Vale a pena fazer cursos online?

Galera estou com uma dúvida grande em relação a cursos online…
Estava olhando o site do alura e fiquei muito interessado pelos cursos, gostei das divisões etc…
Gostaria de saber se os certificados desses cursos online tem algum valor para as empresas hoje em dia?
E gostaria de saber se vale a pena pagar o preço de 1200 reais pelos cursos ou continuar fazendo cursos no UDEMY…

O que tem valor é você saber, isso que vai ser cobrado independente de qual certificado. No curso você vai ter uma direção, aprender mesmo vai ser você criando projetos. Acho que não vale enquanto Alura e outros similares não venderem cursos avulsos, acaba complicando mesmo pagar esse valor todo e nem for de interesse todos os itens. Pra pagar isso vale mais fazer presencial, que é muito mais proveitoso que online.

Sim, isso eu entendo que o valor é o conhecimento, mas os certificados são uma forma de mostrar a empresa que você estudou aquilo. Falo também em relação a qualidade dos cursos se compensaria ou não, se é melhor continuar no UDEMY que posso comprar os cursos avulsos.
Me interessei muito por esses cursos também por ouvir falar que eram ministrados pelo pessoal da Caelum…

Alura vende cursos avulsos. Mas eu acho que comprar 1 curso não a pena.

1 curtida

Cara, como o @javaflex falou, compre o curso avaliando a qualidade do conhecimento. Talvez tenha algum valor se você está muito no início da carreira e está pleiteando uma vaga de estágio ou programador júnior, mas se tiver portfólio é melhor que certificado.

Pode ver o que o colega @rmendes08 falou, com Alura vendendo cursos avulsos, veja se o valor fica mais compatível com o que você investia via UDEMY.

Sim, eu ainda estou no 6o período de Engenharia de computação, não tenho conhecimentos muito avançados…

Sim… vou pensar direitinho… acredito que os cursos do alura sejam melhores… mas vou pensar.

Os presenciais da Caelum posso te afirmar que são melhores. Mas pelo menos pra mim curso online caro não vale apena, prefiro pesquisar conteúdos livres.

Vou te dar um exemplo, estava aprendendo javascript e react sozinho, documentação, stack, youtube, tudo no free né. Estava conseguindo de boa, mas muitas vezes empacando em certos pontos, demorava pra obter a resposta, ficava meio perdido no que estudar em seguida.

Por indicações resolvi comprar dois cursos da Udemy JS Ninja e React Ninja, peguei numa promoção, mas mesmo assim foram 300 reais, porém com o quanto estes cursos reduziram minha curva de aprendizado, posso dizer que em um mês aprendi o que antes levaria um ano.

Antes eu achava que poderia aprender tudo sozinho, que não valia a pena pagar por cursos, og vejo que com a escolha dos cursos certos, é um investimento, e não um custo. Pois com certeza o lucro que posso obter em cima desse conhecimento no tempo ganho é bem maior que o que gastei ali.

Pra quem nao é autodidata, esses cursos sao importantes mesmo, pois dá um direcionamento sequencial. Livros também são ótimas opções. Na minha opinião o mais importante sao os cursos presenciais, pelo networking, troca de ideias frente a frente com o professor. Conseguir algo por indicação é mais importante do que ter qualquer certificado. Voce pode ter o melhor certificado de curso online, mas vai ter que concorrer vaga com centenas de candidatos.

3 curtidas

Eu concordo com o @javaflex nesse sentido. Aulas presenciais são sempre as melhores opções, pra quem é auto-didata e tb pra quem não é, pelo networking. Mas, no final, o que vale mesmo é aprender algo que vc realmente queira. Aí, vai ser mais fácil seu entendimento, até pelo desejo de conseguir o conhecimento do tema desejado.
Udacity e Alura são ótimas opções.

1 curtida

Sim concordo plenamente com você, os cursos presenciais são melhores… O Networking nem se fala, tenho noção que é muito importante… mas para quem ainda nem ingressou no mercado e não consegue pagar um curso presencial da Caelum por exemplo, acho que vale a pena arriscar nos onlines. A questão de ser autodidata eu concordo, mas acaba que você perde muito tempo procurando materiais e aulas boas e muitas vezes você não dispõe desse tempo, por isso considero assinar o curso. Mais pra frente penso em fazer cursos presenciais tambem, deve ser uma experiência ótima. Quanto sai em média um curso da Caelum?

Hoje se eu fosse investir em cursos online, iria de Udacity. Dá uma conferida…

Eu fiz em 2010, hj nao faco ideia, liga diretamente pro local que é mais fácil.