[Advanced Business Intelligence]

[quote=Alexandre Saudate][quote=Rachel da Silveira Campos]Como é que o BI influencia na tomada de decisão ?

E qual a diferença entre a BI e sistemas de software ERP, CRM e outros?

[/quote]

Você conhece a diferença entre dado e informação? Basicamente, um dado é como se fosse um cadastro de cliente, por exemplo: o endereço de um cliente, por exemplo, é um dado. Já uma informação é uma correlação entre vários tipos de dados: por exemplo, você saber que, dado o endereço de um cliente (se mora no Morumbi ou na Zona Leste) ele é mais ou menos propenso a comprar itens mais caros em um supermercado, por exemplo.

A diferença entre uma ferramenta de BI e outros softwares como os que você citou é justamente essa: o BI tem condições de reunir os dados encontrados nos ERP’s e CRM’s da vida para juntar informações (que vão estar disponíveis nos famosos “cubos”, que representam esses cruzamentos de dados).

[]'s[/quote]

Entendi bem a sua explicação, ficou claro. Mas, você quer dizer que sem a informação você não tem condições de tomar decisões?

sem eu te dizer o destino… você consegue traçar a melhor rota ?

você quer dizer o seguinte: se você tem a informação , você sabe para onde ir e para onde não deve ir, que é o caso : a melhor rota?

[quote=Rachel da Silveira Campos][quote=Alexandre Saudate][quote=Rachel da Silveira Campos]Como é que o BI influencia na tomada de decisão ?

[/quote]

Você conhece a diferença entre dado e informação? Basicamente, um dado é como se fosse um cadastro de cliente, por exemplo: o endereço de um cliente, por exemplo, é um dado. Já uma informação é uma correlação entre vários tipos de dados: por exemplo, você saber que, dado o endereço de um cliente (se mora no Morumbi ou na Zona Leste) ele é mais ou menos propenso a comprar itens mais caros em um supermercado, por exemplo.

A diferença entre uma ferramenta de BI e outros softwares como os que você citou é justamente essa: o BI tem condições de reunir os dados encontrados nos ERP’s e CRM’s da vida para juntar informações (que vão estar disponíveis nos famosos “cubos”, que representam esses cruzamentos de dados).

[]'s[/quote]

Entendi bem a sua explicação, ficou claro. Mas, você quer dizer que sem a informação você não tem condições de tomar decisões?

você quer dizer o seguinte: se você tem a informação , você sabe para onde ir e para onde não deve ir, que é o caso : a melhor rota?

[/quote]

Não, origem e destino são dados. A informação é relativa à melhor rota. Perceba que são dados mais “alto-nível”, ou seja, que envolvem vários dados (por exemplo, se um determinado ponto na sua rota está em obras, se existe algum bloqueio, se está com trânsito, etc.)

Ou seja, é exatamente isso: a informação te dá melhores condições de tomar as melhores decisões (neste caso, selecionando previamente sugestões de rotas entre origem e destino).

[]'s

Alguém usa ou já usou a ferramenta QlikView?

Conheço gente que utiliza, parece ser bem simples.
Dê uma olhada aqui: http://us.demo.qlikview.com/

[quote=ninvit][quote=Rachel da Silveira Campos]
Alguém usa ou já usou a ferramenta QlikView?
[/quote]

Conheço gente que utiliza, parece ser bem simples.
Dê uma olhada aqui: http://us.demo.qlikview.com/[/quote]

Obrigada, estou praticando a ferramenta.

Aparentemente a ferramenta parece ser simples.

Vi na ferramenta qlikview que onde você pode marcar uma agenda de médico. Dá para fazer uns portais bem legal.

E tem um currículo em qlikview também, ficou bem legal. Vou ver se acho para postar aqui.

O problema é que quando você vê um treinamento gratuito no site da ferramenta, você só pode ver unica vez, e ter que procurar outros idiomas para ver novamente o mesmo vídeo. Sinistro.

É o seguinte: fiz uma planilha para cada aba que são: [clientes, categorias, produtos, vendas, vendas por categoria], certo?

Mas , me deparo com um problema que é que quando eu carrego as tabelas, e na dimensão aparece os campos/grupos disponíveis, eu fico perdida com o que usar e quando usar e para que usar. Esse é o problema do que eu preciso usar de acordo com a informação e os dados.

Porque não adianta eu ter os dados, eu preciso saber interpretar, sem saber o que você precisa fazer.

Alguém já passou por coisa semelhante a isso? É normal isso ? Estou perdida de verdade, apesar de ter feitos exercícios no youtube seguindo passos a passos, realmente quero aprender, e uma hora fico travada tentando entender o mundo dos negócios.

Me ajudem!!

Currículo em Qlikview, boa sacada do rapaz.

[quote=Rachel da Silveira Campos]Currículo em Qlikview, boa sacada do rapaz.

[/quote]
Estranho.

[quote=Alexandre Saudate][quote=Rachel da Silveira Campos][quote=Alexandre Saudate][quote=Rachel da Silveira Campos]Como é que o BI influencia na tomada de decisão ?

[/quote]

[]'s[/quote]

[/quote]

Não, origem e destino são dados. A informação é relativa à melhor rota. Perceba que são dados mais “alto-nível”, ou seja, que envolvem vários dados (por exemplo, se um determinado ponto na sua rota está em obras, se existe algum bloqueio, se está com trânsito, etc.)

Ou seja, é exatamente isso: a informação te dá melhores condições de tomar as melhores decisões (neste caso, selecionando previamente sugestões de rotas entre origem e destino).

[]'s[/quote]

O que você quer dizer que as informações ficam concentradas em poucos lugares? ou as tomadas de decisões são mais ágeis? se com poucos cliques você sabe se está ganhando ou perdendo em cliente X? se no ERP você iria precisar tirar relatórios e etc, ele facilitaria a tomada de decisão com as suas visões? é isso?