Tendencias Android

Galera fiquei um tempo afastado de programação android(uns 2 anos) e to me atualizando de tudo que mudou, por isso to pedindo a ajuda de vcs, vi que surgiram varias Frameworks, mas queria saber o que mudou nesse periodo todo, quais são as novas tendências de desenvolvimento para a Plataforma Android?

A tendência atual em Mobile é o desenvolvimento híbrido, usando frameworks como Ionic, PhoneGap e Cordova. Reduz o custo de desenvolvimento substancialmente e evita ter que construir uma aplicação para cada plataforma.

Chromebook agora roda apps android.

Infelizmente, para os desenvolvedores Ionic e PhoneGap visando reduzir custos, a tendência é apps cada vez mais intensivas graficamente.

Relativo a ferramentas de desenvolvimento, o Android Studio está com a bola do momento, já que se tornou ferramente oficial. Grande maioria dos desenvolvedores estão desenvolvendo nele, enquanto que o Eclipse - JDK não está mais fornecendo suporte ao JDK, porém alguns programadores (como eu) preferem o eclipse, acho que pelo costume de programar nele há um bom tempo. :smiley: