Utilização similar a ponteiros em Java

Bom Dia Pessoal!!
Sou iniciante em Java, procurei bastante a minha dúvida na internet e não encontrei algo que possa me ajuda. Então aqui vai:
Estou criando um programa e nele possuo várias variáveis do tipo JCheckBox, a caixinha de marcar, para não ficar colocando .“setEnable(false);” em todas quando quiser zerar ou ficar fazer vários IF’s para verificar quais estão selecionadas, eu gostaria de criar um vetor e que cada casa “apontasse” para uma Checkbox assim eu poderia fazer um simples For zerando ou filtrando o que seja do meu interesse. Essa foi a ídeia que tive para resolver meu problema, o programa está pronto e funcionando, porém tem centenas linhas de “isSelected” ou “setVisible” etc e gostaria de enxutar ele. Alguém tem alguma dica?

É só colocar seus checkboxes nesse vetor.
Posta o código que você já fez.
Java só não possui a chamada aritmética de ponteiros, fora isso, cada variável que não seja de tipo primitivo, é uma referência, ou um ponteiro, à um objeto.

Funcinou meu caro, fiz uma lista e era apenas isso, compliquei muito na minha cabeça e achei que era mais dificil do que imaginei. Muito obrigado.