Xamarin é aconselhável?

Olá

Alguém esta usando o Xamarin?

O que vocês acham? Desenvolver no Xamarin ou desenvolver em cada plataforma separadamente.

Talvez não seja a resposta que você está procurando, mas com certeza pode agregar conhecimento.

1 curtida

Complementando a sugestão do @lvbarbosa, tem esse aqui também:

https://www.xamarin.com/customers

Depende.

Vc tem tempo, disposição e conhecimento suficientes pra desenvolver um app de qualidade pra Android, iOS e Windows em tempo hábil?

Se sim, não vejo porque não usar cada plataforma separadamente. Valeria a experiência.

Se não, considerando que vc já sabe C#, Xamarin pode ser uma opção melhor, vc já teria meio caminho andado por conhecer a linguagem e o .NET.

Vc só teria que aprender a API do Xamarin e estudar como cada plataforma funciona (tipo: o que é uma Activity no Android), mas não teria que se preocupar em aprender Java/Kotlin ou Objective-C/Swift e suas respectivas APIs.

Xamarin é para quem só consegue programar em C#.

A maioria dos profissionais desenvolvem sem essas ferramentas alternativas, por que será? Na hora do problema ou em requisitos não triviais você pode perder mais tempo, dentro de uma comunidade mais restrita. Enquanto do outro lado, um mar de questões já resolvidas por uma grande comunidade.

O ideal é ter uma equipe para cada plataforma, encarar como produtos separados, cada um com seu valor. Se não pode investir nas duas principais plataformas agora, escolha uma primeiro. Desenvolver separado é mais profissional e você deve receber por cada produto.

Qualquer outro tipo de solução é uma aposta que envolve decisão estratégica, e você não falou nada sobre seu objetivo real.

Sempre imaginei o app multiplataforma como uma entidade só.

Não trabalho na área, mas imagino que se eu fosse atender um cliente, usaria Xamarin e sairia feliz por ter feito um app pra 2 plataformas diferentes embora cobrasse o preço apenas de um app.

Muito legal isso de pensar como produtos diferentes, e faz todo sentido! Valeu.

Olá Alex!!

Eu sou um dos desenvolvedores dos apps iOS/Android da Alura… Vou escrever minha opinião baseada na minha experiência… ok?

Particularmente, eu gosto do desenvolvimento nativo, por aprender as particularidades e desafios de cada plataforma e de seus usuários.

O híbrido é legal? Sim. Você programa uma vez só para os dois mundos, mas a meu ver é como se você estivesse fazendo só mais um produto web, e não um mobile especificamente, entende? E mesmo no híbrido eu sinceramente acho útil o conhecimento nativo… Muitas stacktraces são específicas de determinada plataforma, e até mais que isso: em Android existem problemas específicos de determinada marca de aparelho devido às ROMs modificadas, e para solucioná-los é necessário um conhecimento nativo.

Outro ponto, o nativo te permite manter características específicas de cada um, como identidades visuais e costume de usabilidade dos usuários. Alguns fluxos internos também podem ser específicos por restrições de uma ou outra plataforma.

Uma coisa importante que eu te digo é referente a acessibilidade: não mude os toques intuitivos da tela dos aparelhos, por mais que isso seja possível. Para deficientes que dependem dos leitores de tela, a usabilidade é importante e se você altera, uma coisa ou outra pode não funcionar. #ficadica

A maioria dos profissionais mobile nativos que conheço trabalham ou com um ou com outro. Se quiser saber mais das duas plataformas, é só entrar no slack das comunidades, você será muito bem vindo! Só procurar lá por iOSDevBR e por AndroidDevBR .

Espero ter ajudado!!!