Trabalhar com TI no exterior

Fala galera, blz!?

Ano passado consegui tirar meu passaporte europeu, fiquei muito contente com isso porque posso trabalhar em qualquer país da União Europeia sem visto.

Agora estou procurando trabalhos pela Europa, especialmente em Dublin, Irlanda. Porque falo inglês e é onde parece ter mais vagas de Desenvolvedor Java (minha especialidade). Tb tentei em algumas cidades da Holanda e Barcelona.

Porém não estou tendo muito sucesso, os CVs que mando pra vagas que parecem mto com meu perfil simplesmente é ignorado. Fiz 2 entrevistas até agora e foram nãos como resposta. Fiz um currículo bem caprichado em inglês (seguindo o curso da Alura) e tento alterar alguns detalhes para ficar mais próximo do que a vaga pede. Muitas simplesmente ignorado.
Obs: É claro que nem todas as empresas vão responder meu CV

Alguém sabe uma dica nessa jornada? Será que se mudando pra lá faria alguma diferença? Será que é o lance de estar no BR que tá atrapalhando?

Obrigado!

Acho que você devia ir pra lá sim. Embora possam existir empresas que fariam entrevista remota, é muito maior a quantidade de empresas que preferem o “face-to-face”. Fora o fato de que seu CV está em concorrência com dezenas de outros que já estão lá.

Se puder ir pra lá suas chances aumentarão, caso contrário, paciência mas acho que uma hora dá certo.

1 curtida

ola, um boa ideia se mudar para lá, suas chances seriam melhores, assim você seria capaz de aumentar seu circulo de amizade, ou mesmo o circulo de influencia, poderia ate começar trabalhando em outras coisas para poder ser manter, ou algum projeto pessoal.

Manter um linkedin, ver como anda suas redes sócias. montar um portfólio ou algo que mostre que você e diferente ou que você e a melhor escolha para a empresa.:slight_smile:

Concordo com o @leandronsp que se mudando pra lá seria mais fácil. Mas ainda do Brasil eu vejo duas outras alternativas:

  • Indicaçoes: Sempre facilita ser indicado por alguém que conheça já trabalhando lá. Nem que seja para ser chamado para uma entrevista, ao invés de ser dispensado só de olharem o currículo

  • Agências/Head Hunters: Existem algumas empresas especialistas em encontrar desenvolvedores no mundo todo. Como a demanda é muito alta, eles geralmente te conseguem algumas entrevistas.
    Conheço gente que consegui emprego em Londres, por exemplo, usando um site chamado Funcional Jobs (ou Functional Works, nao lembro qual deles).
    Nao é incomum que após uma entrevista por skype/hangouts eles te convidem para uma entrevista onsite, pagando os custos da viagem. Claro, nem todas empresas fazem isso, mas é um bom sinal do quanto elas valorizam encontrar bons programadores.

Um perfil no linkedin bem formatado e organizado ajuda muito. Já fiz várias entrevistas para empresas do exterior, estando aqui no Brasil. Não sei quantos anos você tem de experiência, mas não achei tão impossível conseguir uma entrevista assim. Quando estava procurando, estava indo mais atrás de empresas que patrocinavam o visto, eles colocam isso na descricao da vaga, mas como vc já tem visto, da pra atirar pra todo lado :slight_smile:

A parte difícil das entrevistas, foi o teste de algoritimos, que sempre me ferro haha. Normalmente eles te chamam pra uma conversa no skype, só pra ver o ingles, perfil, etc, depois te mandam uma prova técnica de algoritimos, depois, algumas pedem pra resolver um algoritimo compartilhando a tela com algum engenheiro. Ai passando disso é sucesso, terá outras “entrevistas”, mas ja vai estar praticamente dentro. É diferente do que é feito aqui no Brasil, onde eles olham muito sua idade, se tem curso superior, e experiencias anteriores.

Agora, se vc tiver a oportunidade de se mudar pra la, e tentar vaga, acho que eles pegam mais leve nas entrevistas. Tem uma empresa que ajuda muito a conseguir um emprego no exterior: www.vanhack.com

Olá Igor,

Eu tenho 6 anos de experiência com Java.
Já fiz 3 entrevistas por aí, todas por Skype ou telefone.
Acredito que mandei uns 15 CVs até agora (estou no começo). Acho que foi um pouco de ilusão minha também por ver aquele monte de vagas (só no Indeed em Dublin tem 690 vagas digitando “Java Developer”) e achar que ia ser fácil. Vivendo a aprendendo. Mas vou continuar enviando mesmo com muitos “silêncio” como resposta.

Obrigado a todos que responderam até agora! Valeu, pessoal! São boas dicas!

Oloco, mas se mandou 15 curriculos, e conseguiu 3 entrevistas, está otimo :slight_smile:

Tempos atrás parece vi uma reportagem falando sobre isso, Canadá e Inglaterra e EUA estavam contratando gente pra trabalhar lá fora.
Tem umas vagas no apinfo
Dê sempre uma olhada.

Alemanha: Berlin e Munique sempre to vendo vagas tb

Cara vc tem experiencia? pq ja morei em Dublin, e consegui trabalhar la como estudante (apesar que para brasileiro isso ser muitooooooo dificil) mas como vc tem visto ja facilitaria, e o mercado de TI em Dublin é muito bom cara, e arrisco a falar q é um dos maiores da europa, pq a maioria das grandes empresa estão la, devido ao incentivo fiscal da irlanda. Tem muitaaaaaa vaga la, da uma olhada neste site http://www.irishjobs.ie/
boa sorte!!!

haaaa, e quando eu morrei la, mandei para umas 30 vagas, todos me responderam, sempre perguntando se tinha visto europeu, apesar da resposta negativa, sempre respondiam

Cadastrei meu CV no Monster e posso dizer que é uma ótima ideia! To falando com mta gente agora.