Saudações.
Sou estudante do 1º semestre de ADS e tenho uma lista pra resolver e um que estou com dúvida é basicamente sobre um campeonato, preciso mostrar a categoria de acordo com a idade e o peso ideal ( com uma fórmula) baseado no sexo do atleta.
Eu fiz uma condição para o usuário digitar 1 para masculino e 2 para feminino, mas gostaria de saber como faço pra quando digitar qualquer coisa fora disso, retornasse para o campo da resposta novamente.
No caso eu uso uma classe e depois faço a main.
public String verificaSexo() {//condição para sexo, 1 masculino e 2 feminino
*if* (sexo == 1) {
return "Masculino";
} else if (sexo == 2) {
return "Feminino";
}
return "Sexo inserido é inválido";
}
NO CASO MINHA MAIN ESTÁ ASSIM A PARTE DE MOSTRAR OS RESULTADOS:
A CONVERSÃO DA VARIÁVEL SEXO.
int sexo=Integer.parseInt(JOptionPane.showInputDialog(null,"Digite o sexo do atleta: "+"\nDigite 1 para Masculino:"+"\nDigite 2 para Feminino:","Informações dos Atletas",3));
DEPOIS DE CHAMAR INSTANCIAR E CHAMAR O OBJETO.
JOptionPane.showMessageDialog(null, "O atleta se chama: "+dados.getNome()+" "+dados.getSobrenome()+"\nSexo: " + dados.verificaSexo()+"\nO Atleta tem: "+dados.getIdade()+" anos"+
"\nEstá participando da categoria: " + dados.categoriaOficial() + "\nO peso atual é de: "+dados.getPeso()+
"\nO peso ideal para o Atleta é de: "+ dados.verificaPeso(),"Informações dos Atletas",1);
Meu código está resumido por conta das variáveis, se tiver alguma coisa difícil de entender posto novamente corrigido, é a primeira vez que uso o fórum.