Você vai mudar de linguagem agora que Java é pago?

Swift também já é adotado em larga escala.

Eu gostei bastante do esquema de STM do Clojure pra programar thread-safe. Você não utiliza locks (claro, elas estão lá por baixo dos panos) para garantir que o código está correto. É um ganho de entendimento e simplificação do sistema em troca de processamento e memória (que estão cada vez mais baratos). Não é uma invenção, já existia antes mas não era adotado em uma linguagem mais famosa.

Será que vão surgir outros mecanismos pra facilitar programação paralela sem a confusão de locks? É uma parada tão baixo nível, que tem tanta margem pro cara fazer cagada, que não sei como ainda é o standard até hoje.

Acho que vai ser mais fácil migrar de uma versão para outra já que as mudanças serão menores do que eram anteriormente. E se for necessário, creio que as grandes empresas que utilizam Java e investem milhões de reais nos projetos, não terão problema em pagar pelo suporte.

Taí uma ótima dica pra Oracle incluir no Java: STM.

Nao conheço cloud da Oracle. Azure tem “facilidades” para diversas tecnologias, o ganho está na IDE Visual Studio com Azure. Nao sei se a IDE do Java tem facilidades com cloud da Oracle.

Isso concordo, não questionei sobre isso. Hoje em dia back-end está cada vez mais diversificado. Mas devem achar isso por Java e C# serem fortes no mercado.

java 11 continua gratuito e cheio de novidades:
https://www.oracle.com/technetwork/java/javase/11-relnote-issues-5012449.html

O suporte técnico é que diminuiu o tempo para 2 anos quando sai a próxima versão LTS mas como as alterações agora são graduais não há tanta dificuldade para atualizar versão como antes. É mais ou menos o esquema de dezenas de linguagens livres.

Onde trabalho estamos fortes no Java 8. Mas como utilizamos o wildfly 9 e 10 ainda não dá pra atualizar a versão da JVM já que os mesmos não são compatíveis ainda. E atualizar a versão do servidor de aplicação para nós não é tão trivial.

Interessante. A princípio não vejo o que eu ganho com o Azure no VisualStudio quando estou desenvolvendo uma aplicação C#.

Mas eu estava falando de futuro, quando a Oracle tiver sua cloud e as empresas começarem a pagar pelo Java 11.

Nada disso, leia os termos e veja bem grande lá que o uso gratuito é para qualquer coisa, menos produção.

@darlan_machado,

Se o cara desenvolveu usando Oracle JDK 11 e colocou em produção a aplicação pra rodar no JRE, passa a ter que pagar pelo JDK que foi utilizado pra desenvolver, é isso?

pra ser sincero eu não faço ideia do que vou fazer…

isso pra mim foi um balde de água fria…

O que voce queria fazer?

ganhar na mega sena com certeza!!!

mas como é dificil, vou estudar msm, não seu ainda, phyton, ruby, sei lá

vamos ver como o mercado vai reagir a essa mudança

Obscura? o.O’
O OpenJdk é a implementação padrão do Java, desde a versão 7.

http://jdk.java.net/java-se-ri/7

Eu não disse que não é usado como base, mas é uma opção obscura, não é a instalação que a Oracle mais encoraja para as empresas. Quais grandes empresas usam OpenJDK?

Emprego vai ter, mas Java é mais para legados e quem insiste em usar Java para novas aplicações, geralmente quem só sabe Java.

2 curtidas

Disso que eu mencionei que já vem embutido no Visual Studio: https://visualstudio.microsoft.com/pt-br/vs/features/azure/. Só estou informando, eu nao uso Azure e nem defendo isso.

Entre viciados cuidado em falar que tal coisa morreu e que ninguém mais usa XYZ, por mais que seja um excesso de engenharia.

Mas “JavaEE” (nao sei qual nome hoje) praticamente “morreu” como tecnologia em ascensão. Depois do tempo em que defendiam que tudo seria Java Sun, clientes Java Sun se conectando a servidor Java. Nada disso foi longe, mas legados estão ai.

Como a maioria aqui respondeu tem a opção da OpenJDK .

Agora se você desenvolvedor e empresa quiser continuar a usar o Oracle JDK, ai é por conta de vocês pagar para usar, que não deve ser barato .

Temos N opções de OpenJDK, que funcionam muito bem, não vão pagar nada para usar, etc .

Mais por algum motivo, alguns só vê o Oracle JDK , mais isso não é culpa de vocês, pois quando estamos iniciando foi somente apresentado tanto em apostilas quanto cursos a baixar o jdk no site da Oracle.

Sinceramente, na minha visão eu não vejo o porque de algumas empresas querer pagar para usa JDK .

O dinheiro que a empresa vai pagar a Oracle daria para investir muito nos colaboradores da empresa, pagar um salario melhor . : ) .

para quem ainda não esta atualizado, o Java EE mudou de nome :

vocês podem ver os seguintes link :




{ },s

Por garantias. OpenJDK é uma alternativa em relação a melhor opção direcionada pela Oracle, que é Oracle JDK.

Ou não pagar por programação Java.

1 curtida