Teste através de matriz

Boa noite! Estou tentando testar se um objeto com 3 dimensões (x,y e z) poderia passar por uma abertura de duas dimensões (a e b). Tentei usar if e else pra condicionar a possibilidade a: variáveis serem maiores que 0; pelo menos duas dimensões do objeto tridimensional devem ser menores que as dimensões a e b. A terceira dimensões pode ser maior já que isso não impediria o objeto de entrar. Tem alguma forma de eu deixar o meu código mais limpo? Preciso de algum outro comando? (while, for,…). Desde já, agradeço!

Ps: Esse exercício é um dos que meu professor deixou para exercitarmos, por isso eu não quero a resposta, algumas dicas já me ajudariam muito!

Scanner in = new Scanner (System.in);

	int a = in.nextInt();
	int b = in.nextInt();
	int x = in.nextInt();
	int y = in.nextInt();
	int z = in.nextInt();
	
	if (x<=a && y<=b && x>0 && y>0 && z>0 && a>0 && b>0) {
		System.out.println("S");
	} else if (x<=a && z<=b && x>0 && y>0 && z>0 && a>0 && b>0) {
		System.out.println("S");
	} else if (y<=a && z<=b && x>0 && y>0 && z>0 && a>0 && b>0) {
		System.out.println("S");
	} else {
		System.out.println("N");
	}

O que você já aprendeu de programaçao?
Sabe criar classes e métodos?
Trabalhar com arrays e listas?
Conceitos de orientacao a objetos?

Há vários conceitos para aprimorar esse código, mas seria interessante saber até onde você já chegou no seus estudos.

Eu posso sugerir um algoritmo que pode implementar só usando os comandos que usou e se conhecer mais coisas, só dizer, que colocamos outras sugestoes.

  • Encontre a menor dimensao da abertura

  • Encontre a maior dimensao da abertura

  • Encontre a menor dimensao do objeto

  • Encontre a segunda menor dimensao do objeto

  • Teste que a menor dimensao da abertura é maior (ou igual?) a menor dimensao do objeto

  • Teste que a maior dimensao da abertura é maior (ou igual?) a segunda menor dimensao do objeto

O objeto pode passar se ambos os testes forem verdadeiros.
Para deixar o código limpo, sugiro que crie variáveis para cada passo, com um nome bem descritivo (como menorDimensaoDaAbertura ao invés de mA)

Tem certeza de que o enunciado está certo?
(x, y, z) são coordenadas em um espaço tridimensional ou a largura, altura e profundidade do objeto?

x,y e z são para indicar o tamanho do colchão em altura, largura e profundidade. x e y são a altura e largura da porta. Quando postei a pergunta 11 dias atrás eu só tinha visto if, else, while, do while e for. O meu programa funcionava (no geral), mas alguma entrada teste bugava ele. Hoje sei switch e tou aprendendo arrays.