Annotations poluem o codigo?

Poxa gente. Esse codigo eh que nem jsp.

O pessoal abusa.

QUALQUER tecnologia eh soh cuidar e nao abusar que funciona sem problemas. Seja ela jsp, hibernate annotations ou ate mesmo visual basic.

ps: Ja nao falo o mesmo sobre o struts (preconceito :slight_smile:

Pessoal, desculpem reativar essa thread velha, mas achei que valeria a pena reaproveitar a discussão.

Seguinte, aqui na empresa vamos começar a utilizar o Hibernate (com um pequeno atraso, hehehe) e quando nos deparamos com a possibilidade de utilizar annotations o pessoal ficou meio reticente à idéia porque, na argumentação deles, não estaríamos promovendo o separation of concerns, já que estaríamos colocando coisas da camada de persistência nos POJOs do negócio. Confesso que, apesar de ser simpático ao uso de annotations, principalmente pelo fato de não ter mais um arquivo (XML) pra manter, achei que o argumento tinha algum fundamento.

O que vocês acham dessa argumentação? Se fosse pra dar uma palavra final, qual seria a de vocês?

Agradeço desde já a manifestação de vcs.

[]'s

Embora eu seja antipático aos annotations, não acho que o argumento faça sentido. IMO, a questão do “separation of concerns” tem a ver com a forma de modelar suas classes, e não como se faz o mapeamento objeto-relacional das mesmas - até porque este mapeamento pode nem existir, dependendo da tecnologia.

O fato de vc. poder optar entre colocar as definições de persistência tanto via annotation quanto por xml já deixa isto claro. Como “prova”, importe para uma ferramenta UML qualquer o modelo com annotations e sem. O modelo UML será o mesmo, certo ?, Como a análise sobre se existe ou não “separation of concerns” deve ser feita neste nível e os dois modelos são idênticos na visão UML, não há diferença, neste aspecto, quanto ao uso ou não de annotations.

por acaso eu achei esse tópico no google…e estava pensando exatamente nisso…aí vejo o post datado de 2005…hoje após 3 anos as anotações tem tomado mais espaço e não só o hibernate precisam delas…

Imagine um projeto que use Hibernate + EJB + VRpator + Sttela…(só um exemplo) ONDE cada um tem suas anotações…acho que esta na hora de mudarmos de idéia…

É um problema crônico na área.

Acharam uma coisa legal, que resolvia bem uns certo problemas. Anos depois a tal coisa legal foi aplicada de cabo a rabo para qualquer problema. Resultado: Mer**

As vítimas disso:

XML,
Annotations

Remédios p/ tosse são bons contra tosse, algumas formulas até fazem febre baixar, melhorar de gripe e dores de cabeça, mas definitivamente eles não curam cancer.

Eu mesmo tenho a tendência de fazer a mesma coisa com algo que considero genial. Dias depois vejo a porcaria que fiz p/ todo lado, e outro dia perdido limpando tudo. Bem, só mesmo com a experiência de botar a mão no fogo e se queimar p/ aprender aos poucos.

Annotatations poluem o código?

Sim, quando mal-usados.

Elas em si não são nenhum mal, mas são péssimas quando usadas p/ o que não foram feitas.

As anotações do hibernate são uma alternativa pros XML …

eu não gosto mto de XML, certa vez escutei “Quando foi que desenvolver em java foi criar arquivos XML?” …

XML é uma boa saida, melhor q os properties …

porem acho estranho ter a mesma quantidade XML que a de seus Beans …

tudo bem, obvio … mas bem, acho muito feio …

as anotações ao meu ver trocam o problema de configurações de lugar …
ao menos fica tudo consentrado e por mais q esteja poluido, fica mais facil de encontrar aonde você quer mudar … exitem formas de diminuir as anotações e eu prefiro deixar o accessfield p/ property e deixar nos gets…

dessa forma quando você quer apenas visualizar a classe, fica mais legivel…

em fim … configurações são um problema complicado …

por mais q o hibernate3 tenha ajudado um pouco é um problema sem grandes soluções …

as soluções são sempre a de trocar o problema de lugar …
cabe a cada um decidir aonde vai querer ir quando tiver q resolver um problema …