Trabalhar como freelance em Nodejs

A jornada de programador freelance é um caminho bastante pedregoso, principalmente quando você escolhe a Linguagem Java para fazer os projetos, eu inicie os estudos em Java em 2012, não encontrei no mercado de trabalho por conta de problemas pessoas que prefiro não mencionar.

O maior obstáculo que encontro é que geralmente o cliente não tem condições de arcar com as despesas do custo de servidor web que é muito caro, para hospedar uma aplicação Java a média o custo está em torno de 948 reais anuais enquanto uma aplicação feita com PHP ou .Net o custo baixa para 108 reais anuais.

Eu não tenho interesse de estudar PHP e nem .Net.

Conheci uma rapaz nas rede sociais que ele me falou que “a maioria das empresas estão migrando para Linguagens de programação que possam desenvolver aplicações híbridas”, me apresentou estáticas dizendo que Javascript que estava liderando o rank, observem a baixo;

Ele me disse que as empresas estão “criando as aplicações Back-End em NodeJS e Front-End em Vue, React e principalmente em Angular 2+ ”. E todas essas tecnologias são Javascript na sua essência.

Eu sei que tem muitas vagas de emprego até para quem não tem qualificação se for com Linguagem Java na região sul e sudeste do Brasil, porém não estou em condições de mudar com minha esposa para o sul e sudeste do Brasil.

Meu objetivo é encontrar no de trabalho em desenvolvimento e apesar de pagarem menos para um desenvolvedor Javascript pelo menos eu vou está trabalhando com minha área.

Eu acredito que esteja no caminho certo, mas preferir realizar essa postagem pra ver se existe algum ponto de vista diferente.

E quais são as oportunidades reais na sua região ou em freelance? Não fique preso a gostos ou ao que ficam vendendo da moda. Se tiverem boas oportunidades em que PHP ou .NET atendam melhor o cliente, então não deveria descartar. Sem falar que PHP e .NET são muito mais tranquilos de aprender e produzir do que Java. Mas enfim, é opção sua, serão menos oportunidades. Você quer ser programador Java ou analista de sistemas? Lembre-se que tecnologia é só o meio, a atividade fim do cliente é o mais importante, onde você vai atender resultados com a tecnologia mais adequada para um determinado cenário.

resposta: PHP

Eu quero ser programador Java, mas hoje preciso de alguma forma produzir dinheiro por causa dos meus compromissos financeiros, então com Java não tem como trabalhar como freelance, como tinha dito anteriormente, os clientes não tem condições de pagar a hospedagem de uma aplicação Java.

Eu queria poder ver um ponto de vista diferente, é uma pena que poucas pessoas comentaram minha postagem.

E essa também:

“a maioria das empresas estão migrando para Linguagens de programação que possam desenvolver aplicações híbridas”, me apresentou estáticas dizendo que Javascript que estava liderando o rank, observem a baixo;

Você concorda com essa afirmação?

JavaScript lidera o ranking pois até o momento é a única linguagem que os navegadores interpretam, então tudo para navegador usa javascript, quando há programação no front.

Estou por fora sobre estatísticas de JavaScript no backend com Nodejs e de soluções híbridas com js.

Meu conselho é que atenda demandas, se a demanda no momento envolve PHP, estude. Faz tempo que tive contato, mas foi a tecnologia web mais fácil que já trabalhei.