Kras… apesar de só um pouquinho “hostil”, mas, o assunto é muito
interessante!
Eu me enquadro no ponto de vista do dsiviotti, mas, desculpe, eu
concordo com pcalcado.
Eu sou programador Delphi/FB, sempre preparei meus projetos
começando do MER, acho q consigo visar o projeto melhor dessa forma.
Mas agora q estou partindo para JAVA, e sei q é “puro” OOP, infelizmente
vou ter q aprender UML (sempre fugi disso)… Mas vejo isso com
otimismo, é muito bom aprender OOP/UML, apesar na minha opinião,
de ser um abacaxi no começo…
pcalcado, se vc puder me recomendar um bom material de estudo UML,
eu agradeço muito… valeu!!
PS.: tenho uma base de conhecimento OOP, mas sou iniciante!
[quote=“filipebfs”]
pcalcado, se vc puder me recomendar um bom material de estudo UML,
eu agradeço muito… valeu!!
PS.: tenho uma base de conhecimento OOP, mas sou iniciante![/quote]
Para o início, qualquer bom livrod e Java oferece uma boa itnrodução à diagramas de classes, estados e interação.
Após aprender a semântica dos diagramas nestes livros, você pode procurar o livro de UML do Fowler, entre outros.
Para projeto OO, nada é melhor que Page-Jones… mas eu sugiro que você procure tutoriais e livros básicos antes de se aventurar pela parte de projeto e análise… É melhor conhecer a sintaxe da coisa antes de tentar tópicos avançados 
[]s
[quote=“filipebfs”]Kras… apesar de só um pouquinho “hostil”, mas, o assunto é muito
interessante!
Eu me enquadro no ponto de vista do dsiviotti, mas, desculpe, eu
concordo com pcalcado.
Eu sou programador Delphi/FB, sempre preparei meus projetos
começando do MER, acho q consigo visar o projeto melhor dessa forma.
[/quote]
Oi Filipe. Aproveitando que você é iniciante em OO e vem do Delphi me responda uma coisa pra ajudar a sanar esse mal entendido: Se você pegasse um projeto agora pra fazer em Java, com prazos rígidos para entrega, você não começaria pelo BD?
[quote=“dsiviotti”]
Oi Filipe. Aproveitando que você é iniciante em OO e vem do Delphi me responda uma coisa pra ajudar a sanar esse mal entendido: Se você pegasse um projeto agora pra fazer em Java, com prazos rígidos para entrega, você não começaria pelo BD?[/quote]
Eu perdi alguma coisa aqui… quem disse que o Flávio, lá do início do tópico, era programador Delphi? Se ele não é (ou pelo menos não informou isso), o que isso tem a ver?
[]s
Realmente, ter vindo Delphi não tem nada a ver com esse tópico.
Mas a pergunta ainda está válida. Só pra exemplificar, nos últimos meses peguei 2 sistemas de cientes diferentes. Um era uma loja com um sistema em Clipper já funcionando o outro é uma empresa que acabou de abrir. Considerando que também não tenho grande experiência em “trabalho real” com java eu fiz o seguinte: na loja em que o sistema já estava funcionando e o dono só queria saber do novo sistema rodando e por um preço baixo eu não poderia me dar ao luxo de fazer em outra tecnologia senão Delphi, em dois dias eu já tinha uma meia dúzia de módulos prontos a partir de bibliotecas de trabalho minhas. O sistema já está praticamente pronto. No segundo caso, da empresa nova, estou fazendo (sendo pago também, isso é importante) o sistema em Java, aproveitando para aprender tudo que eu posso. Esse segundo mal saiu do Cadastro de Clientes/Fornecedores, pois estou testando um monte de coisas, sem comprometer a relação comercial, isso também é importante.
Dei essa volta só pra ver se fica claro que não disse que deve-se começar polo BD. Disse que, no caso dele, dependendo da RELAÇÃO COMERCIAL ele deveria começar pelo BD pois seria mais familiar (intensionava usar Postgre) e provavelmente ganharia tempo (=dinheiro). Não disse para não fazer modelagem OO nem nada disso.
Espero que tehna ficado claro… Fui
.
dsiviotti,
vou apenas reforçar minha primeira mensagem…
“hoje”, e, com um “tempo rígido”… eu começaria pelo MER, pq “pra mim”
seria rápido e fácil, mas… eu concordo com o pcalcado q, o “ideal” (vamos colocar assim), é começar pelo “UML”.
Portanto, se eu tivesse um tempo “tranquilo”, eu iniciaria pelo UML,
estudano o mesmo paralelamente (já q eu naum o conheco bem).
.
[quote=“filipebfs”].
“hoje”, e, com um “tempo rígido”… eu começaria pelo MER, pq “pra mim”
seria rápido e fácil, mas… eu concordo com o pcalcado q, o “ideal” (vamos colocar assim), é começar pelo “UML”.
Portanto, se eu tivesse um tempo “tranquilo”, eu iniciaria pelo UML,
estudano o mesmo paralelamente (já q eu naum o conheco bem).
.[/quote]
Legal, você entendeu!
Foi exatamente o tentei dizer! :lol: