Variavel no Select

Olá pessoal tudo bem? estou com uma duvida, estou com um projeto e preciso listar todas vendas feita pelo vendedor selecionado numa jcombo…
exemplo… eu seleciono o vendedor no jcombo e clico em listar…
na linguagem java com banco tem um: select venda,descricao, data from servico where nomeVendedor=VARIAVEL;
no lugar do VARIAVEL eu gostaria de como atribuir ali a variavel com o nome do vendedor selecionado no jcombo, pro favor alguem me ajude?
tudo isso na linguagem JAVA usando netbens

Primeiro poste seu código para sabermos como você está realizando essa conexão com o banco para termos um entendimento melhor.

Normalmente essa conexão com o banco é feita através de um método, então você está recebendo essa variável e tentando utilizar, no meu banco de dados eu utilizo dessa forma.

private PreparedStatement ps;
select venda,descricao, data from servico where nomeVendedor=?;
ps.setTipo(1, variavel);

Segue o metodo de mostar na tabela o nome selecionado pela j combo que passa o nome selecionado pela variavel NOMEP; como poderia aplicar como você disse nesse metodos?

public void listarTabela(String nomep) {
String query;

     try {   
         
       query = "select venda,descricao, data from servico where nomeVendedor=VARIAVEL ";
       //confirmar/homologar a conexão com o banco de dados
       Statement st = (Statement) c.createStatement();
       //retorno da execução do comando SQL
       ResultSet rs = st.executeQuery(query);    
       if (rs != null) { // Verifica se a query retornou algo
          while (rs.next()) {
          
             
              
              model.addRow(new String[]{rs.getString("data"),rs.getString("descricao"),rs.getString("venda")});

          }            
       }           
    } catch (Exception e) {}
}