Tipos de Licenças

[quote=microfilo]tipo, quais as vantagens do software livre, desvantagens, etc

não do tipo:

[quote=Ativistas do Software Livre]
Seu software deve ser livre pq código-fonte é conhecimento! e conhecimento não se fecha!!! conhecimento é de dominio público
[/quote][/quote]

Acho que eles são radicais pra poder convencer o maior número de pessoas. Eles arriscam, o que vier é lucro.

Não é isso que vai fazer o cara desistir do open-source. Primeiro faz com que o cara goste da ideia pra depois ele aprender como é que realmente funciona. É assim que se vende o peixe.

Eu ia responder mas o kuchma já fez isso

Lembrando que software livre e open-source não são a mesma coisa.

A FSF é que veio em 1984 com essa parada de “software livre” (então eu nasci :mrgreen: )
A OSI que veio bem depois se não me engano criou o movimente open-source que é “menos/mais resritivo” :slight_smile: que o software livre

E como disseram o Java não é software livre, nem open-source

Por isso o JavaFree… :mrgreen:

E, como especificação (não sei se totalmente) aberta, Java até provê independência de fornecedores, mas na prática a única implementação funcional disponível da JVM é a da Sun e portanto não se pode escolher outros fornecedores de JVM livres (isso considerando que software livre também entra no termo “independência”)

sim

software livre não é o mesmo que open source

mas o java, é livre!

pois java é um ESPECIFICAÇÃO!!!

o que não é livre é a IMPLEMENTAÇÃO que a Sun fez do java!!!

ela é open-source, mas não é livre - esta sob uma licença maluca da sun… Java Research alguma coisa License…

Qual a sua definição para funcional aquih?

[quote=Diogenes]Qual a sua definição para funcional aquih?
[/quote]

Realmente estava procurando um termo a usar.
Funcional seria aquela JVM que funciona bem, simplesmente isso.

E acho que as implementações livres ainda não estão maduras nesse ponto. Acho que no lado do J2EE temos coisas legais: JBoss, Tomcat etc…

Aliás o que deve ser implementado, em poucas palavras? me corrijam se estiver errado:

-JVM (Sun JRE)
-API (Sun JRE)
-J2EE (Tomcat, JBoss etc…)

O Windows, como o Linux, teve a implementacao da pilha tcp/ip inspirada pelo BSD sim. Agora o resto do OS nao tem nada a ver. O NT foi criado pelos caras que fizeram o VMS. Eh um sistema operacional baseado numa arquitetura mais moderna (microkernel) do que os Unix (monolítica). Dizer que os sistemas operacionais da Microsoft foram copiados porcamente do BSD é ridículo.

[quote=AllMighty][quote=rodrigousp]
Rápida sobre bsd: a micro$oft adora bsd e odeia gpl. Lógico… os sistemas operacionais novos da microsoft foram todos “inspirados” (eufemismo para copiado alguns trechos porcamente) no Freebsd (que é um sistema operacional duca). Mas, nos programas gpl, a micro$oft não pode se inspirar.
[/quote]

O Windows, como o Linux, teve a implementacao da pilha tcp/ip inspirada pelo BSD sim. Agora o resto do OS nao tem nada a ver. O NT foi criado pelos caras que fizeram o VMS. Eh um sistema operacional baseado numa arquitetura mais moderna (microkernel) do que os Unix (monolítica). Dizer que os sistemas operacionais da Microsoft foram copiados porcamente do BSD é ridículo.[/quote]

A pilha tcp/ip do NT até a versão 4 era a mesma do BSD 4.3 e não o FreeBSD. Até ai não existe mal algum nisso.

O linux possui uma pilha tcp/ip propria.

Quando a ser “inspirada pelo BSD”, bom, meio dificil dizer que qualquer pilha tcp/ip não seja pelo menos inspirada.

[quote=AllMighty]
O Windows, como o Linux, teve a implementacao da pilha tcp/ip inspirada pelo BSD sim. Agora o resto do OS nao tem nada a ver. O NT foi criado pelos caras que fizeram o VMS. Eh um sistema operacional baseado numa arquitetura mais moderna (microkernel) do que os Unix (monolítica). Dizer que os sistemas operacionais da Microsoft foram copiados porcamente do BSD é ridículo.[/quote]

curioso…

fonte:

da discussão:

sobre a diferença de kernels:

mais discussão sobre windows bsd:
http://www.zdnet.com.au/insight/software/0,39023769,39183010,00.htm

Minha opinião:
“inspirados” (eufemismo para copiado alguns TRECHOS porcamente)

Não falei que os sistemas operacionais são/foram copiados porcamente do FreeBSD. Apenas que a microsoft tem utilizado (com astúcia )do código do FreeBSD (como pelo menos fonte de “inspiração”).

Ah! O Windows NT é também baseado no OS/2 (ou pelos menos na região cinza entre DOS - Windows - OS/2) que é em parte inspirado nos sistemas unix.