A partir de 2019 Oracle JRE apenas pago é isso ?

Nao recomendo essas tecnologias obscuras, mas é uma opção. Se teu cliente usa desktop Windows, desktop com C# seria a opção mais natural. E para Linux, GTK+ ou Qt.

Tem uns 10 anos que eu escuto essa conversa …

1 curtida

O que tudo indica os termos de suporte do Java serão alterados possibilitando a cobrança pelo suporte. O resto que o Java será pago, isso é mentira que está se espalhando por aí. Estou compartilhando um link em que Mark Reinhold (Arquiteto chefe da plataforma Java na Oracle) fala exatamente sobre isso.

1 curtida

E uma empresa séria vai correr o risco de ficar sem suporte a longo prazo da versão implantada? Por isso estão surgindo outras distribuições, como o Amazon Corretto.

Fim de papo.

É só não usar as JDK’s da Oracle. A RedHat já trabalha no suporte da OpenJDK, a Amazon está trabalhando na sua própria versão, e por aí vai … Particularmente, eu não sei o porquê desse escândalo … O PHP é suportado unicamente pela comunidade, sem nenhuma gigante por trás, e tá aí, firme e forte … o mesmo vale para Python e Ruby … então, sinceramente, não sei porque o pessoal fica escandalizado com isso … na prática, a Oracle só está voltando às suas origens, já que o antigo JDK da Oracle sempre foi pago

1 curtida

Porque a maioria dos usuários da tecnologia tem mente de usuário. Um blogger aleatório posta “O JAVA VAI SER PAGO OLHA O QUE A ORACLE FALOU!”, e a galera sai compartilhando sem checar fonte e sem entender os pormenores da notícia.

Tivemos até um presidente eleito dessa forma, acredita?

1 curtida

São opções alternativas como já mencionei inicialmente sobre OpenJdk e o Amazon Corretto. Cada um assume seus riscos.

Qualquer Java de terceiro seja Open ou não, tem que passar por uma serie de verificações para ser considerado Java.

Por isso Java é tão bom, saber que criarão um Java que tenha recursos não oficiais da linguagem plataforma seria terrível.

O que dará a diferença é a implementação de determinado recurso.

Mas Oracle e OpenJDK tendem a andar juntos em termos de implementações, ao menos é isso que dizem.

2 curtidas

E será que tem como migrar uma aplicação da JDK11 da ORACLE para uma “JDK” do OpenJDK de boa?

É só baixar o jdk da open, n tem segredo

1 curtida

Deu certo aqui. Brigadão!
Só que após a desinstalação do jdk11 fiquei com 2 problemas, não sei se saberão me ajudar:
1 - os arquivos exportados “.jar” não estão mais sendo reconhecidos pelo sistema.
2 - eu tava usando o Launch4j para gerar um “exe” dos “jar” para depois usar o Inno para fazer um instalador e agora o Launch4j não está funcionando devido a falta dos pacotes da Oracle.

Para esse ponto eu achei uma solução meio gambiarra que seria deixar o jdk8 na minha máquina, aí o Launch4j funcionaria de boa.

O Java 14 ou superior traz o jpackage para gerar nativo.

1 curtida

E o 14 por acaso já tá LTS?
Vou dar uma pesquisada sobre.

Mas o que tá agarrando é a questão dos arquivos .jar não estarem mais abrindo na minha máquina.

Não.
Mas não vejo problema em usar o ultimo JDK que está no 15.

Se o projeto é modular a ideia é diferente, ou ainda se for usar o Java >= 9 e for abrir um projeto com Java não modular, precisa adicionar os modulos necessarios na chamada.

1 curtida

O 14 não vai virar LTS.

O LTS atual é o 11 e o próximo será o 17.

1 curtida

Bom saber que o próximo é o 17. Eu uso atualmente o 11 mesmo.

Concordo plenamente com o seu ponto de vista, mas a questão é que estou desenvolvendo uma solução para ser usada em uma instituição um tanto quanto conservadora e usar o termo LTS para defender o projeto é algo que dá uma certa ênfase no desenvolvimento. Aquele famoso “storytteling”.

Isso significa q terei q passar para python

1 curtida

Muito mais produtivo e mais leve que Java.