Trabalha Como Freelance

Massa esse curso tecnico em informatica que vc fez, fiz mas foi mas pra manutenção de pc , o professor nem falava de programação eu nem sabia tambem kkk. Pra vc vai ser bom fazer ciencia da computação, ja que, mora em um estado que TI é em alta, ja conheci java…
Quero compra o livro do deitel, porem tou sem grana, estudo mais por video aula e lendo alguns artigo na net,l… Vc leu algum livro quando fez esse curso…

Kkkk sim, eu olhando as grades de curso tecnico aqui é falando ué? é pra montar só ó pc? e tbm estava sem dinheiro na época, tinha acabado de terminar o ensino médio, ai consegui a bolsa na faculdade, olhei a grade e gostei pq na época o nome programação, java,C, banco de Dados pareceu bonito kkk ai eu fui, ai q eu descobrir oq era programação! se vc acreditar ate hoje nao li um livro, na época não tinha dinheiro, mas em compensação tinha um otimo professor, nunca vi alguém ensinar tão bem, teve um aluno q perguntou se foi ele q criou o Java kkk por isso ele ganha 15k sabia até de mais! ai oq aprendi fora, só foi o grande Mestre google e aqui o GUJ! Realmente tive sorte por nascer por aqui, mas tenho certeza que mesmo ai sendo pouco vc pode consegui! é uma dica, crie programas nem q seja para vc mesmo, eu nao sei como é ai, mas na entrevista aqui em boa parte dos casos, ele pedem um programa feito por vc! isso é um diferencial enorme!

Massa , fera , vou fazer isso vou rala, estuda java e SQL somente pra cria um sisteminha basico … Voce usa rede social ? Quero fazer um Networking …

tenho um canal no youtube postando algumas video aula da uma olhada:

Canal Youtube

é isso ai, eu tenho, mas como to estudando e tudo mais, estou sem tempo de ficar nas redes sociais, na hora q sobra um tempinho eu venho é para o GUJ kkk, pode deixa que vou dá uma olhada nos seus vídeos, geralmente tarde da noite q assisto os vídeos vou até me inscrever no seu canal, desejo boa sorte e bons estudos para vc :slight_smile:

O problema de desenvolver com Java para desktop, é quando você chega na parte de ListBox, Grids e outras que exige que voce crie sua própria classe Abstracts para manipular e popular dados em Listas e Grids. Apartir daí você se borra todo.

1 curtida

Realmente tem isso utilizando Swing, mas caso ele for usar JavaFX, popular essas listas e muito fácil e dinâmico, ja q vc pode popular uma List com o próprio Objeto e retorna um objeto da lista.

Bom se ele partir para JavaFX ai ele se borra menos!

1 curtida

Pois é kkkkkk

Geralmente o JFS como camada View resolve. Você utiliza o browser como interface de comunicação com o usuário, e todo o processamento por trás pode ser Servlets. Pelos menos já da para começar a fazer bastante coisa interessante.

Concordo (ainda que em partes) com o @Wsscontador. Se for para desenvolver aplicação desktop, e realmente quiser ficar no Java, talvez seja mais interessante utilizar uma tecnologia MVC (considerando que estamos falando de freelancer). Dessa forma, ficará mais fácil modularizar a aplicação caso ela se expanda para uma solução distribuída.

A única mudança que faria no que o @Wsscontador sugeriu é usar o Spring Boot. Ele é muuuuito bem documentado, em 5 minutos vc já tem um sistema no ar com pouquíssimo código, permite levantar um servidor em 5 a 10 segundos de deploy e oferece suporte a toda plataforma Spring (MVC, Data, Security…).

Entretanto, se realmente for necessário se ater a versão desktop, talvez seja melhor partir para o .Net. Já que seu cliente provavelmente usará Windows, o .Net vai te dar muito mais agilidade e compatibilidade.

Concordo também @sidneydemoraes, mas em parte. Como ele esá começando no Java, neste momento é bom ele pegar os conceitos básicos de Java Web, depois com o seu amadurecimento ele partir para Frameworks mais dinâmicos. Acredito que o uso de Servlets com alguma camada View(JSF, JSP e etc.) devem resolver por enquanto. De qualquer forma não descartaria o uso do Spring.

Estou estudando java e modelagem de dados , mas ainda nao comecei em java web.
Estou no jdbc e OO.

@Wsscontador, seu ponto de vista realmente faz sentido. Talvez seja apenas eu achando que o caminho da aprendizagem Java não precisa começar de forma tão tortuosa, mas sempre esqueço de considerar que ainda temos muuuuuuuitas aplicações no mercado com tecnologia velha.

Acredito que o que tem espantado os jovens do Java é a necessidade de gastar os primeiros dias do desenvolvimento só configurando zilhões de XMLs e realizando outros zilhões de configurações antes mesmo de escrever uma linha de código qualquer.

Talvez eu deva abrir outra thread para isso, mas será que não vale a pena um iniciante começar a aprender Java com o Spring Boot, que configura quase tudo automaticamente, para que ele possa focar verdadeiramente na linguagem? Depois que ele entender como funciona a programação Java, pode voltar ao básico e aprender Servlet, JSP, JSF, EJB, ou que ele quiser aprender.

Digo isso pela minha experiência de ter que aprender tudo isso do JEE para decidir usar só Spring. Olha quanto tempo perdi…

Se puder me ligar para falarmos sobre negócios : Romeu : 21-3168-6143

Estou estudando agora javaEE , com jsp e servelet , ate agora ta tranquilo … Mas html, ainda mexi pouco em xml. estou na parte teorica.

Está no caminho certo.
Fazendo uma pequena analogia, nenhuma criança começa estudar em uma Universidade, ela precisa começar do primário, fundamental, ensino médio… e ir subindo de série até chegar ao objetivo, o DOUTORADO. Assim também é , quando nós queremos aprender uma tecnologia!
Não precisa pressa, vai com calma… um dia chegamos lá!

Oi Galera!
Veja vagas aqui http://www.jobtonic.com.br/brazil/jobs/informatica/ É só um conselho… pode enviar seu CV para empresas quem está na busca de trabalhadores para full-time e proponha a si próprio para trabalhar como freelancer. Essa maneira funciona 100%!

Tem trampos freela pra área de Analista de Requisitos/Projetos?

Eu acho mto dificil ter freela nessas partes… Acho difĩcil as empresas confiarem num analista de requisitos freela… imagina se o analista de requisitos vai no cliente e tudo e depois passa informacoes erradas ou incompletas, e o restante do time nem consegue perceber isso… acho mto arriscado. Analista de projetos, nao sei o que voce se refere, mas se for a gerente de projetos, tb acho dficil, pois é um cargo de mais confianca e precisa muito de full time, pra conseguir dar suporte ao time e reportar aos superiores tb tudo sobre o projeto. Ao menos que seja um freela quase CLT, com horas fechadas por mes, horarios de trabalho combinadas e tal.

putz que massa o debate aqui da galera eu to precisando de um freelance pra fazer um PDV bem simples que vai trabalhar com o banco de dados Firebird. alguém topa ? email paulo_bematech@hotmail.com ou whatsapp 81 9.9575.4667