Um leigo de Git (por enquanto) - resolvido

Galera minha dúvida sobre o Git, ainda não comecei a estuda-lo realmente a finco, quando eu crio um repositório qualquer desenvolvedor pode acessa-lo? basta que esteja configurado corretamente, é isso mesmo? ou é necessário que ele tenha acesso a uma máquina/servidor em comum… obrigado!

Salve Cleyron_Chagas!
Depende. Você está falando de um repositório online no GitHub? Se sim, existem duas vertentes:
GitHub free: Sim, qualquer um pode encontrar certos arquivos, por ser público.
GitHub pago: Você tem a opção de escolher deixar público ou não.

"Ah mas eu quero um git privado de graça"
ou melhor dizendo
BitBucket

1 curtida

eu estava falando mais de Git mesmo…

Isso depende de onde você criou o repositório, por isso o FearX perguntou sobre o Github.

Se você criou o repositório no seu próprio computador, então só você tem acesso à ele, da mesma forma que qualquer arquivo no seu computador. Você pode até disponibilizá-lo na internet, tornando seu computador um servidor remoto, mas isso não é comum.

Se você fala de um repositório em um serviço como o Github, Bitbucket ou Gitlab, vai depender dos termos do serviço e do plano contratado. Por exemplo, os repositórios gratuitos do Github são públicos, ou seja, todos podem acessá-los e baixar a partir deles, mas não fazer push para eles, ou seja, só quem tem o controle da conta pode subir alterações. Os repositórios privados são pagos. Já no Bitbucket, você pode ter repositórios privados de graça (5, se não me engano).

Você também pode ter um repositório numa rede local (numa empresa, por exemplo), em que cada desenvolvedor tem um usuário e senha para fazer push, pull, commit e afins.

Abraço.

1 curtida

Mas é justamente o que te respondi.

Se for privado não, se for público sim (vide resposta)

Não é bem assim que a banda toca, amigão. Você precisa estudar o Git, assim com estudar toda e qualquer ferramenta que você usa. Saber o que é commit, merge, pull, cherrypick, branch e outros comandos que você utilizará para o controle do versionamento do arquivo (afinal, é pra isso que o Git serve)

Novamente: Depende. Os repositórios locais (obviamente, ficam na sua máquina) dependem apenas da instalação do Git e do seu uso. Os repositórios on-line eu especifiquei na minha resposta. Acho que pode te ajudar isso. :slight_smile:

1 curtida

Valeu galera, respondido minhas dúvidas!!!

Aqui tu vai aprender bastante sobre Git.

1 curtida