Tipo para guardar apenas hora no banco de dados Oracle

Galera,

Então eu preciso guardar em uma coluna do banco de dados a hora inicial e final de operação de uma comércio. Apenas a hora, não preciso da data.
Ex.: O comércio do João abre às 08h e fecha às 18h.

Atualmente estou usando o formato TIMESTAMP no banco de dados, mas não acho a melhor solução, pois preciso ficar fazendo tratativa de apenas pegar a hora no Java o que é trabalhoso, além disso na hora de guardar a hora no banco preciso colocar uma data fictícia, algo desnecessário, apenas para contemplar o contrato de sintaxe do tipo TIMESTAMP.

O tipo de dado para armazenamento de hora do BD da Oracle é o TIMESTAMP, não existe um tipo que só armazene hora.

Infelizmente tem de existir essas tratativas só para recuperar a hora.

@Jonathan_Medeiros

Beleza na hora de buscar a informação no banco da para fazer a tratativa, mas e na hora de salvar no banco de dados a hora ? Vou ter mesmo que colocar uma hora ficticia ou posso colocar os dias,meses e anos como 0 - 00/00/0000 ? Na sua opinião, qual seria a melhor a solução ?

Eu formato a informação no SQL da seguinte forma:

SELECT TO_CHAR(SYSDATE, 'HH24:MI:SS') AS HORA FROM DUAL; //Vai me retornar somente a hora em String

Eu tenho adotado como boa prática armazenar a data corrente juntamente com o horário, até porque o banco não permite armazenar uma data inexistente como por exemplo: 00/00/0000.

@Jonathan_Medeiros

Show de bola !

Na hora de salvar vou ter que fazer uma concatenação da minha data corrente com a hora de operação (inicio e fim) do comercio ?

Como vc faria ?

Se é pra guardar apenas a hora, eu usaria um inteiro.

@pfk66

Como vc faria ? Dê um exemplo pf

Uma coluna do tipo numérico Inteiro.

Ex: 1, 2, 3.

@pfk66 então mas são horas e minutos

Certo. Pensei que fosse só a hora.

Nesse caso você ainda pode usar um inteiro para representar o intervalo entre a primeira hora do dia (00:00) até a hora desejada, em minutos.

Ex: 8:35 seria igual a 515 minutos.

Um jeito bem simples é você fazer um método.

    private String getDateTime() { 
    	DateFormat dateFormat = new SimpleDateFormat("dd/MM/yyyy HH:mm:ss"); 
    	Date date = new Date(); 
    	return dateFormat.format(date); 
    }

Então as duas soluções são boas inclusive o meu código estava no formato do Jonathan, eu só não queria ficar fazendo várias conversões no java e gravando hora ficticia. Até pke para ficar fazendo calculo de horas eu precisava converter em alguns casos o formato string para long.
Acabei usando a solução do pfk66, achei bem simples, gravo tudo em minutos no banco usando o tipo de coluna NUMBER(4,0) e na hora de jogar para a tela eu faço a conversão para horas e vice-versa.

Galera muito obrigado pelas dicas, trabalhar com data e hora as vezes é um problema. Valeu !