Validação de dados

Não sei se este tópico deveria estar exatamente aqui, mas enfim… Eu estive pensando e não consegui chegar em uma conclusão satisfatória. Em uma aplicação desktop quais são as possíveis formas de estruturar a validação de dados inseridos a partir de uma formulário? Pode ser a partir de um método criado no próprio formulário? Devo criar uma camada de validação? Gostaria de opiniões.

1 curtida

Se não deveria, então não sei onde estaria também.
Bom, você deve estar em dúvida por ter ouvido falar no conceito MVC, certo?
Então fica tranquilo e entenda que desktop nem sempre permitirá a implementação adequada do modelo MVC, muita coisa do V vai aparecer no C e, mais normal, muito do C vai aparecer no M.
Por exemplo, como verificar se o email digitado é válido?
Numa aplicação web, no evento onblur, invocaria-se uma função javascript que validaria e já exibiria a mensagem. Em desktop é possível? Sim, mas a trhead ficaria presa. Ou você cria uma thread separada para isso ou você valida no submit.
Camada de validação, é uma possibilidade.
Validar no próprio formulário, também.

Entendi, mas existe alguma que seja melhor prática? Ou realmente tanto faz? Eu tendi mais pro lado de criar uma camada de validação, pois parece que desta forma o código fica mais organizado e limpo…

Cara, eu nunca desenvolvi nada voltado a desktop profissionalmente, então, não posso falar que esta abordagem é a mais adequada ou aquela é melhor.
Faça como achar que deve, o importante é funcionar.

Boa tarde elvex,

Se você separar a responsabilidade de validar as informações da classe de gerar toda parte visual da tela realmente você vai ganhar na manutenção do sistema e vai ficar mais organizado.

1 curtida

Também acho, vai dar mais trabalho, mas vai ser só uma vez hehe Acho que vou partir para esta abordagem

1 curtida