Vale a pena trocar Sistemas de Informação por Engenharia de Computação?

Curso SI em uma federal e estou para formar no final desse ano e minha facul (UFOP) oferece a opção de reopção de curso, e eu pensei em transferir para engenharia de computação. Esse é o ultimo periodo que posso fazer isso, pois é preciso ter cursado menos de 60% do curso pra pedir reopção.
A princípio, eu escolhi SI pois pelo que eu havia lido tinha mais programação que EC e que o foco da engenharia era em hardware, mas eu fui comprar a grade dos dois cursos e EC tem tanta programação quanto SI, oq diferencia SI é umas materias teóricas que eu nem gosto.
Eu penso em fazer mestrado e entrar na área acadêmica mas caso esse plano falhe, eu queria escolher o curso com melhor oportunidade no mercado de trabalho.
Eu descobri que gosto mt de aprender e estou com saudades de estudar cálculo, tenho mt interesse em física mas as vezes acho q não vale a pena trocar só pra aprender mais coisas. O tempo que eu teria de ficar a mais, daria pra eu quase concluir o meu mestrado…
E tem um curso na USP que pretendo fazer futuramente, Física Computacional, e acho que se fizesse EC eu poderia aproveitar mais disciplinas quando cursasse.
É um dilema que não consigo resolver! Sou mt indeciso!

Depende qual é seu foco,

Vou te explicar algumas coisas, O curso de sistemas da informação é voltado para a área de Gestão e o curso de Engenharia da computação é voltado para programação. Todos os dois focos tem bons mercado de trabalho, enquanto a área de gestão você pode fazer um curso de ITIL e se especializar em gerente de projetos com o curso de engenharia da computação você pode ser arquiteto de sistemas ou programador, uma área que tem crescido muito é a área de sistemas embarcados. então pesquise sobre isso.

abraços.

Olá João blz?

Então cara, eu faço Eng. Computação e já estou no 4º ano. O que posso te dizer é que se você gosta de programação em alto nível fique em SI, pois mesmo o curso de Eng. tendo matérias como java, C#, etc. é um conteúdo dado de forma muito básica e rápida, não te preparando realmente para a linguagem. Essas matérias são de pouca carga horária comparadas a outras matérias.

Agora, como você gosta de cálculo (você realmente tem que gostar kkk), existem diversas matérias que utilizam seus conteúdos.

Algumas matérias/conteúdos interessantes do curso:

Sistemas Digitais, a matéria basicamente ensina a parte lógica de circuitos, portas lógicas e outros conhecimentos envolvidos para você conseguir criar um sistemas que te resulte em algo (utilizando hardware)

Sistemas Embarcados (uma das melhores matérias na minha opinião), você vai utilizar vários microcontroladores que com criatividade e algum conhecimento, permite que você construa o que você quiser, utilizando de programação e montagem de componentes de hardware. Um microcontrolador bem conhecido e com bastante tutoriais é o Arduino, dá uma procurada se não conhecer, da pra fazer uns projetos bem legais com ele.
Outro mais avançado é ARM (tem várias versões, cada uma para um fim específico), o legal dele é sua arquitetura que é a mesma utilizada no processador de celulares (iPhone por exemplo).
O Raspberry é um microcontrolador ao mesmo tempo em que é um “miniPC”, uma linguagem legal e fácil de trabalhar com ele é python.

No curso de Eng. você terá entendimento de “tudo” relacionado a circuitos e seu funcionamento/componentes.

Bem… tem muito mais, só que pra resumir: se você gosta de hardware e linguagem de baixo nível, pode ser uma boa escolha pra você. Mas é bom saber que é um curso muito difícil, como todo curso tem matérias que você não vai gostar, nos meus anos ví muitas pessoas desistindo ou trocando de curso. Mas tem partes que são muito boas, como quando você consegue fazer algo que você projetou, montou e deu um trabalhão funcionar, vale a pena.

Boa sorte cara!

1 curtida

Olha SI é mais abrangente, envolve programação, com um pouco de conceitos de adm… Já Engenharia é somente calculo… como foi dito… acima.
Bem, uma coisa recomendo… decida logo… não espere chegar no penúltimo semestre pra fazer isso, rs.

Boa escolha!

Bicho saiba que a profissão e a carreira a ser seguida nao é diploma nem o nome do curso nem nada disto mas voce mesmo! Apenas garanta se é um bacharelado pois os direitos práticos costumam ser diferentes principalmente para efeitos de imigração bacharelado tem primazia que tecnologos nao possuem em diversos países.
Fique esperto apenas com isto.

Galera, comecei Engenharia da Computação numa federal e tô pensando em migrar pra Engenharia de Software, pois não estou conseguindo acompanhar as aulas que envolvem cálculo, sem contar que fico desesperado pra estudar cálculo e não estudo nada pras matérias mais importantes (algoritmos por exemplo). Eu sei que só Engenharia da Computação é reconhecida pelo CREA, mas não vejo muita vantagem nisso já que quero me especializar em segurança da informação.

Depende do seu objetivo. Se for pra ser analista de sistemas/desenvolvedor, basta fazer analise de sistemas ou sistemas de informacoes.

1 curtida