Usar IF em botões?

Sou meio que iniciante em programação java. Estou começando a aprender sobre Jframe e método/função e estou com uma duvida em uma ideia que tive. Um programa simples que faça equações de segundo grau. Porem estou usando a interface do netbeans e queria saber se é possível usar algo como IF nos botões.
Assim a pessoa digitaria os valores de A, B e C e poderia escolher entre 2 botões: “Me mostre o passo a passo” ou “me mostre apenas a resposta”. E ai, dependendo de qual botão ela apertar, mostrar um panel, internalframe, label, etc, referente a este botão. Grato!

Você pode criar um método passando um parâmetro, cada botão chama o mesmo método enviando um parâmetro diferente (0,1)…

Valide o parâmetro se é 0 ou 1 no inicio do método.

=)

Neste caso, não é mais interessante inserir uma JCheckBox e, ao clicar no botão para mostrar o resultado, verificar se essa check está marcada ou não?

Eu já brinquei com algo desse tipo em Mobile, algo mais interessante seria fazer da seguinte forma:

Você coloca apenas um botão de calcular que trás o resultado de forma crua.

Ao vir esse resultado, uma nova opção irá ficar disponível, “Ver detalhadamente” ou algo do tipo e ao clicar ele veja a conta de forma detalhada.

Não é mais fácil criar um ActionListener para cada botão, e cada um responde adequadamente ?

E como eu faria isto?