Você vai mudar de linguagem agora que Java é pago?

Pergunta pra quem ainda programa em Java, baseado no tópico que foi removido:
Curso na Faixa, é só baixar o Torrent e bons estudos ;)

Você pretende mudar de linguagem nos próximos anos?

1 curtida

“agora que Java é pago”

Com alternativas de JDK e a Oracle dizendo que o 11 LTS será pago, isso parece meio que uma desculpa para mudar de linguagem e culpar a Oracle de “arruinar o Java”.

Sobre a pergunta: Pretendo incrementar meu conhecimento com mais algumas linguagens, mas se eu conheço bem e utilizo bem o Java não tem por que eu fugir da linguagem.

[]'s

2 curtidas

Eu venho desde 2006, quando comecei a faculdade de BSI, estudando outras linguagens (e tecnologias diferentes em algumas linguagens).
Java ser pago é problema? Depende de como a empresa na qual trabalho vai se posicionar.
Duvido muito que mude algo.
De qualquer forma, sim, estou há algum tempo estudando com mais afinco outras coisas, não quero ser DEV o resto da vida, né?

Pq não usar o OpenJdk?

Porque é uma opção obscura. Não é a instalação que a Oracle mais encoraja para as empresas.

Não devem ter muitas empresas preocupadas com Java 11, vão empurrando o legado com a barriga enquanto puderem ficar com segurança na versão que estão, até chegar o momento de pagarem por alguma versão. E para novas aplicações, existem opções que podem ser melhores do que Java.

1 curtida

É e não é.
Microservices estão aí para provar que nem só de java ou C# ou do que quer que seja vive uma empresa.
Além disso, grandes empresas possuem pacotes fechados, com toda a solução Oracle ou IBM ou seja lá qual for o vendor, cada qual com suas benesses e seus ônus.
É muita leviandade pensar que a Oracle não sondou o mercado, não vislumbrou as possibilidades e está atirando no escuro, tentando acertar o que não viu.

De mais a mais, ao menos as empresas que conheço, são, sim, muito resistentes quanto a atualização para versões mais novas de ferramentas. Acreditem, ainda tem quem desenvolva sistemas com java 1.6

1 curtida

Perdi o tesão por Java faz um tempo. Foi uma linguagem que me proporcionou aprendizado e oportunidades, mas tá com uma cara de “velha” se comparada a outras linguagens que apareceram. É quase sempre complicado fazer coisas simples. Eu acho que vai acabar virando o que hoje é Cobol e Fortran, por exemplo.

Gosto de tipagem estática e era isso que me fazia sentir asco de linguagens “moderninhas” e dinâmicas. Ultimamente tem surgido/popularizado linguagens “moderninhas” com tipagem estática, e elas me agradam.

Estou curioso para saber o que vai acontecer :smile:

1 curtida

eu quero.

Grandes empresas provavelmente vai de OracleJDK.

O resto vai no que é gratuito.

Sim, pode viver de várias solucoes. Só não entendi a equiparação com C#, no contexto do problema citado do Java.

Sobre legados concordo, como falei, não vão estar muito preocupados com “Java 11”. Como você falou, ainda tem quem mantenha em Java 6.

Supostamente Java vai ser melhor na cloud da Oracle, assim como .NET é melhor no Azure?

(não tenho nem idéia se .NET é melhor no Azure, provavelmente deve ser mais “integrado”).

Se alguém aqui usa Azure com .NET e puder confirmar. rs

Eu já trabalhava com outras linguagens antes de conhecer Java e achei o mundo Java um terror, nao só por causa da linguagem e plataforma, mas também pelo costume das equipes e comunidades, pregam dar uma volta ao mundo para resolver funcionalidades simples.

1 curtida

Quais seriam elas?

Scala também roda na JVM.

Bom, JavaEE da Sun morreu junto com a empresa.

Se todo essa coisa de Java pago e cloud da Oracle significar que não preciso mais criar ou dar manutenção em projetos que usam Spring Framework, já vai ser um grande avanço.

ORM acho que ninguém mais usa isso, certo?

Go, Rust, Swift, o próprio C# com dotnet core tá ficando daora, TypeScript. Mas é aquele negócio né, adoção em larga escala não é vista. Será que um dia vai ser?

1 curtida

Esse é o problema né?

Com o tempo, Java pode melhorar em muitos aspectos mais facilmente do que essas linguagens serem adotadas em larga escala.

C# já é adotado em larga escala. A adoção do .NET Core será progressiva para novas aplicações entre pelo menos toda velha comunidade .NET, sem contar novos adeptos.

Tomara!

Recentemente tive que implementar uma estrutura de dados em memória pra ser acessada de maneira concorrente por diversas threads e nem sabia que podia usar computeIfAbsent, computeIfPresent porque elas foram introduzidas no Java 8. Elas simplificam muito escrever código thread-safe. Esse é apenas um exemplo.

1 curtida

Existe um número expressivo de pessoas que jura que as empresas só possuem Java e .NET (C#) como opções para seus sistemas mais robustos.
Só por isso a menção.