Ultrabook para desenvolvimento Java

[quote=Ataxexe]

Concordo, eu só coloquei “antigo” porque ele disse ser “notebook de presença”, mais pra alfinetar mesmo. :twisted:

Eu também tenho um Dell (Vostro 3460). Paguei quase o mesmo dos notes da microboard (peguei na promoção) e as especificações dele são excelentes (nem tem mais no site pra vender com as mesmas especificações, inclusive).

fausto, o meu tem 14 polegadas e especificações semelhantes as que você colocou (tirando o SSD, o HD é 750GB 7200 rpm com um SSD meia boca de 32 GB).[/quote]

Pesquisei por esse seu note no site da dell, realmente a config está um pouco diferente. Eu também tenho um dell e acho muito bom. Na época comprei deles pois foi o único que achei com HD de 7200 rpm, mas parece que agora eles não estão oferecendo mais. Vou entrar no chat deles e perguntar se é possível configurar mais do que é oferecido no site.

Pesquisem pelos Vaio Z series… custam uma facada, mas existem opções de até 13" com hardware realmente absurdo, principalmente nas versões que não são oferecidas ao mercado BR (normal).

Falando em Mac, alguns MacBook Pro possuem configuração também muito robusta, mas o preço que se paga pela maçã vocês já devem imaginar.

[quote=Vin?ius Abreu de Fran?]Sony, Samsung, Dell, blah! Pra mim todos eles são só notes que são só a casca, nada de conteúdo… :stuck_out_tongue:

Um notebook com uma configuração excelente que adquiri recentemente é o Microboard Centurrion Premium, i72620M, 16GB ram, 640GB HD e tudo mais que um note de presença tem, ele é o último da linha.
Pena que não está mais disponível a venda no walmart mas o irmão intermediário dele com 12GB ram, já é uma ótima pedida.
http://www.walmart.com.br/categoria/informatica/notebooks/?fq=C:247/254/&fq=B:166&fq=spec_fct_16347:Intel%25c2%25ae+Core+i7&PS=20[/quote]

Com todo o respeito, essa opinião é coisa de “liso, sem grana, falido”.
Veja a qualidade das peças e conectores de um notebook XPTO e compare com peças utilizadas na montagem da dell, sony, alien ware.
Cara, é gritante a diferença. Claro que nestas marcas você paga também pela “marca”, mas é muito diferente.

Um amigo veio recentemente com um desses lixoboards aí que você tem e tentou comparar com o meu, e olha que o meu é antigo, já vai fazer 1 ano.
O dele era esse tal Centurion premium, com 12gb de ram, 500hd, I7.
O meu é modesto, I7, 6gb de ram com 500hd.

Quando rodamos os mais diversos benchmarks o meu deu uma surra no dele com mais de 220% de performance de diferença. E olha que o meu só tinha metade da quantidade de memória.

Não é só o processador e a memória que irão afetar no desempenho, a qualidade dos dispositivos e conectores de uma placa mãe, o modelo de fabricação do processador e a arquitetura da memória afetam drasticamente, “eu disse drasticamente” o desempenho.

Pra finalizar, esses notebooks aí lixoboard, lixotivo… as peças são de quinta. Um dia caí na besteira de comprar um lixotivo (positivo) e me dei mal. Assistência ruim, péssimo atendimento, e quando abri a carcaça, vi que a placa mãe tinha sido fabricada há uns 4 anos, com uma arquitetura terrível. Não economizo em dizer que a placa mãe era de sétima categoria.

[quote=Gustavo da Silva]Olá Galera!! Boa Tarde!!

Estou pensando em adquirir um ultrabook, e o utilizaria – principalmente – para desenvolvimento.

Alguém que tenha um poderia descrever se está contente (ou não!) com o equipamento?!

Gostaria de saber – principalmente – sobre o desempenho.

Estou usando, no momento, um notebook Athlon 64 x2 Dual Core, 4gb de ram, com Linux, e o
equipamento sóóóófre para subir o tomcat + hibernate, usando o Eclipse como IDE.

E o Mac Air?! Tem excelente desempenho?! Ou o Macbook Pro?! E o LG z430?! (infelizmente não
tem teclado retroiluminado)

Forte Abraço.
t+
Paz[/quote]

Se tiver grana para um Mackbook Pro, eu o indicaria com toda a certeza, até porque estou levando em conta não só o hardware mas também o sistema operacional.

Abraço

[quote=maiconramones][quote=Gustavo da Silva]Olá Galera!! Boa Tarde!!

Estou pensando em adquirir um ultrabook, e o utilizaria – principalmente – para desenvolvimento.

Alguém que tenha um poderia descrever se está contente (ou não!) com o equipamento?!

Gostaria de saber – principalmente – sobre o desempenho.

Estou usando, no momento, um notebook Athlon 64 x2 Dual Core, 4gb de ram, com Linux, e o
equipamento sóóóófre para subir o tomcat + hibernate, usando o Eclipse como IDE.

E o Mac Air?! Tem excelente desempenho?! Ou o Macbook Pro?! E o LG z430?! (infelizmente não
tem teclado retroiluminado)

Forte Abraço.
t+
Paz[/quote]

Se tiver grana para um Mackbook Pro, eu o indicaria com toda a certeza, até porque estou levando em conta não só o hardware mas também o sistema operacional.

Abraço[/quote]

Instalei na máquina que indiquei Ubuntu e roda lindamente.
Lembrando que usar pc não significa usar windows (longe disso…).

[quote=giovanni_dalfre]Há quatro anos, comprei um notebook da Intelbras… Estava em promoção e logo pensei “Já já esse note vai da pau”.

Estava enganado, ta até hoje, firme e forte. Nunca deu problema :p.

Inclusive durando mais que o Notebook Acer do meu pai, que não passou 2 anos, deu problema na fonte e com 3, o negocio que segura a tela no resto quebrou.[/quote]

É mais ou menos a mesma coisa que dizer “meu avô tem 104 anos e fumou a vida inteira”. Pois bem, ele teve sorte e nasceu com uma predisposição genética a não adoecer nem fumando a vida inteira.
No seu caso, você teve sorte :slight_smile:

Opa e ai Tchello.

Concordo contigo sobre usar PC, inclusive hoje eu tenho um Dell Vostro 3550 com ubuntu também :smiley:

Mas já usei um Macbook para realizar alguns testes e é brutal a diferença (na minha opinião).

Fora que tem coisas no ubuntu que me irritam, o office, as inúmeras atualizações que nunca terminam, a minha placa sandy-bridge não funciona e por consequência não tenho efeitos 3D, enfim… Coisas que não estão relacionadas diretamente a desenvolvimento mas que durante o uso eu sinto falta.

Abraço

[quote=doravan][quote=Vin?ius Abreu de Fran?]Sony, Samsung, Dell, blah! Pra mim todos eles são só notes que são só a casca, nada de conteúdo… :stuck_out_tongue:

Um notebook com uma configuração excelente que adquiri recentemente é o Microboard Centurrion Premium, i72620M, 16GB ram, 640GB HD e tudo mais que um note de presença tem, ele é o último da linha.
Pena que não está mais disponível a venda no walmart mas o irmão intermediário dele com 12GB ram, já é uma ótima pedida.
http://www.walmart.com.br/categoria/informatica/notebooks/?fq=C:247/254/&fq=B:166&fq=spec_fct_16347:Intel%25c2%25ae+Core+i7&PS=20[/quote]

Com todo o respeito, essa opinião é coisa de “liso, sem grana, falido”.
Veja a qualidade das peças e conectores de um notebook XPTO e compare com peças utilizadas na montagem da dell, sony, alien ware.
Cara, é gritante a diferença. Claro que nestas marcas você paga também pela “marca”, mas é muito diferente.

Um amigo veio recentemente com um desses lixoboards aí que você tem e tentou comparar com o meu, e olha que o meu é antigo, já vai fazer 1 ano.
O dele era esse tal Centurion premium, com 12gb de ram, 500hd, I7.
O meu é modesto, I7, 6gb de ram com 500hd.

Quando rodamos os mais diversos benchmarks o meu deu uma surra no dele com mais de 220% de performance de diferença. E olha que o meu só tinha metade da quantidade de memória.

Não é só o processador e a memória que irão afetar no desempenho, a qualidade dos dispositivos e conectores de uma placa mãe, o modelo de fabricação do processador e a arquitetura da memória afetam drasticamente, “eu disse drasticamente” o desempenho.

Pra finalizar, esses notebooks aí lixoboard, lixotivo… as peças são de quinta. Um dia caí na besteira de comprar um lixotivo (positivo) e me dei mal. Assistência ruim, péssimo atendimento, e quando abri a carcaça, vi que a placa mãe tinha sido fabricada há uns 4 anos, com uma arquitetura terrível. Não economizo em dizer que a placa mãe era de sétima categoria.[/quote]

Eu estou trabalhando com um positivo, i5 2450m e 6 g de memoria ddr3, eu não cheguei a rodar nenhum benchmark mas eu simplesmente abro eclipse com jboss tools nele, junto com o websphere, 2 browsers sendo um com umas 10 abas, junto com o outlook, juntocom uma ide boqueta de bando de dados aqui e… ele simplesmente não fica lento… as vezes além disso eu abro outro eclipse também e as vezes ele da umas engasgadas, mas nada que realmente atrapalhe minha produtividade (não é frequente as engasgadas nem com tudo isso aberto, mesmo com tudo isso, 2 eclipses, servidor jee aberto, enfim… ).

eu não compro dessa marca para mim, mas confesso que me surpreendo pela dificuldade em fazer ele demorar para responder alguma coisa… a unica coisa que acho que melhoraria nele seria um ssd para fazer as coisas abrirem mais rápido, tipo o eclipse, coisa que fica no hd e demora algum tempo para abrir…

como feedback, o teclado dele realmente é um dos piores que ja vi, eu uso um teclado e mouse a parte e um daqueles suportes para notebooks que o deixam mais alto.

[quote=maiconramones]Opa e ai Tchello.

Concordo contigo sobre usar PC, inclusive hoje eu tenho um Dell Vostro 3550 com ubuntu também :smiley:

Mas já usei um Macbook para realizar alguns testes e é brutal a diferença (na minha opinião).

Fora que tem coisas no ubuntu que me irritam, o office, as inúmeras atualizações que nunca terminam, a minha placa sandy-bridge não funciona e por consequência não tenho efeitos 3D, enfim… Coisas que não estão relacionadas diretamente a desenvolvimento mas que durante o uso eu sinto falta.

Abraço[/quote]

Foi por isso que eu optei por virtualizar um linux dentro do windows no meu notebook novo. Além do meu linux voar ainda programei snapshots diários pra manter meu ambiente de desenvolvimento bem estável e portável (posso jogar a máquina virtual no desktop e trabalhar, depois voltar ela pro notebook, isso sem contar que, se eu vier a trocar de notebook, não preciso reinstalar meu ambiente de novo).

Até agora não senti diferença alguma pro ambiente real, aloquei a mesma quantidade de memória pra máquina virtual e metade dos processadores. Se eu não trabalhasse com Middleware da Oracle poderia muito bem ter alocado metade da memória.

Olha doravan, me desculpe pois minha opnião não é coisa de liso, pois nenhum “liso” tem 2 mil e 500 reais pra dar de lapada assim não. Não é a toa que o produto durou uma semana em estoque. Sobre a qualidade das peças, ESTÃO SUPER ENGANADOS E PRECONCEITUOSOS. Esse é meu segundo microboard, eu ia comprar um HP se não me engano Pavillion (sei lá), ou um vaio, mas por ter um microboard DE 7 ANOS NA MÃO QUE NUNCA ME DEIXOU NO PAU E AGUENTAVA UM SUPER TRANCO não pensei duas vezes quando vi a nova configuração… Desenvolvo utilizando EJB para JEE e no meu antigo utilizava Netbeans com glassfish, fora um servidor WAMP e MySQL rodando, fora meus programas e jogos pessoais…

Então o que se passa muitas vezes aqui é falta de informação e “NÓIA”, isso mesmo, “NÓIA DE HIPSTER”. O cara chegou a dizer que “Olhe as configurações, esse seu microboard é antigo! É da segunda geração ¬¬’”. Eu não vou nem comentar essa frase…

Só sei que no benchmark do próprio Win8 aqui ele dá 5.9 atribuído pelo mais baixo, o vídeo, o resto dá tudo 8. O que PRA QUEM VAI PROGRAMAR ESTÁ ÓTIMO!

É por isso que o mercado está cheio de produtos que só tem a “casca”, por causa dos HIPSTERs que compram seus produtos apenas por se vangloriar em dizer “esse meu tem mais memória que o seu” ou “o meu é geração 3” e muitas das vezes nem utilizam os recursos por completo, PQP! A diferença real para o suprimento da real necessidade É IRRISÓRIA.

Geração 3 o cacete, qual a diferença real em produtividade que eu vou ter com isso? Nem um ano de interstício da segunda geração pra terceira? MEU DEUS GENTE, ACORDA!!!

Então não seja HIPSTER, compre avaliando bem qualidade e necessidade. :wink:

Sobre esse lance de 3a. geração dos processadores Intel, um vendedor disse que ao receber treinamento (acho que da Sony) pra vender os ultrabooks, o mentor disse que não existe 3a. geração.

Não lembro se ele mencionou que esse lance de 3a. geração era Marketing.

Alguém poderia informar a diferença (em especial i5 & i7), da 2a. & 3a. geração?! A 2a. geração já era Ivy bridge?!

Forte Abraço.
t+
Paz

Não sei se Vocês consideram “um pecado” consultar o yahoo respostas (huahauhau), mas os links:
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20120514103838AAMK4pT

informam que um i7 de 1a. geração possui performance superior a um i3/i5 de 3a. geração.

Confirma?!

Sim, o I7 primeira geração é mais rápido, inclusive, que o I3 e o I5 3ª geração.

Baaala!!!
Tô precisando de um processador excelente, pois nos projetos que atuo, o tomcat tá levando uns 80segs pra levantar a aplicação. A aplicação tem umas 80 tabelas.
Usamos JSF + Hibernate + Spring (core & security), Guava. Além do PostgreSQL.
Mesmo meu processador ser 64bits dual core, e tendo 4gb de ram, não entendo o porquê desta mierhda penar pra levantar o tomcat. E o problema é processamento,
pois o linux não chega a fazer swap in/out. Meu note é um Acer Aspire, pode ser que (como mencionado em posts anteriores), os componentes internos não sejam
de qualidade. Mas pras demais tarefas, it works well.

Marketing, não é.

Os processos de fabricação tem mudado, acho que os processadores atuais da família Core i são 32nm.

Os sockets também mudaram e, consequentemente, algumas características de arquitetura… diferentes chipsets, etc.

Tô dando uma olhada nuns gráficos e me parece que é lenda isso de que os primeiros i7 são mais rápidos que os atuais. Podem até estar ENTRE os mais rápidos, mas não são OS MAIS, necessariamente.

[quote=caiodorn]Marketing, não é.

Os processos de fabricação tem mudado, acho que os processadores atuais da família Core i são 32nm.

Os sockets também mudaram e, consequentemente, algumas características de arquitetura… diferentes chipsets, etc.

Tô dando uma olhada nuns gráficos e me parece que é lenda isso de que os primeiros i7 são mais rápidos que os atuais. Podem até estar ENTRE os mais rápidos, mas não são OS MAIS, necessariamente. [/quote]

E isso sem contar que eles esquentavam muito mais. E nos notebooks consumiam muita bateria.

Bom, talvez minha experiência valha alguma coisa.
Semana passada finalmente escolhi qual ultrabook comprar e levei pra casa um Dell Inspiron 14z.
É uma máquina bem bacana: Core i5, 6Gb de RAM e Windows 8. Tem também uma placa de vídeo dedicada, mas como minha única aplicação realmente pesada é o javac, pra mim não faz diferença alguma.

No início, estranhei um pouco o Windows 8: ainda to me adaptando, mas até agora sem grandes problemas, pelo contrário, algumas surpresas muito agradáveis, como por exemplo uma performance excepcional do Java.

So far, so good. Estou bem satisfeito com ele.
Mas levem em consideração que sou um cara de software, e que não tem lá grandes exigências de processamento além de uma compilação rápida dos meus sistemas.

[quote=Gustavo da Silva]Sobre esse lance de 3a. geração dos processadores Intel, um vendedor disse que ao receber treinamento (acho que da Sony) pra vender os ultrabooks, o mentor disse que não existe 3a. geração.
Não lembro se ele mencionou que esse lance de 3a. geração era Marketing.
[/quote]

Sei sei sei.

Acho que é para vender o estoque antigo dos notebooks com os processadores Intel de 2a. geração :slight_smile:

Basicamente a Intel funciona assim: a microarquitetura muda a cada 2 anos (chamam isso de “tick”) e o processo de fabricação muda a cada 2 anos (chamam isso de “tock”).
O que chamam de 1a. geração são os processadores da microarquitetura Nehalem (fabricados em 45 nm, ou seja, Nehalem, e em 32 nm, ou seja, Westmere).
O que chamam de 2a. geração são os processadores da microarquitetura Sandy Bridge fabricados em 32 nm, ou seja, Sandy Bridge.
O que chamam de 3a. geração são os processadores da microarquitetura Sandy Bridge fabricados em 22 nm, ou seja, Ivy Bridge.

Se seu objetivo é apenas desempenho bruto, você só precisa atualizar seu computador a cada mudança de microarquitetura. Quem tem um Sandy Bridge não precisaria ir para um Ivy Bridge da mesma velocidade.

Agora, se você prioriza também tempo de duração de bateria, vale a pena atualizar para Ivy Bridge, porque cada mudança de processo de fabricação melhora o consumo.

Eu tenho um notebook Sony com i7 de primeira geração (Nehalem) e ele é um verdadeiro aquecedor de ambientes, sem contar que a bateria dele é mais para no-break que outra coisa (só para salvar as coisas depois que acabou a luz). O meu MacBook de 2a. geração (Sandy Bridge, i7) já tem uma duração bem maior da bateria (não preciso ficar procurando uma tomada para usá-lo).

Reforço o que o entanglement disse:
Se precisar de uma relação performanceXwatt ótima, pegue o com menor litografia como o IvyBridge, mas se quer apenas uma melhor performance, pegue um intermediário.A diferença de IPC dos Sandy para o Ivy é muito pequena.
Tenho um IvyBridge i7 3770(Desktop) com 16GB RAM,SSD256GB,3TB de HD,BLURAY e uma Radeon 7870 com monitor IPS de 23, e o que eu mais fiquei surpreso foi o consumo quando eu estou com o Eclipse aberto codificando, como nesse exato momento e com 12abas do firefox abertas: 95watts(incluso monitor)!É muito pouco!Navegando, fica na casa de 77watts.Claro que se eu jogar a coisa dispara para mais de 200, mas achei muito baixo o consumo normal.