A maioria das empresas de software tem códigos complicados?

[quote=Marky.Vasconcelos]Aqui também tem revisor, nao faz muita diferença eu acho.

Mas eu acho que não ia gostar de trabalhar pra revisar código dos outros.[/quote]

2

[quote=Felagund][quote=Marky.Vasconcelos]Aqui também tem revisor, nao faz muita diferença eu acho.

Mas eu acho que não ia gostar de trabalhar pra revisar código dos outros.[/quote]

2[/quote]

Suponho que seja algo que poucas pessoas querem.
Dificilmente uma empresa iria pagar um profissional que ela não necessite, tendo um retorno na facilidade de manutenção do código.

Flw.

Porque desenvolver software simples é difícil?

Se o cara é estagiário e escreve código mal-feito ainda tem uma desculpa, afinal ele está na empresa para aprender. Agora se o cara é pleno/sênior e faz essas coisas, pelo amor de deus…e ao contrário do que muitos pensam existem vários deles escrevendo código mal-feito por ai no mercado, sem respeitar padrões, boas práticas nem nada, eu mesmo ja conheci alguns…
E o perigo maior é que esses caras acabam ensinando essas coisas para os estagiarios que sem saber acabam aprendendo de maneira errada.

Oi,

Acho que não seria uma profissão “Revisar o código”. Uma pessoa mais experiente ou até mesmo o Gerente do Projeto (GP) revisa sempre no final do dia os Commit’s no CVS dos programadores.

Tchauzin!

[quote=lina]Oi,

Acho que não seria uma profissão “Revisar o código”. Uma pessoa mais experiente ou até mesmo o Gerente do Projeto (GP) revisa sempre no final do dia os Commit’s no CVS dos programadores.

Tchauzin![/quote]
Slide 15 peer review Ninguém dá commit no CVS sem um ok de outra pessoa.

ainda bem que posso fazer meus commits, uso SVN e GIT auhauhuha.

Acho que principal ponto é que um estagiario começa mal, ele está aprendendo, mas se ninguem pega o braço dele e disser não faz isso, faz desse jeito. Ele vai se tornar um senior/pleno/ninja, qualquer outra porcaria, escrevendo codigo ruim.

Outro ponto importante é o interesse, se o estagiario não tem interesse em melhorar, hoje pode não ter, mas uma hora tem que querer melhorar, ai já era também, vai ser um profissional mediocre…

[quote=GradeBook][quote=lina]Oi,

Tchauzin![/quote]
Slide 15 peer review Ninguém dá commit no CVS sem um ok de outra pessoa.[/quote]

Oi,

Isso é indiferente na minha opinião.
O controle de CVS ajuda até a depurar o código anterior do atual, ou seja, você poderá ver e rever o novo código feito pelo programador. E ainda, não custa nada commitar novamente. (Claro que existem exceções)

Tchauzin!

Também já me fiz essa pergunta…

Porque nem todos possuem bom senso.

Caras a maioria das empresas tem códigos complicados e as explicações para isso são milhares.

Agora falando sobre a qualidade de código, uma coisa que me deixa p%$# e ver um tiozinho ou tiozão (pior ainda) escrever código de qualquer maneira. Normalmente os caras vem do Cobol, PHP, Delphi, VB e C achando que trabalhar com outra linguagem, principalmente sendo uma como Java, é a mesma coisa. Se for o seu caso, pare e faça uma boa reflexão.

Por exemplo: O post do nosso amigo que falava sobre i=1000000 para sair do loop. Coisa típica de quem trabalhava com C, Pascal…se não me falha a memória isto éra feito para não deixar os “registradores carregados” forçando a saida prematura do loop extrapolando o limite máximo pevisto nos ciclos. Fala sério, o maluco começou a “mexer” com Java e não sabe do que se trata a ferramenta que opera. Assim só vai sair m#$d@ mesmo.

Detalhe, tem molecada fazendo isso também; eles normalmente vem do html, javascript e php, quando pegam uma classe java só param de digitar quando dá caimbra nos dedos. É de doer só de olhar.

R: Porque quem pede não sabe exatamente o que quer e quem executa não quer saber exatamente o que foi solicidado. Fora o fato do ser humano gostar de complicar tudo, principalmente os falantes de português e similares. Pede pro bicho fazer uma redação pra tu ver o saladão que sai.

flws

Será que é pq as empresas geralmente estão procupadas simplesmente em resolver seus problemas, não importa quão porcamente o software que o resolva foi escrito?

Não é uma crítica, apenas algo que vejo no meu dia-a-dia.

A pergunta é: Como código simples e organizado adiciona VALOR para a empresa? Concordam que é dificil demonstrar isso na forma de R$?

[]'s

[quote=mario.fts]Será que é pq as empresas geralmente estão procupadas simplesmente em resolver seus problemas, não importa quão porcamente o software que o resolva foi escrito?

Não é uma crítica, apenas algo que vejo no meu dia-a-dia.

A pergunta é: Como código simples e organizado adiciona VALOR para a empresa? Concordam que é dificil demonstrar isso na forma de R$?

[]'s[/quote]

Levando-se em conta que mais da metade do custo de um projeto esta em sua manutenção, acho que é bem óbvio a importância de um código bem escrito e manutenível.

Fica difícil demonstrar para um gerente / lider de projeto / diretor que NUNCA trabalhou com desenvolvimento de software. Principalmente se não estudou, pós-graduação na àrea não vale heim! Tá cheio de gerente que passou por várias àreas da empresa e subtamente fez uma pós só para entra na àrea de tecnologia. Este tipo de cara é politico, na cabeça dele é o seguinte: funcionou naquele momento pronto acabou. Se não for um profissional que fez uma carreira seria na àrea fica difícil um monte de coisas.

flws

eu anotei essa palavra linda :smiley:

Aleck eu concordo com vc em genero numero e grau. O que eu estou dizendo é que é dificil explicar isto pra pessoas não técnicas (por exemplo, diretores/gerentes/etc).

Se fosse só chegar com um relatório do Sonar ou PMD seria fácil, mas acho que isto não é uma coisa tão simples de mensurar. Como explicar que um bom design reduz o custo de manutenção? reduz em quantos %? e alias, quem garante que reduz mesmo?

Mesmo com um design ruim, mas com uma equipe acostumada com o código, as empresas conseguem atingir seus objetivos. Nós sabemos que a bomba estoura um dia, que os débitos técnicos cobram futuramente, eles é que não sabem. O que eu queria era saber como convence-los disso.

E isso me deixa MUITO puto. Veja isso e me diga se eu tenho ou não motivos pra ficar puto.

exatamente o que eu queria dizer.

:shock: VIXE!!! :shock:

flws

O problema não são os programadores iniciantes, estes geralmente estão interessados em aprender e seguem o que um programador experiente passou.

O problema são os programadores intermediários - que se acham os bons - que reinventam a roda para utilzar certo recurso que acabaram de ver e mostrar o quanto são bons ao invés de utilzar códigos mais simples. :?

até mais

A verdade é que se o pessoal tivesse na cabeça o principio KISS (keep it simple stupid!) se ia pensar duas vezes antes de escrever qualquer coisa.