Ver quantos hosts tem em uma rede

Olá

quase nunca mexo com redes em Java, mas agora se torna necessário. Já procurei no fórum e não achei nada a respeito. Eu gostaria de saber se é possível saber quantos computadores estão ligados a um hub.
Exemplo, tenho um hub de 8 portas, uma delas é a de um modem compartilhado, e em outras 4 tenho computadores ligados. Tem como um programa em Java rodando em um desses 4 saber quais outros estão ligados?
Quero saber um método que não precise varrer todos os 192.168.X.X IPs possíveis dando um ping pra verificar retorno.

Espero ter sido claro…e desde já agradeço qualquer ajuda.

[quote=“javaAdicted”]Olá

quase nunca mexo com redes em Java, mas agora se torna necessário. Já procurei no fórum e não achei nada a respeito. Eu gostaria de saber se é possível saber quantos computadores estão ligados a um hub.
Exemplo, tenho um hub de 8 portas, uma delas é a de um modem compartilhado, e em outras 4 tenho computadores ligados. Tem como um programa em Java rodando em um desses 4 saber quais outros estão ligados?
Quero saber um método que não precise varrer todos os 192.168.X.X IPs possíveis dando um ping pra verificar retorno.

Espero ter sido claro…e desde já agradeço qualquer ajuda.[/quote]

Implementa algo usando UDP. Uma aplicação dessas lança um pedido de registro como “hei, tem alguem ai?” as outras aplicações recebem esse pedido e respondem “hei estou aqui , sou o 192.134.23.18”

O protocolo UDP faz as pesquisas ao nivel de rede (broadcast) e aplicação só precisa ouvir numa porta e responder com o seu proprio IP. Outra vatangem é que não importa a configuração de rede.