem. A grande sacada é se empenhar no que faz e não fazer apenas por nome :wink:

[]'s

[quote=kissdemon]
Bom, acho que a maioria aqui, estuda para entrar no mercado de trabalho não? Aliás, se isso não fosse importante, não estaríamos aqui…ou você está aqui simplesmente porque ama a ciência? [/quote]

Alguém aqui falou que não importante para o mercado?

Até onde eu sei quem tem paixão pelo que faz trabalha melhor que os outros… e portanto ganha muito mais $$.

Bom…
Acredito que o tecnologo para estar no mercado, é exigido que ele comprove sua competência na prática.

E infelizmente conheço casos, ISOLADOS é claro, de pessoas com + de uma graduação (bacharelado) e menhuma aptdão e experiência no mercado. Mas pelo simples fato de possuírem títulos e terem morado fora do Brasil, estão muito melhor posicionadas no mercado…

Eu me pergunto: será que estas pessoas estariam sob as mesmas condições se tivessem feito um curso tecnologo? Penso que ela pode chegar lá, mas através de sua competência…o que demoraria muito mais tempo.

Dentro das poucas empresas onde trabalhei, percebi que as pessoas com um certo nível de decisão elevado, são as que mais estudaram e mais tarde entraram no mercado de trabalho, muitas vezes passando a frente das que optaram por trabalhar o quanto antes possível.

É bem provável que os 5 anos que você passe fazendo um bacharel te coloque na frente de quem passou 2,5 em um tecnologo e mais 2,5 no mercado…

[quote=bobmoe][quote=kissdemon]
Bom, acho que a maioria aqui, estuda para entrar no mercado de trabalho não? Aliás, se isso não fosse importante, não estaríamos aqui…ou você está aqui simplesmente porque ama a ciência? [/quote]

Alguém aqui falou que não importante para o mercado?

Até onde eu sei quem tem paixão pelo que faz trabalha melhor que os outros… e portanto ganha muito mais $$.[/quote]

me desculpa, mas naum bem assim naum… nem tudo em q trabalhamos e somos apaixonados nos rende muito mais de quem talvez naum goste mas faça bem feito…

[quote=kozak]Bom…
Acredito que o tecnologo para estar no mercado, é exigido que ele comprove sua competência na prática. [/quote]

É verdade. Enquanto isso muitos bacharéis sem um pingo de conhecimento e profissionalismo entram no mercado + facilmente apenas por serem formados na faculdade da esquina que te dá o titulo se voce estiver apto a pagar as mensalidades por algum tempo, mesmo que não frequente as aulas.

Nao, e por isso perguntei!!! Obrigado por ter respondido!

Concordo em partes. Hoje o MINIMO que se deve ter para ser competitivo, é uma graduação. Seja ela de tecnólogo ou bacharel. O diferencial está naqueles que fazem suas Pós, MBA, certificações entre outros diferenciais.
Quando vc diz que as pessoas com um certo nível elevado de decisão são as que mais estudaram no que vc pensa? Certamente não em sua graduação básica, mas sim nos cursos feitos fora do Brasil, especializações, Pós etc…Não importou onde o sujeito é formado. Por isso que ainda acho que o diferencial está no seu esforço, na sua dedicação e claro, na sua competência. Ser formado (curso superior básico) em X, ou Y ou Z nos dias de hoje, não quer dizer mais nada. Tem que ser diferente, especial…e hoje, ter uma graduação básica ja nao faz de ninguem especial.

kissdemon tenho a impressão que você captou o que estou tentando dizer… :smiley: e concordo com seu ponto de vista quase que plenamente.

É mais vantagem adiquirir mais conhecimento e experiências antes de partir para o mercado de trabalho. (não tive esta oportunidade, pois ja estava no mercado muito antes de entrar em uma faculdade)

Estas experiências hoje são comprovadas pela aquisição de títulos e certificados, seja uma graduação em uma falculdade de nome ou um curso tecnologo, desde que agregados a outros diferenciais, inclusive a lingua estrangeira. Acredito também que a questão do inglês(intermediário) e da POS/MBA não é mais considerado um diferencial, mas apenas um nivelamento para nos manter com “saldo positivo”.

Não estou defendendo o indivíduo que não não tem skill para estar empregado só que está lá apenas por ter diplomas, muito pelo contrário, lamento ao ver empresas a contratar pessoas sem analisar as competências da mesma. Venho sim expor meu ponto de vista que o caminho para quem possui diplomas, independende da capacitação do indivíduo, é um tanto mais fácil do que quem não o tem.
E ainda vejo empresas levando em conta o nome da instituição antes de contratar.

Não acredito nesta probabilidade. Diversos colegas meus formados pela FATEC que possui um curso de tecnologia estão muito bem colocados no mercado, inclusive em posições de gerência.

Não acredito que a faculdade ou o tempo de estudo na graduação defina o cargo de alguém, mas sim sua competência demonstrada no trabalho que exerce. Se alguém que se formou em cinco anos for mais competente, ele se sobressairá, mas não acredito que isto tenha a ver com o número de anos. Principalmente porque, como já foi dito, e concordo, a faculdade nos dá bases apenas. O resto, o jogo de cintura de trabalhar com desenvolvimento de software os profissionais aprendem trabalhando.

Abraços

Carlos Eduardo

[quote=ceduardo.roque][quote=kozak]
É bem provável que os 5 anos que você passe fazendo um bacharel te coloque na frente de quem passou 2,5 em um tecnologo e mais 2,5 no mercado…
[/quote]

Não acredito nesta probabilidade. Diversos colegas meus formados pela FATEC que possui um curso de tecnologia estão muito bem colocados no mercado, inclusive em posições de gerência.

Não acredito que a faculdade ou o tempo de estudo na graduação defina o cargo de alguém, mas sim sua competência demonstrada no trabalho que exerce. Se alguém que se formou em cinco anos for mais competente, ele se sobressairá, mas não acredito que isto tenha a ver com o número de anos. Principalmente porque, como já foi dito, e concordo, a faculdade nos dá bases apenas. O resto, o jogo de cintura de trabalhar com desenvolvimento de software os profissionais aprendem trabalhando.

Abraços

Carlos Eduardo[/quote]

“Não acredito que a faculdade ou o tempo de estudo na graduação defina o cargo de alguém, mas sim sua competência demonstrada no trabalho que exerce.” PERFEITO…

[quote=albiere]
“Não acredito que a faculdade ou o tempo de estudo na graduação defina o cargo de alguém, mas sim sua competência demonstrada no trabalho que exerce.” PERFEITO…[/quote]

Concordo que no mundo perfeito deveria ser assim, tanto que ao fazer um dos meus comentários estou colocando uma situação de vantagem quando os indivíduos tem a mesma capacitação profissional.
Mas na vida real nem sempre a capacitação é levada em conta, e isto é um fato, triste mas é…

O resultado sai da pessoa, e não do curso que ela faz. O principal papel do curso, na minha humilde opinião, é de abrir a cabeça do cara para novas coisas.

Faço ciência da computação também, e me deparei com vários casos em que a pessoa tem uma das melhores notas da sala, inclusive em matérias específicas como C e Java, mas não procura fazer nada extra, não faz um projetinho em casa que não seja algum trabalho, e vai sair do curso sem experiência nenhuma.

gente… o papo aqui tá bom e eis que surge eu com uma pergunta para mudar um pouco a direção:

tecnólogo (superior em tecnologia de análise de sistemas) é válido em concursos públicos, assim como o bacharelado?

abraços!

[quote=xipeco]gente… o papo aqui tá bom e eis que surge eu com uma pergunta para mudar um pouco a direção:

tecnólogo (superior em tecnologia de análise de sistemas) é válido em concursos públicos, assim como o bacharelado?

abraços![/quote]

Se o MEC reconhecer que esse curso de tecnólogo é um curso de ensino superior, então vale. Há os que são e há os que não são.

Tem que ver também se o concurso para o cargo aceita tecnólogo, mesmo que não seja um curso superior.

Pode.

Estou quase me formando no curs de Sistemas de Informação(Bacharelado). Se eu pudesse voltar no tempo eu faria tecnólogo.

Ouvi dizer tb que pra iniciar um mestrado eh levado em conta a carga horaria total da sua graduacao eu fiquei sabendo disso porque sou formado em PD (quase 10 anos atras hehehe), mas eu tenho alguns artigos publicados em revistas cientificas e isso conta tb, entao eu poderia pular o mestrado e partir pro doutorado, mas sei la, nem vale a pena.

Mas da uma pesquisada nesse lance da carga horario total da graduacao.

//Daniel

Não sei ao certo como é o currículo dos cursos de Tecnólogo, mas esses cursos tem ênfase matemática e em matérias como Teoria da Computação e Teoria dos Grafos, Linguagens Formais? Pois pra entrar no mestrado geralmente tem que fazer o POSCOMP e essas disciplinas são bastante cobradas nas provas. Quem faz C. Computação eu sei que tem isso no currículo ,mas não sei se os que fazem algum técnologo tem isso. Quem faz algum técnologo pode tirar a dúvida =)

Abs,
Pedro

estou começando a levar a sério a matéria da info.

No caso do mestrado na USP

http://www.ime.usp.br/dcc/posgrad/Admissao/mestrado.html

[quote=kozak][quote=albiere]
“Não acredito que a faculdade ou o tempo de estudo na graduação defina o cargo de alguém, mas sim sua competência demonstrada no trabalho que exerce.” PERFEITO…[/quote]

Concordo que no mundo perfeito deveria ser assim, tanto que ao fazer um dos meus comentários estou colocando uma situação de vantagem quando os indivíduos tem a mesma capacitação profissional.
Mas na vida real nem sempre a capacitação é levada em conta, e isto é um fato, triste mas é…[/quote]

Então o meu mundo é perfeito :slight_smile:

Pelo menos o mercado que atuo, aqui em SP, é assim. Nunca me cobraram uma formação superior (eu não sou formado, tenho 23 anos e desisti da faculdade quando fiz 21 e me mudei pra SP), experiência e capacitação tem sempre ficado acima de situações como essa, pelo menos é o que eu tenho percebido e vivenciado.