Apache sai do JCP

Ou seja, a plataforma Java nunca foi aberta então, e sempre foi proprietária.
Exatamente, e rolou uma safadeza oculta muito grande.

Existe um acordo de participação no Java, que todo mundo assina, nesse acordo é dito claramente que ninguém pode limitar ou impedir ninguém de lançar seu próprio java, desde que respeite as especificações.

O problema é que a sun, e agora a oracle, inventou regras no licenciamento do kit de testes (obrigatório pra vc provar que respeita a especificação). Essas regras tem como único objetivo, impedir que qualquer implementação open source do java seja feita, porque nenhuma licença open source permite esse tipo de restrição.

Ou seja, a frase:

“somos um padrão aberto, contribua, você pode até fazer sua implementação e não depender de mim se quiser.” mudou para

“nossa documentação proprietária e supostamente aberta está toda coberta por patentes, nos dê seu código, você pode até fazer sua implementação desde que nunca queira lança-la.”

[quote=Luiz Aguiar]Prefiro um Java que possa evoluir, mesmo que não sendo da maneira mais maravilhosa pros fanboys do Stallman, do que um Java que demore 5 anos pra não andar em nada, enquanto TODAS as outras linguagens evoluem e ganham crescentemente mais lugar no mercado.

Comunidade Java? É piada isso né? Desculpem, mas quando conhecerem mais de perto a comunidade Python, Ruby, vão ver o quanto a comunidade Java é chorona e filhinha de papai (ex filhinha da mamãe Sun).

Já tem muitos anos que a Apache mais fala do que faz também, ficar só sentado cornetando é muito fácil.

[]s[/quote]

Bom, nos últimos dez anos o java só andou pra frente por causa da apache, nem foi por causa da Sun Microsystem. A culpa do atraso do java em seguir as outras tecnologias foi da sun. Agora as jrs tem restrições.

[quote=mochuara][quote=juliocbq]
O OpenJDK é livre, mas a especificação não. Não adiantaria muito fazer um fork do OpenJDK porque no final das contas você precisa do TCK. Essa é uma das coisas que a apache citou nesse texto.

Ou seja, todo o trabalho deve seguir as especificações da Oracle(que justamente incluem severas restrições, que por sua vez dita que todo produto resultante será inferior ao dela)

Eu também achava que o OpenJDK não sofria influência disso, mas estava enganado.[/quote]

Ou seja, a plataforma Java nunca foi aberta então, e sempre foi proprietária.[/quote]

Com certeza, e por um único detalhe que faz toda diferença.

[quote=davidbuzatto]Então, não estou querendo gerar nenhum flame pessoal, mas sei lá, acho que se reclama demais. Se eu ouvisse essa notícia há uns três anos atrás talvez eu ficasse chocado, mas hoje em dia acho que já atingi um nível de maturidade que não me deixa mais me apaixonar tanto por uma tecnologia. É que nem quando vc se apaixona e é moleque. Vc sublima aquilo de um modo que parece que nada mais tem importância. Você vai crescendo, amadurecendo e vendo que a vida não é só aquilo e que sempre existem alternativas, menos para a morte é claro :smiley:

Entendo e concordo que a saída da Apache tem um peso enorme, mas fazer o que? Vai adiantar alguma coisa a “comunidade” ficar brigando? A Oracle é dona do Java. Ponto.
Por mais que a comunidade esperneie, é a Oracle que manda. Quer ajudar a Oracle? Ótimo. Não quer? Vá embora. Simples assim. É claro que quando a gente não pode palpitar em algo a gente fica chateado, afinal, as vezes temos uma visão que julgamos - e que as vezes outros julgam - ser melhor.

Como já ví alguns de vocês falarem em várias discussões aqui no GUJ, o que importa para nós é saber aprender. Ficar preso a uma tecnologia é a mesma coisa que chumbar os pés no concreto. Estamos descontentes com caminho que o Java está trilhando? Beleza, vamos por outro caminho. Aprendemos outra linguagem, outra tecnologia. Afinal, é isso que faz com que nossa profissão seja muito legal, pelo menos é assim que penso. Ou será que tem gente aqui que vai morrer trabalhando com Java? Falo isso pq na minha cidadezinha, tem muito nego que trabalha há anos e mais anos com desenvolvimento, mas ainda usam Clipper :?. Se eu tiver que trabalhar com Java a minha vida inteira eu acho que eu vou morrer de desgosto. O legal é aprender. Sei que a gente investe um tempo enorme aprendendo algo, mas são ossos do nosso ofício. O que é bom hoje talvez não seja bom amanhã não é mesmo?

Acho que filosofia demais deixa qualquer pessoa um pé no saco. Será que alguém aqui acredita que a Oracle vai ser louca o bastante para fechar tanto a plataforma a ponto de afugentar toda a comunidade? E o tanto de projetos OpenSource que existem? Eu não acho que a Oracle vai dar um tiro no pé.

Enfim, é isso ai :smiley:

Para quem ainda estiver com medo, vou usar o bordão do marcosalex, mesmo ele não tendo postado ainda :smiley:

Eu concordo com você também. O nosso meio profissional não mudaria em nada com isso. Mas em termos de tecnologia pode acreditar que isso é um atraso de décadas.

Na real, em todos esses anos acho que o Java perdeu muito em relação a outras linguagem de programação quando pensamos no mundo Web. No mercado estrangeiro, o Java para Web não tem todo esse peso não!! Vejam se acham vagas de desenvolvedores Java na Itália por exemplo. É muito raro, lá por exemplo é php.

É, realmente não existe uma “comunidade” Java.
O lugar onde mais se reúnem pessoas sobre a linguagem no Brasil (o GUJ) na verdade é só uma reunião onde cada parte só quer tirar suas dúvidas sobre os seus problemas pessoais e depois sair para ganhar o seu dinheiro.
Comunidade é algo que reúne pessoas em torno de algo comum, e que buscam melhor o conjunto como um todo, e não somente o seu nariz.

A Apache foi uma das únicas que propôs algo novo, que não dependesse diretamente da Sun/Oracle, e o pessoal diz que ela não agrega mais nada a linguagem, então é bom que vá embora.
Nessas horas é que eu entendo porque o Stallman é tão contra tudo o que envolve propriedade intelectual e código fechado.

Vou ali no canto aprender Scala e Go.

Não acredito nisso, já que o schedule do Java 7 e 8 a decisão foi tomada justamente com a comunidade, mais claro do que na época da Sun.

E a rixa do tck é de 2006, na época da Sun ainda. No pronunciamento da Apache ela informou isso, mas parece que o pessoal teve uma leitura seletiva pra colocar a Oracle como vilã.

[quote=juliocbq]

O texto que li no blog postado fala:

Isso não é qualquer coisa não.

Posso até entender que a oracle queira fechar seu produto, e afinal ela é a dona mesmo. Mas em termos de alcance de plataforma provavelmente será uma regressão de mais de 10 anos.[/quote]

A “licença contraditória” que a Apache citou é de 2006, muito antes da aquisição da Oracle.

E a Sun era mão de ferro em cima disso, a Oracle até agora não se pronunciou. O pessoal quer que a Oracle faça tudo de uma vez, em uma aquisição de grande porte não é assim que funciona. Às vezes leva-se vários anos até que o processo se consolide.

[quote=marcosalex][quote=juliocbq]

O texto que li no blog postado fala:

Isso não é qualquer coisa não.

Posso até entender que a oracle queira fechar seu produto, e afinal ela é a dona mesmo. Mas em termos de alcance de plataforma provavelmente será uma regressão de mais de 10 anos.[/quote]

A “licença contraditória” que a Apache citou é de 2006, muito antes da aquisição da Oracle.

E a Sun era mão de ferro em cima disso, a Oracle até agora não se pronunciou. O pessoal quer que a Oracle faça tudo de uma vez, em uma aquisição de grande porte não é assim que funciona. Às vezes leva-se vários anos até que o processo se consolide.

[/quote]

A Oracle impôs as mesmas restrições que a sun sobre o tck como você mesmo citou(as mesmas restrições que um dia ela lutou contra). Com essas restrições o harmony não vai sair da prancheta. Ela está certa em sair do jcp, pois tais restrições impedem o trabalho da própria apache.

É com certeza a Oracle se importa muito com a comunidade, tanto que disse que iria seguir com o java 7 ou 8 mesmo que eles não fossem aprovados pelo JCP.

Só mais um coisinha: a Oracle poderia/deveria retirar as restrições FOU do kit de testes (que foram colocadas por pura sacanagem da sun), do java 7 e 8, mas não fez. A Oracle ajudou a apache a tirar a restrição FOU quando o java pertencia a Sun, agora simplesmente não se pronuncia sobre o assunto, se fazendo de surda/muda.

Nem uma sequer explicação sobre porque não tiraram a restrição a Oracle deu, por isso a coisa chegou onde chegou.

A briga é porque a Oracle está seguindo justamente o modelo da Sun e não porque mudou
https://blogs.apache.org/foundation/entry/the_asf_resigns_from_the

[quote=thiagomont]
Considerando que o OpenJDK está aí e que permite o uso e evolução independente da Oracle, na minha visão podem ocorrer duas coisas:

1. O OpenJDK se tornar mais utilizado que o próprio JDK da Sun e parceiras, e as empresas que saírem do JCP criarem um JCP alternativo para evoluir a tecnologia a seu modo, deixando a Oracle para trás (visto que os desenvolvedores são os clientes do Java e deveriam ser mais ouvidos)
  2. A oracle consegue implementar um novo modelo de uso e manutenção do java que priorize a venda e suporte de produtos, voltado ao modelo proprietário de trabalho aos poucos.
    Uma coisa é certa. O Modelo que a Sun perpetuou por muito tempo está morrendo. E cabe a nós usuários da tecnologia influenciar nas decisões da plataforma Java.[/quote]
    A própria Oracle contribui para o OpenJDK e trouxe a IBM e Apple pra ajudar nele, assim como outras empresas. Além do mais, ela está levando coisas que só existe no JDK oficial e no JRockit pro OpenJDK, sinalizando que ele será a implementação de referência e o JRockit comercial, continuar sendo comercial.

[quote=Luiz Aguiar]Prefiro um Java que possa evoluir, mesmo que não sendo da maneira mais maravilhosa pros fanboys do Stallman, do que um Java que demore 5 anos pra não andar em nada, enquanto TODAS as outras linguagens evoluem e ganham crescentemente mais lugar no mercado.

Comunidade Java? É piada isso né? Desculpem, mas quando conhecerem mais de perto a comunidade Python, Ruby, vão ver o quanto a comunidade Java é chorona e filhinha de papai (ex filhinha da mamãe Sun).

Já tem muitos anos que a Apache mais fala do que faz também, ficar só sentado cornetando é muito fácil.
[/quote]

Pois é, uma ótima linguagem que andava praticamente estagnada. A linguagem mais usada no mundo começou a ver dezenas de outras surgirem e implementarem soluções simples e rápidas pra coisas que no Java você tem de fazer no braço, sendo que o propósito inicial da linguagem era justamente o contrário.

Não acredito que o Java vá se tornar fechado em cima da Oracle, mas as tomadas de decisões vão ser um pouco mais centralizadas pra ganhar agilidade.

E a Apache deveria se preocupar em melhorar o Apache Web Server e o Tomcat, que estão paradões há anos.

[quote=marcosalex][quote=thiagomont]
A Oracle não entendeu ainda que o Java nunca será totalmente de uma empresa ou de outra. O modelo que a Sun (lê-se antiga Sun) implementou era exatamente para que isso não ocorresse…
[/quote]

A briga é porque a Oracle está seguindo justamente o modelo da Sun e não porque mudou
https://blogs.apache.org/foundation/entry/the_asf_resigns_from_the

Sim a mesma coisa. Um OpenJDK com uma série de restrições. Um produto atrasado que todos devem seguir a mesma especificação.

Como eu disse isso não influencia na vida profissional de ninguém. Só é esquisito ver a coisa andar pra traz desse jeito. :smiley:

Isso aqui tá parecendo um filme de conspiração. Tem muita especulação (pra não dizer pessimismo) nessa thread.

Suas opiniões influênciam muitos da comunidade. Vão trabalhar e aguardemos para ver o que vai acontecer.

Eu acredito que quem é iniciante irão se desanimar e abandonar o barco. rsrsrs.
E quem já está a anos, vai ficar até o fim… E chegara um dia q tornaremos tiozinhos igual os cara do cobol…

hauhauhaua

abraços

PS: editei pq esqueci de colocar “iniciante”.

Só estamos debatendo um tema polêmico. Cada um que tire suas conclusões. Para mim não influencia em nada.

[quote=romulobr]Ou seja, a plataforma Java nunca foi aberta então, e sempre foi proprietária.
Exatamente, e rolou uma safadeza oculta muito grande.

Existe um acordo de participação no Java, que todo mundo assina, nesse acordo é dito claramente que ninguém pode limitar ou impedir ninguém de lançar seu próprio java, desde que respeite as especificações.

O problema é que a sun, e agora a oracle, inventou regras no licenciamento do kit de testes (obrigatório pra vc provar que respeita a especificação). Essas regras tem como único objetivo, impedir que qualquer implementação open source do java seja feita, porque nenhuma licença open source permite esse tipo de restrição.

[/quote]

Acho que você está confundindo aberto com livre. A plataforma Java sempre foi aberta, mas nunca foi livre. A implementação do OpenJDK é aberta E livre.

Outra coisa, o tck é liberado SIM para projetos livres, desde que compatíveis com a GPL

O problema é que a licença do Harmony não é GPL, mas APL. Essa é a briga da Apache.

aí a coisa muda de figura. Ao meu entender a licença do harmony era GPL, é o que passa o blog.
Vou dar uma lida nos termos do tck.

Você sinceramente acha que o Open JDK não vai ser “Nerfado” em detrimento da versão paga? Entendam de uma vez por todas, o Java não vai ser fechado por causa da Oracle, ele já é.

Quantas implementações existem da especificação “aberta”? Várias, sendo uma open source (openJDK) e uma fechada controladas pelo líder da especificação (Oracle) , e várias fechadas que pagaram ao líder da especificação por uma licença.

Mais alguém pode implementar essa especificação aberta? Não.

Então como essa especificação que só pode ter um implementador e licenciados é aberta?

apache voltou a participar da JCP, vide blog oficial.