AJAX amplifica riscos de segurança em serviços online?

Olá

Infelizmente minha experiência nos 10 meses que passei em Paraty com acesso discado não confirmam isto, muito pelo contrário. O GMaill na maioria das vezes nem entrava. Em muitas vezes entrava muito lentamente com algumas travadas. E na minoria das vezes conseguia ler meus emails normalmente.

Definivamente Ajax não combina com acesso discado.

Quanto à maquinas lentas com acesso de banda larga também tenho experiência e posso dizer que também neste caso Ajax sofre muito. Porém bem menos do que no caso de acesso discado com máquina razoável (AMD Athlon 64 +3400, 1 Gb RAM)

[]s
Luca

Hum, me tira umas dúvidas:

Por que?

Ué, qual a diferença entre fazer um ataque com requisição HTTP normal ou
requisição AJAX? Dependo de como é processada a requisição, a requisição normal pode causar mais travamento…

É verdade, mas o desenvolvimento web em java também não é simples se você não usar um framework simples também.

Eu concordo que ele não é tão rápido quanto uma requisição HTTP normal, mas não sei se podemos dizer que é lento!

500 mhz é uma configuração de vários anos atras trantando-se de informática. Seu pai não conseguiria redigir um texto com ferramentas mais modernas (i.e, as ultimas versões o OpenOffice ou do MS Office).

Olá

Em se tratando de máquinas usadas para desnvolver sistemas concordo contigo.

Porém, pelo que tenho visto nas empresas nos setores administrativos e de atendimento ao público, máquinas assim com Windows 98 ainda são bem comuns, mesmo em São Paulo.

No resto do Brasil sei que é pior ainda pois trabalhei com uma aplicação de cartão de crédito em Java que tinha enorme dificuldades devido às limitações dos micros do comércio em Santa Catarina, Rio Grande do Norte e São José do Rio Preto/SP.

[]s
Luca

Sinceramente, não sei de onde tiraram isso do ajax ser mais lento. Trafegam muito menos dados em requisições de dados via ajax do que com post normal. Outra coisa que tem que se tomar cuidado é os memory leeks que vão comendo memória do micro em questão. Se não me engano, algo bem planejado em ajax não promove memory leek(Acho que é o DOM que causa isso). Na verdade, o real motivo do ajax foi tornar a coisa toda mais dinamica, pra que eu preciso receber uns ~10K de html se eu posso receber muito menos que isso pra atualizar dados em uma tela?

Olá

Em Paraty o GMail na maioria das vezes não é lento, é estacionado. A tela do GMail fica mais de 3 minutos em branco antes de ser preenchida ou mostrar mensagem de erro.

O GMail se fosse feito para o mercado brasileiro cheio de Telemares, precisaria de uma interface alternativa que funcionasse com acesso discado.

[]s
Luca

o motivo de ele tornar mais lento é o processamento exigido para transformar os dados em XML e o XML de retorno em dados novamente.

o mesmo motivo que faz com que WebServices sejam muito pesados e desaconselhaveis se tu tiver o controle sobre as duas pontas da aplicação, e não tiver um ótimo motivo para usa-los :smiley:

Opa :smiley:

[quote=Luca]
O GMail se fosse feito para o mercado brasileiro cheio de Telemares, precisaria de uma interface alternativa que funcionasse com acesso discado.

[]s
Luca[/quote]
ele tem uma interface HTML Puro e tem também uma interface para celulares (que até tenho usado bastante via GPRS :smiley: )

[quote=urubatan]Opa :smiley:

[quote=Luca]

[]s
Luca[/quote]
ele tem uma interface HTML Puro e tem também uma interface para celulares (que até tenho usado bastante via GPRS :smiley: )[/quote]

Aqui em ny muita gente usa dial up, muita mesmo. Eu nao pago internet pq o povo aqui ainda nao aprendeu a colocar senha no wireless deles. (vizinhos)

Por experiencia propria, o hotmail funciona mais rapido no brasil do que em ny. (nao faço a minima ideia pq)

Pelo menos as pessoas que conheço, odeiam tanto gmail quanto hotmail. Soh continuo usando hotmail pq “preciso” manter o endereço e nao me vinculo a um provedor.

[quote=Luca]Olá
Em se tratando de máquinas usadas para desnvolver sistemas concordo contigo.

Porém, pelo que tenho visto nas empresas nos setores administrativos e de atendimento ao público, máquinas assim com Windows 98 ainda são bem comuns, mesmo em São Paulo.

No resto do Brasil sei que é pior ainda pois trabalhei com uma aplicação de cartão de crédito em Java que tinha enorme dificuldades devido às limitações dos micros do comércio em Santa Catarina, Rio Grande do Norte e São José do Rio Preto/SP.

[]s
Luca[/quote]

Concordo, cada caso é um caso…
Então Luca, o que eu quiz dizer é que não da pra exigir que um computador antigo rode aplicações modernas, sejam elas web ou desktop. Não sei se deixei isso bem claro…
O que acha? Falaria que o Firefox, OpenOffice, Eclipse, etc, são lentos? Eu diria que eles foram feitos para uma geração mais moderna de computadores do que um Lentium 500 mhz.
E, para todos os efeitos, o Gmail tem um versão menos turbinada. Não sei se ainda fica pesado numa conexão dial-up.

Acho que para falar de performance, tempo de resposta e escalabilidade de AJAX temos que dividir as aplicações em 2 tipos, as otimizadas via ajax, e as web 2.0.

Aplicações que usam ajax para otimizar a experiencia do usuário apenas são muito mais eficiente e possuem um tempo de resposta imbativel perto das páginas no modelo clássico. Sites web 2.0 não deveriam nem abrir para quem não tem um PC moderno em banda larga de verdade - que começa em 1 mbit.

o motivo de ele tornar mais lento é o processamento exigido para transformar os dados em XML e o XML de retorno em dados novamente.

o mesmo motivo que faz com que WebServices sejam muito pesados e desaconselhaveis se tu tiver o controle sobre as duas pontas da aplicação, e não tiver um ótimo motivo para usa-los :smiley:
[/quote]

Como tu dissestes, “tiver um ótimo motivo para usa-los”. Aqui no sistema que estou trabalhando atualmente, acho que 98% do volume de dados que trafegam são metadados… :slight_smile: