Uma belíssima explicação porque teste unitários sucks!

O fato de começarem a falar de TDD quando o assunto é testes unitários mostra como o assunto é pouco entendido, até mesmo entre os entusiastas.

[quote=JoseIgnacio]O fato de começarem a falar de TDD quando o assunto é testes unitários mostra como o assunto é pouco entendido, até mesmo entre os entusiastas.
[/quote]
Talvez voce esteja certo. Ou talvez nós entusiastas simplesmente não acreditemos na viabilidade de testes unitários depois do código já escrito. No outro tópico que eu indiquei ali há uma trecho de debate sobre isso. TDD vs testes unitários.

TDD eu também não tenho muito o que opinar, só assisti palestras, achei interessante pelo menos na teoria, pela maior garantia das coisas, só não sei se na prática é divertido fazer, pois não gosto de nada chato. No momento só trabalho mesmo com teste após funcionalidade pronta, gerando automaticamente o cenário de testes/repositório fake com objetos instanciados a partir do banco de dados real, isso já elimina bastante trabalho burocrático no teste e só fica a parte de quebra da regra. Teste automatizado automático para preguiçosos igual eu. Se está errado ou fere etiquetas não sei, mas funciona pro caso.

Pra mim quem não testa uma parte crítica do software seja com TDD ou não é por que não conhece a técnica.
Testes unitários são fundamentais para garantir que o seu código (de sua responsabilidade) funciona em determinado ponto do sistema, e vai continuar funcionando enquanto o teste EXISTIR e estiver passando.
É amigos, digo EXISTIR por que infelizmente já vi muita gente comentar teste que parou de passar depois que alguma alteração foi efetuada no código testado.

Sad but true…

[quote=bsl.lacerda]Pra mim quem não testa uma parte crítica do software seja com TDD ou não é por que não conhece a técnica.
Testes unitários são fundamentais para garantir que o seu código (de sua responsabilidade) funciona em determinado ponto do sistema, e vai continuar funcionando enquanto o teste EXISTIR e estiver passando.
É amigos, digo EXISTIR por que infelizmente já vi muita gente comentar teste que parou de passar depois que alguma alteração foi efetuada no código testado.

Sad but true…[/quote]

Por favor, evite ressuscitar tópicos sem um EXCELENTE motivo para isso. Por exemplo, dar a solução de um problema. Tópicos de opinião, como esse, raramente merecem ser ressuscitados - até porque, sua conclusão está próxima de muitas já emitidas aqui.

Desculpa Sr. Moderador.