Tipos de Licenças

Pessoal,

bem, acho que essa dúvida é meio tosca mas ainda é uma dúvida.

Quais são os tipos disponíveis de licenças atualmente?

Tipo GPL, LGPL, BSD…

O que é o principal de cada uma??

Valews.

Cara, o número de licenças tende ao infinito, vejo que muitas empresas criam suas próprias licenças, como a Sun, a Apache, a JBoss…
Falar da diferença entre elas deve ser uma boa dor de cabeça(a começar por entende-las).

Bem, a que eu sei um pouco mais do que nada é a LGPL, que permite que se use a API/software/produto em um outro software comercial, sem nenhum problema. Porém, se o fonte for alterado, o software a utilizá-lo deve disponibilizar a versão alterada, também sobre a licensa LGPL.

Um exemplo de produto LGPL é o SuperWaba, que até a versão 4.5 era gratuito e agora na 5.0 é pago…

Raphael,

vc é aquele da lista SuperWaba???

É justamente por isso que eu to ficando na dúvida…

E a licença GPL???

Grande sopa de letrinhas… putz… :twisted:

Eu mesmo :wink: :twisted: :wink:

E quanto à licença GPL o que eu sei é:
1° Não pode ser comercializado
2° Se você fizer um programa GPL e outro o utilizar, esse outro também passa a ser GPL

Se eu estiver errado, alguém corrija por favor.

Resumao do resumao.

Todo SW desenvolvido com alguma API, SW, etc que seja GPL tem que ser GPL tambem.

]['s

[quote=raphaelpaiva]Eu mesmo :wink: :twisted: :wink:

E quanto à licença GPL o que eu sei é:
1° Não pode ser comercializado
2° Se você fizer um programa GPL e outro o utilizar, esse outro também passa a ser GPL

Se eu estiver errado, alguém corrija por favor.[/quote]

eita

lógico que pode!
vc pode vender seu software GPL a vontade, cobrar o preço que quizer!
e quem pegar o seu software pode fazer o que quiser com ele, inclusive revender, alterar o fonte e revender, etc, copiar…

só que o código-fonte fica “infechavel”, para quem usar o seu software

mas vc pode lançar o seu software em qntas versões de licença vc quiser…

[quote=microfilo]
mas vc pode lançar o seu software em qntas versões de licença vc quiser…[/quote]

O grande problema é quando você usa um software GPL em seu sistema, como driver JDBC do MySQL seu sistema tem que ser open-source. Open-Source não é grátis, mas isso arruina com muitos dos modelos de negócio de hoje em dia.

Com o SuperWaba vai ser assim, e essa notícia me chocou (ok, não estou por dentrod e superwaba).

[]s

Shoes, então QUALQUER app que usa o driver JDBC do MySQL tem que ter o fonte aberto?

Ufaaaa! Ainda bem que nunca usei o MySQL em produção. uAuahuhAUhuAhuhauhUAuAH.

Exato.

http://www.mysql.com/products/connector/j/

[]s

Opa!
Então me diz ai uns sites legais que usam MySql que eu vou lá encher o saco pedindo o fonte deles… :lol:

Quase todos que estão na Locaweb!

[quote=raphaelpaiva]Opa!
Então me diz ai uns sites legais que usam MySql que eu vou lá encher o saco pedindo o fonte deles… :lol: [/quote]

Bom, tem vários, mas eles não rpecisam liberar o fonte para você, podem liberar para quem eles distribuem apenas.

A GPL não vale em países como Brasil, até onde sei, mas muita gente usa estes trecos em países onde ela vale realmente, e nunca vi a MySQL AB encher o saco de ninguém com isso.

[]s

[quote=pcalcado][quote=raphaelpaiva]Opa!
Então me diz ai uns sites legais que usam MySql que eu vou lá encher o saco pedindo o fonte deles… :lol: [/quote]

Bom, tem vários, mas eles não rpecisam liberar o fonte para você, podem liberar para quem eles distribuem apenas.

A GPL não vale em países como Brasil, até onde sei, mas muita gente usa estes trecos em países onde ela vale realmente, e nunca vi a MySQL AB encher o saco de ninguém com isso.

[]s[/quote]

A GPL não vale pro Brasil? :shock:

quer dizer que eu posso fazer um linux fechado??? 8) :lol:

O Melhor dos modelos de licensa em minha opinião …é BSD.
é fantastico vc poder ter o código fonte em tuas mãos e tudo mais que a GPL proporciona, mas a BSD te abre a possibilidade de criar empresa gerar lucros receita e impostos, um novo produto seu baseado em algum outro ,“coisa que a GPL também pode fazer mas…” ela pode ser negativa em alguns pontos.

A BSD é tipo a GPL podendo “guardar” o código?? Posso transformar um software desenvolvido com tecnologia GPL em BSD???

Como funciona essa conversão de tipos???

Por exemplo o SuperWaba, largou de ser uma coisa e passou a ser outra assim… quase que de repente.

[quote=fzampa]A BSD é tipo a GPL podendo “guardar” o código?? Posso transformar um software desenvolvido com tecnologia GPL em BSD???

Como funciona essa conversão de tipos???

Por exemplo o SuperWaba, largou de ser uma coisa e passou a ser outra assim… quase que de repente.[/quote]

Creio que vc não pode fazer isso… GPL -> BSD

A BSD não é igual a GPL…
Até onde sei a licensa BSD permite vc fechar o código e vender numa caixinha sem precisar mandar os Fontes. “exemplo sua empresa pode pegar o código do postgreSQL fazer umas mudancas, fechar ele, criar um nome e vender o seu produto”, isso é totalmente legal.

A GPL não permite de forma nenhuma vc fechar o Código não tem como vc fazer isso. e ela é viródica se vc desenvolve usando GPL seu código deve ser GPL.

O MySQL é um ótimo gerenciador de arquivos"vixe negrada peguei pesado AHUAHAUHA" documentação ótima em Português eu prefiro não usar por causa da GPL… , por isso falei a GPL é fantastica vc tem acesso aos fontes pode estudar o código, é muito bom mas…

eu prefiro BSD LICENSE.

com relação ao SuperWaba acho que eles deram um retrocesso “posso até estar errado " mas isso não vai influenciar positivamente pra empresa não… eles usavam a LGPL que alguns xiitas OpenSource não gostam, a LGPL é mais maleável é boa. eles lançaram a nova versão sobre GPL e se vc usar as Fetures da nova versão na versão antiga"que continua sendo LGPL” seu código fica contaminado vira GPL AHUAHUAHAUH.

Eles fizeram como a MySQL AB 2 licensas se vc pagar $300 vc tem o MySQL licensiado para ser usado comercialmente…se não teu código pega a GPL.

A GPL por um lado eu não acho ela 100% Livre não, vc não pode fazer o que quizer com ela, já a BSD sim. “Obs:Meu ponto de vista”.

A GPL é ótima para estudos e compartilhamento de tecnologia.

Ops: Mas nem por isso não uso produtos GPL eu uso sim. e apoio.

Isso é um assunto muito bom e vai depender de tua empresa, mesmo aqui no Brasil tem uns caras que levam a sério essa história de licensas, ai tem que ver o foco de tua empresa. GPL ou BSD.

Os caras lá tavam falando que é só pegar um prog. Superwaba em GPL e distribuir como GPL. Daí vc dá o código só a quem pedir…

Pode até vender… disseram que clientes não se interessam em códigos e tals…

Sei lá.

[quote=danieldestro]Shoes, então QUALQUER app que usa o driver JDBC do MySQL tem que ter o fonte aberto?

Ufaaaa! Ainda bem que nunca usei o MySQL em produção. uAuahuhAUhuAhuhauhUAuAH.[/quote]

Por isso o que rola é fazer uma super ponte ODBC.

:stuck_out_tongue: :stuck_out_tongue: :stuck_out_tongue: :stuck_out_tongue:

[size=7][color=yellow]euAIEhsaiuheashieuhsaiuehiausheuiaSEhiueashheiusa[/color][/size]