Bomba - Oracle compra a Sun

A venda da Sun parecia novela mexicana, finalmente acabou. :smiley:

Acima de tudo agente precisa ser otimista e acreditar que será um bom negócio pra nós desenvolvedores.

Para variar, eu também tomei um susto ao ler esta notícia!

Bem, eu não acredito que a Oracle jogou/jogue para perder. Gostando ou não dela, você deve concordar comigo que é uma graaande empresa. E graaandes empresas querem é mais! Sendo assim, penso que ela vai sim investir, fazer adaptações, cortes, fusões. Tudo visando o crescimento, em todos os sentidos.

Mas, que implicações esta notícia tem para os programadores Java?

Esta é a pergunta que a gente deveria debater aqui. Até agora, especulamos sobre os “produtos” de ambas as empresas, mas não sobre nosso futuro como programadores. Acho que podemos (devemos?) especular sobre isto.

O que acham? :wink:

[quote=JxtaNode]Bom dia,

Penso que esta aquisição pode ser um bom negócio do ponto de vista do “alliance of businesses”.

Mas, do ponto de vista da evolução tecnológica pode ser um desastre.

As duas empresas não têm a mesma “filosofia” nem a mesma “cultura de empresa”.

Mas todas querem fazer lucro.

Serà que JAVA, poderia ter nascido numa empresa como a Oracle ???
É provável que nunca.

“The Network is the Computer” vai para “The Network is the DB ORACLE” !!!

“POO” vai para “POD” !!
“MySQL” vai para “ORACLE DB” !!

“JAVA” vai para “PL/SQL” :slight_smile:

Network computer (NC) is a trademark of Oracle Corporation.
Não é porque eles usam as mesmas palavras, isso significa a mesma coisa.

[/quote]

Acredito que usa opnião é errada, duvido que a oracle vai mudar tanto assim, até por que não ha como fundir as duas empresas em uma só, cada uma vai continuar trabalhando separadamente, mas pertencendo ao mesmo dono e a mesma carteira de ações :slight_smile:

Quem diria, agora tenho uma certificão Oracle!
rsrsrs :slight_smile:

O meu pendrive da promoção Refer a Friend chegando, o resto que se foda! :lol:

Outra parte da noticia…

http://www.nytimes.com/2009/04/21/technology/companies/21sun.html?_r=1&hp

É $7,4 bilhões

Espero que isso traga muitas melhorias par todos. Inclusive nós programadores :smiley:

[quote=pcassiano]Para variar, eu também tomei um susto ao ler esta notícia!

Bem, eu não acredito que a Oracle jogou/jogue para perder. Gostando ou não dela, você deve concordar comigo que é uma graaande empresa. E graaandes empresas querem é mais! Sendo assim, penso que ela vai sim investir, fazer adaptações, cortes, fusões. Tudo visando o crescimento, em todos os sentidos.

Mas, que implicações esta notícia tem para os programadores Java?

Esta é a pergunta que a gente deveria debater aqui. Até agora, especulamos sobre os “produtos” de ambas as empresas, mas não sobre nosso futuro como programadores. Acho que podemos (devemos?) especular sobre isto.

O que acham? :wink: [/quote]

Seu futuro como programador não deve depender do Java ou de qualquer tecnologia, a oracle é enorme, mas não consegue acabar com o Java se não lançar algo maior e melhor. Se cobrarem o JDK ainda haverão alternativas gratuitas… então eu acho que continua tudo a mesma coisa neste sentido. Do outro lado da moeda, temos que lembrar que como usuária do java em todos os seus recursos, ao contrário da Sun, a Oracle deve investir mais na tecnologia e assim valorizar seus produtos ainda mais.
Tambem não podemos esquecer da JCP onde as decisões não são todas tomadas pela Oracle… A Sun sempre será lembrada kkkkkk

A Oracle e a Sun já tem uma parceria de longa data. Mas, como defensor do open source, fico preocupado com se a atitude de “defensor do software livre de araque” vai continuar após a aquisição. Será que a palhaçada com a Apache vai desaparecer? Será que a burocracia do gerenciamento do OpenOffice vai desaparecer? Será que vão abrir mais o JCP, ou vai continuar aquela mesma panelinha?

Não sei, mas tinha certeza que uma maior abertura seria possível sob a benção da IBM.

Em tempo, não acredito que a Oracle irá jogar o MySQL no lixo. Esse negócio de que MySQL só existe em empresas pequenas é conversa fiada, o Facebook está aí que não me deixa mentir. Oracle DB e MySQL atuam em segmentos diferentes do mercado, sendo o primeiro em setores tradicionais e o segundo em empresas Web 2.0. Manter os dois produtos é certeza de vender soluções tanto para gregos quanto para troianos.

Não vejo razão para toda esta preocupação. Qualquer companhia que tivesse comprado a Sun teria sua própria estratégia para a ‘tecnologia’ Java, e esta estratégia invariavelmente agradaria a alguns, e desagradaria à outros.

A nós, desenvolvedores, nos cabe apenas seguirmos o caminho pragmático. Não podemos nos dar ao luxo da dependência tecnológica. Temos que ser flexíveis para continuarmos sendo competitivos no mercado. E flexibilidade significa manter a mente aberta, analisar velhos problemas sob novas perspectivas.

Assim, sempre teremos alternativas, e com a flexibilidade, seremos mais úteis à linguagem que utilizamos e gostamos; novas idéias e conceitos nascem dessa idéia pragmática. Acho que o Java já amadureceu a ponto de não se tornar o novo C ou o novo COBOL. Graças a comunidade. E não acredito que empresas influentes como a Oracle vão desperdiçar esse potencial. Muito pelo contrário…

Uma dúvida.

Pra quem está estudando pra tirar certificação deverá esperar pra ver o que acontece?

Eu vou prestar SCJP nos próximos meses, então surgiu a dúvida.

[quote=Leonardo3001]A Oracle e a Sun já tem uma parceria de longa data. Mas, como defensor do open source, fico preocupado com se a atitude de “defensor do software livre de araque” vai continuar após a aquisição. Será que a palhaçada com a Apache vai desaparecer? Será que a burocracia do gerenciamento do OpenOffice vai desaparecer? Será que vão abrir mais o JCP, ou vai continuar aquela mesma panelinha?

Não sei, mas tinha certeza que uma maior abertura seria possível sob a benção da IBM.

Em tempo, não acredito que a Oracle irá jogar o MySQL no lixo. Esse negócio de que MySQL só existe em empresas pequenas é conversa fiada, o Facebook está aí que não me deixa mentir. Oracle DB e MySQL atuam em segmentos diferentes do mercado, sendo o primeiro em setores tradicionais e o segundo em empresas Web 2.0. Manter os dois produtos é certeza de vender soluções tanto para gregos quanto para troianos.
[/quote]

Discordo de vc, o OpenOffice teria vez contra o Office da IBM?
Glassfish teria vez contra o WebSphere?

e PS: Leia aqui http://www.oracle.com/sun/sun-faq.pdf aonde a Oracle explica o rumos que tomará com a Sun.
E veras que a Oracle deve fazer muito melhor para a Sun que a IBM.

Quem defende a IBM so me leva a acreditar em 2 opções, ou trabalha na IBM, ou nunca teve contato (leia-se precisou, ou trabalhou com uma empresa que tenha a IBM como fornecedor) com o pessoal da IBM.

Eu fiquei muito contente com a noticia :slight_smile:

[quote=ranophoenix][quote=Joao.Gabriel]
Usar a tecnologia é uma coisa, contribuir para o crescimento dela é outra.
[/quote]

Discordo completamente. Na minha opinião quando uma grande organização, como a Oracle, ou até mesmo uma grande comunidade, resolve adotar uma tecnologia, consequentemente, ela está contribuindo tanto para o crescimento como para consolidação dessa tecnologia. Isso gera demanda e se o crescimento da demanda não estimular o crescimento de uma tecnologia então não sei mais o que estimularia. [/quote]

Java nunca precisou da Oracle pra se consolidar!

A Oracle sempre usou a tecnologia para empurrar suas licencas de banco de dados, estimulando um mercado de contratacao bodyshop e projetos waterfall. Ou seja, ela nunca contribui em nada pra tecnologia e seus usuarios!

Mas agora os tempos sao de crise, nao sei como sera a nova Oracle. Talvez se a sun for tratada como uma unidade interna da Oracle podemos esperar alguma inovacao, senao a propria Oracle estara em apuros num futuro proximo.

Bem, vamos ver no que isto vai dar!

Acho que pode ser uma boa jogada para o Java, lá pro fim do verão veremos a Oracle a comandar a SUN por completo

[quote=cmoscoso][quote=ranophoenix][quote=Joao.Gabriel]
Usar a tecnologia é uma coisa, contribuir para o crescimento dela é outra.
[/quote]

Discordo completamente. Na minha opinião quando uma grande organização, como a Oracle, ou até mesmo uma grande comunidade, resolve adotar uma tecnologia, consequentemente, ela está contribuindo tanto para o crescimento como para consolidação dessa tecnologia. Isso gera demanda e se o crescimento da demanda não estimular o crescimento de uma tecnologia então não sei mais o que estimularia. [/quote]

Java nunca precisou da Oracle pra se consolidar!

A Oracle sempre usou a tecnologia para empurrar suas licencas de banco de dados, estimulando um mercado de contratacao bodyshop e projetos waterfall. Ou seja, ela nunca contribui em nada pra tecnologia e seus usuarios!

Mas agora os tempos sao de crise, nao sei como sera a nova Oracle. Talvez se a sun for tratada como uma unidade interna da Oracle podemos esperar alguma inovacao, senao a propria Oracle estara em apuros num futuro proximo.[/quote]

Java só é o Java que conhecemos hoje por causa do apoio das grandes organizações. Pensando corporativamente, qual seria o CIO que adotaria uma tecnologia adotada somente por alguns apaixonados que só sabem justificar tecnologia pela tecnologia? Na minha opinião, se a tecnologia não estiver alinhada aos negócios é um custo e não um investimento. O apoio de comunidades, empresas, etc é muito importante para qualquer tecnologia. As corporações precisam ter um ROI e saber que grandes empresas utilizam tecnologia A ou B já é uma certa garantia que a esse tecnologia, no mínimo, tem uma certa credibilidade no mercado. O Rails é um outro exemplo, por que a Microsoft e a própria Sun começaram a olhar esse tecnologia como uma oportunidade de negócio? Com certeza, pelo crescimento do número de usuários e da comunidade envolvida em torno do projeto. As empresas querem é dinheiro, o resto é mera filosofia para se obter o primeiro.

[quote=Felagund]
Eu fiquei muito contente com a noticia :)[/quote]

Eu também! 8)

 E que Jonathan Schwartz suma da SUN de vez! Eita CIO incompetente!

É engraçado reparar como as duas empresas vêem o mesmo fato:

Aliás, repararam uma coisa interessante? Em nenhum momento, como é normal nestes casos, foi utilizada a palavra fusão, simplesmente compra. Repararam isto?

"

[quote=ranophoenix]
Pensando corporativamente, qual seria o CIO que adotaria uma tecnologia adotada somente por alguns apaixonados que só sabem justificar tecnologia pela tecnologia? Na minha opinião, se a tecnologia não estiver alinhada aos negócios é um custo e não um investimento.[/quote]

O mesmo CIO que hoje se ve preso a um fornecedor que em plena crise reajusta o valor das suas licencas consideravelmente?

Mas “tecnologia alinhada aos negocios” foi o mais engracado… :lol:

BOAAAAAA!!!

ORACLE É UMA EMPRESA MUITO SÓLIDA!!!

AGORA VOU ME DEDICAR 100% EM JAVA!!!

ANTES ESTAVA ATÉ COM UM PÉ ATRÁS… MAS AGORA É JAVA NA CABEÇA!!!